Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2022 às 22h00min - Atualizada em 06/03/2022 às 19h17min

Búzios: saiba o que fazer no balneário mais famoso da Região dos Lagos

Mariana Lopes - Editado por Bárbara Miranda
Pôr do sol no Porto da Barra. / Foto: Qual Viagem

Das belezas naturais ao agito noturno, Armação de Búzios é uma ótima opção para os amantes de viagens. Localizada a cerca de 170 km da capital Rio de Janeiro, a cidade leva esse nome em decorrência de uma armação de madeira que existia em uma praia da região, usada como instalação para a pesca e extração de carne e óleo de baleia, importante economia do local nos séculos 17 e 18, até metade do século 19. 

 

Nesse guia, você vai conferir o que não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade. Então, vem com a gente!  
 

 

Praias de Búzios

 

Se você é fã de água salgada, Búzios é o lugar ideal! São mais de 20 praias, todas límpidas e com belezas naturais únicas. Confira as praias que não podem ficar de fora da sua viagem para a cidade.

 

Praia de Geribá

 

Com uma extensão de quase 2 km, a praia de Geribá é uma das mais queridinhas de Búzios, principalmente para quem curte badalação e também para aqueles que gostam de praticar surf e windsurf. Nela, há várias pousadas e casas de veraneio à beira-mar. Além disso, a faixa de areia é cercada por diversas opções de quiosques, cadeiras, vendedores ambulantes e barraquinhas. 
 

 

Apesar de apresentar boas ondas, Geribá é acessível para todos os gostos. Nos dois cantos da praia, esquerdo e direito, reina a calmaria. Porém, por ter o mar mais calmo, o canto esquerdo é mais indicado para crianças. 

 

Praia da Ferradurinha

 

Com águas calmas e cristalinas, a praia da Ferradurinha pode ser acessada pelo canto esquerdo da praia de Geribá. Apesar de ser pequena, ela oferece uma linda paisagem e é uma ótima opção para quem tem filhos pequenos e também para aqueles que curtem praticar esportes como caiaque e stand up paddle. 
 

 

Praias de João Fernandes e João Fernandinho

 

Considerada uma das praias mais lindas de Búzios, João Fernandes possui águas cristalinas que se assemelham a uma piscina. Além da bela paisagem, ela oferece uma boa estrutura, com barracas, quiosques, bares e restaurantes, e é repleta de hotéis ao redor. Também há um mirante na chegada da praia que proporciona uma visão panorâmica do local.
 

 

Já para quem deseja mais tranquilidade, João Fernandinho é uma ótima opção. Com uma faixa de areia menor que sua vizinha, o acesso a praia é feito pela pista e também por uma escada. Cercada pela mata e paredões rochosos, nela você tem a oportunidade de relaxar e desfrutar das comidas e bebidas dos pequenos quiosques.   


Praia da Tartaruga

 

Com um belo pôr do sol, a praia leva este nome pois, caso você tenha sorte, terá a oportunidade de nadar ao lado de tartarugas. Ela possui uma extensa faixa de areia, mar calmo e águas azuis e transparentes. Também é uma ótima opção para crianças. 
 

 

Praias da Azeda e da Azedinha  

 

As praias da Azeda e da Azedinha são pequeninas, mas encantam pelo cuidado e visual. Elas, inclusive, fazem parte da área de proteção ambiental da região. As águas possuem um lindo tom de azul e são boas para crianças. Porém, em dias de calor elas são muito procuradas e, por isso, a faixa de areia é bem disputada. Se você prefere tranquilidade, o ideal é investir em uma visita nos dias de semana.  
 

 

A escadaria que leva à praia da Azeda está entre os visuais mais belos de Búzios: uma ótima opção para fazer fotos. A divisa entre a sua vizinha, Azedinha, é feita apenas por uma faixa de pedra. 

 

Praia do Forno

 

Com uma bela paisagem natural e águas límpidas, a praia do Forno é bem mais reservada e menos frequentada; por isso, muito boa para quem deseja fugir da agitação de Búzios. A praia leva este nome por conta da alta temperatura da areia, consequência da porcentagem de ferro em sua composição. 

 

Ela também possui um charme especial: a areia cor de rosa! 
 

 

A agitada Rua das Pedras

 

Se você curte uma vida noturna agitada, então a Rua das Pedras é um ponto turístico que não pode faltar em seu roteiro. Com 600 metros, a rua é bem famosa devido à quantidade de bares, cafés, restaurantes e pubs, além de comércios, lojas de grife e agências de turismo.  
 

 

Ela leva esse nome por conta de sua pavimentação com enormes pedras. Por isso, o ideal é que você use calçados confortáveis. Nada de salto! 

 

Orla Bardot 

 

Localizada na Praia da Armação, a Orla Bardot é considerada um ícone buziano, especialmente pela estátua de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot. Em 1964, no auge de sua fama, ela ficou alguns dias hospedada na cidade e, encantada com a beleza do local, voltou inúmeras vezes. A partir de então, Búzios ganhou fama nacional e internacional. 
 

 

Na orla, você pode apreciar a bela vista dos barcos que ficam atracados na Praia da Armação, além de curtir o pôr do sol. 

 

Porto da Barra

 

Se você gosta de apreciar o pôr do sol e também uma bela gastronomia, o Porto da Barra é o local ideal! Com cerca de 15 bares e restaurantes, ele é perfeito para um almoço em família, com amigos ou um jantar romântico. 
 

 

No Porto da Barra você também encontra lojas de moda, esportes e decoração, além de um espaço cultural denominado “Sala Búzios”, que coloca artes em exposição durante todo o ano. 

 

Passeio de barco em Búzios

 

Se você deseja conhecer as praias de Búzios por um ângulo diferente, o passeio de barco é uma ótima opção! Na Rua das Pedras, na Orla Bardot e na Praia da Armação existem várias agências de turismo que oferecem o passeio. Basta escolher aquela que mais te satisfaz! Você também pode optar por fazer a reserva online. 

 

O barco sai do píer da Praia do Canto, no Centro de Búzios, e passa por três ilhas e 12 praias, incluindo três paradas para mergulho. São aproximadamente três horas de passeio. 

 

Normalmente, o roteiro do passeio passa pelos seguintes locais:

  • Ilha do Caboclo
  • Praia da Armação
  • Praia dos Ossos
  • Praia da Azeda e da Azedinha
  • Praia de João Fernandes e de João Fernandinho
  • Ilha Branca
  • Ilha Feia
  • Praia da Tartaruga
  • Praia das Moças
  • Praia de Manguinhos
  • Praia das Virgens
  • Praia dos Amores
  • Praia do Canto

Passeio de buggy 

 

O passeio de buggy também é muito procurado por turistas. Nele, você pode conhecer várias praias, além de ter a opção de alugar o veículo e dirigir por conta própria.

 

Caso você opte pelo passeio guiado, os principais pontos visitados são:

  • Praia de João Fernandes e de João Fernandinho
  • Mirante da Praia de João Fernandes
  • Praia do Forno
  • Mirante da Praia do Forno
  • Ponta da Lagoinha
  • Mirante da Praia Brava

Passeio Búzios - Arraial do Cabo

 

Não há quem nunca tenha visto alguma foto das praias de águas azuis de Arraial do Cabo. Considerada o Caribe Brasileiro, a cidade possui praias consideradas umas das mais bonitas do Brasil. 

 

No Centro de Búzios, também existem agências que oferecem o passeio bate e volta para Arraial, incluindo locomoção e almoço. É importante ressaltar que você deve pagar uma taxa de embarque que não está inclusa no valor do passeio. 
 

 

Normalmente, o roteiro passa pelos seguintes locais:

  • Praia do Farol
  • Fenda de Nossa Senhora
  • Pedra do Macaco
  • Gruta Azul
  • Prainhas do Pontal

A parada nas praias dura, em média, 40 minutos. Além disso, é proibido descer dos barcos com chinelos, bolsas e qualquer outro tipo de material que gere lixo, principalmente na Praia do Farol, que é uma reserva ecológica protegida pela Marinha. O recomendável é que você desça dos barcos apenas com o seu celular ou câmera. Porém, para não correr o risco de molhar o seu aparelho, o ideal é levar a sua capinha a prova d’água. 

 

Nos barcos também existem fotógrafos disponíveis para tirar belas fotos. 

 

Referências:

BERNAL, Nadir. História de Armação dos Búzios. Buzios El Parador, 6 de maio de 2015. Disponível em:
https://buzioselparador.com.br/blog/historia-de-buzios/. Acesso em: 6 de mar. de 2022. 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »