Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/03/2022 às 21h42min - Atualizada em 09/03/2022 às 21h40min

Viajar sozinha: países perfeitos e dicas de como realizar o sonho de maneira segura

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: Reprodução Google

Na última terça-feira (8), o Dia Internacional da Mulher foi comemorado por várias pessoas ao redor do mundo. No entanto, a data deve ser vista como uma oportunidade de reflexão, visto que sua origem foi fundamentada nas lutas das mulheres, que ainda sofrem pelo machismo enraizado ao longo dos séculos. Até hoje, muitas delas têm medo de andar sozinhas nas ruas, devido ao assédio e violência que sofrem constantemente. E esse temor  também se reflete quando falamos em viagens.

 

Infelizmente, o sonho de viajar sozinha ainda é um desafio para muitas mulheres. Isso porque, em muitos países, a cultura misógina ainda é predominante, fator prepoderante para o aumento dos casos de feminicídio, tráfico humano e violência sexual. Contudo, alguns países são menos perigosos. É importante, portanto, frisar quais são esses lugares, e pontuar algumas dicas de cuidados necessários.

 

Lugares mais seguros para as mulheres que querem viajar sozinhas

 

Austrália

Austrália

Austrália

Fonte: Revista Galileu

Com baixíssima taxa de criminalidade, a Austrália é um país muito receptivo para com as mulheres que pretendem viajar sozinhas. Isso porque os homens são bastante respeitosos, e você pode curtir festas e andar nas ruas sem muita preocupação. E olha que a vida noturna por lá é bem agitada!

 

Irlanda

Irlanda

Irlanda

Fonte: Wizard

Falando em agitação, também é válido citar a Irlanda! Se você curte ir a pubs durante a noite, e voltar para casa cheia de amigos, este é o país ideal para sua viagem. Por lá, os irlandeses são bastante amigáveis com as mulheres.

 

Você pode aproveitar tranquilamente o frio e as belas paisagens com as quais o país é prestigiado.

 

Nova Zelândia

Nova Zelândia

Nova Zelândia

Fonte: CP4 Cursos no Exterior

Estando em quarto lugar no índice global da paz, a Nova Zelândia é um país bastante seguro para você andar pela rua vestida da maneira que quiser, sem se sentir desconfortável.  Também é um ótimo lugar para aproveitar as praias da região.

 

Costa Rica

Costa Rica

Costa Rica

Fonte: Volto Logo

Sendo o país mais seguro da América Central, a população costarriquenha é bastante hospitaleira e descontraída, e se importam com o bem-estar dos turistas. Sendo assim, as mulheres são bem recebidas por lá. É o país perfeito para apreciar as belezas naturais, e não se sentir amedrontada.

 

Finlândia

Finlândia

Finlândia

Fonte: Agência CNI de notícias

Se você curte um clima mais frio, e gostaria de aproveitar a neve e se hospedar em iglus, a Finlândia é ideal para sua visita. É um dos países mais calmos e amigáveis do mundo, e sinônimo de bem-estar social na Escandinávia. As casas são bastante elegantes, sendo atrativas para as amantes de arquitetura.

 

Dicas de segurança para sua viagem

 

Pesquise

 

Antes de visitar um país, é importante que você conheça um pouco dele: quais as regiões mais seguras, qual o índice de violência, feminicídio ou abuso sexual, a cultura local, se há relatos de sequestros ou não… enfim. Todos esses fatores devem ser determinantes para que você decida se vale a pena ou não uma visita.

 

Se hospede em um lugar estratégico

 

Com base nos fatores mencionados no tópico anterior, você deve escolher um hotel localizado em uma região que seja segura. Nada de se hospedar em um local com altos índices de violência! Mesmo que o lugar seja atrativo, não vale a pena correr certos riscos. Sua vida é mais valiosa que certas aventuras.

 

Esteja sempre em contato com algum familiar ou amigo

 

Avise para alguma pessoa próxima que você está prestes a viajar para o exterior, e o peça para ficar atento. Conte a ele tudo o que acontecer durante o passeio. Assim, se algo acontecer, será mais fácil para ele entender o que ocorreu, pois dessa forma ele terá suspeitas.

 

Cuidado com estranhos

 

É claro que não é proibido se divertir e fazer amizades pelo mundo afora. Porém, nunca confie 100% em ninguém. É importante não aceitar bebida de estranhos, e nem andar sozinha com algum recém-conhecido.

 

Evite ir a lugares desertos

 

Muitas vezes, é em lugares com poucas pessoas que casos de sequestro, estupro ou feminicídio costumam acontecer. Tente ficar longe desses locais e o mais perto possível da galera!

 

Objetos de defesa

 

Alguns objetos, como um spray de pimenta ou chaveiros pontudos, podem te oferecer vantagem sobre o abusador. É importante sempre manter pelo menos um dentro da bolsa.

 

Não exagere no álcool

 

Se for beber algo alcoólico, tenha cuidado para não exagerar. Caso contrário, a bebida pode te deixar desnorteada, e consequentemente, vulnerável a abordagens indesejadas. 

 

Dica extra: países perigosos para uma viagem individual

 

Se você pretende conhecer El Salvador, Colômbia, Guatemala, Rússia, México, Moldávia, Suriname, Letônia ou Porto Rico, é recomendável ir acompanhada por alguém de sua confiança. Isto porque estes países fazem parte dos 10 com maiores índices de feminicídio, junto com o Brasil, que ocupa a 5ª posição no ranking.

 

Agora que você está com a faca e o queijo na mão, aproveite!

 

Referências

 

Os 10 melhores lugares para viajar sozinha. Egali, 2022. Disponível em: https://www.egali.com.br/blog/lugares-para-viajar-sozinha/ Acesso em: 08 de março de 2022.

 

Mulher viajando sozinha:  viva uma experiência incrível com esses destinos e dicas de viagem. Blog da Maxmilhas, 2022. Disponível em:https://www.maxmilhas.com.br/blog/dicas-de-viagem/mulher-viajando-sozinha Acesso em: 8 de março de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »