Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/03/2022 às 23h18min - Atualizada em 10/03/2022 às 16h47min

Principais atrações do Jalapão

Esses lugares imperdíveis confirmam o encanto do território

Gabriella Lourenço - Editado por Mayra Cardozo
Fervedouro no Jalapão (Reprodução: Cerrado Rupestre Ecoturismo e Aventura)
Localizado no extremo leste do estado de Tocantis, na região Norte do país, a cerca de 350 km de Palmas, o Jalapão atrai milhões de turistas nativos e estrangeiros todos os anos pelo seu encanto e beleza. Entre dunas e fervedouros, o local oferece pontos turísticos e atrações espetaculares em meio à natureza do estado para os viajantes de todas as idades. E, apesar da pandemia do novo Coronavírus (COVID- 19), o número de turistas aumentou no Jalapão. Dados publicados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetuc) apontaram que o número de visitantes aumentou consideravelmente em 2020 em relação ao mesmo período em 2019. 

Dessa forma, confira as principais atrações da região que apaixonam os viajantes para você incluir no seu roteiro de viagem para o Jalapão!

1. Os fervedouros do Jalapão

Os fervedouros são os locais mais visitados da região, por causa de suas águas transparentes em tons de azul ao verde. Os fervedouros são formados por nascentes de rios subterrâneos, sendo considerados piscinas naturais em meio à vegetação e não deixando os turistas afundarem devido à pressão da água.

Existem inúmeros fervedouros no Jalapão, sendo os principais e mais visitados o Fervedouro do Buritis, o Fervedouro do Rio Sono, o Fervedouro do Ceiça, o Fervedouro do Buritizinho, o Fervedouro Encontro das Águas, o Fervedouro Bela Vista, o Fervedouro do Alecrime e o Fervedouro da Korubo. 

 

2. Serra do Espírito Santo 

Considerada a melhor vista do Jalapão, a Serra do Espírito Santo fica localizada na TO- 225 partindo de São Félix ou de Mateiros, por 30 km de estrada de terra. Chegando no local, há lugares para guardar o carro - dessa forma, a subida é somente realizada por uma trilha que leva até o topo da Serra.

Durante a trilha, os visitantes podem apreciar a beleza da Serra do Espírito Santo com a companhia de um belo pôr do sol. Sendo assim, ela é considerada por muitos turistas como um das trilhas mais incríveis e marcantes do Jalapão. 

 

3. Pôr do sol nas dunas do Jalapão

Localizado dentro do Parque Estadual do Jalapão, o pôr do sol nas dunas do Jalapão é considerado um cartão postal da região. O cenário das dunas encanta e emociona viajantes do mundo inteiro ao longo dos anos com seu pôr do sol de tirar o fôlego. 

 

4. Cachoeira do Formiga

Localizada em uma propriedade particular, a Cachoeira do Formiga chama a atenção dos turistas pelas suas águas de cor verde-esmeralda e pela vegetação em volta. Sendo considerada a cachoeira da região mais vistada por turistas, o local tem sua formação por pequenos poços d'águas que remetem a uma piscina natural e uma banheira de hidromassagem.  

 

5. Pedra Furada 

Localizada a cerca de 35 km de Ponte Alta, no Tocantins, em uma propriedade privada particular, a Pedra Furada é um dos lugares que mais atraem turistas em virtude de ter o mais encantador pôr do sol da região. Os buracos da Pedra Furada permitem que os visitantes observem o maravilhoso entardecer do Jalapão. 

 

6. Cânion do Sussuapara

Localizado a 12 km da cidade de Ponte Alta, o Cânion do Sussuapara possui paredões de 12 metros de altura com cortinas d'água e é uma parada obrigatória para os turistas que visitam a região do Jalapão. O local atrai milhões de visitantes ao longo do ano em função de sua beleza natural, oferecendo aos viajantes um lugar preservado, arborizado, com vegetações naturais e uma energia perfeita. 

 

7. Povoado Mumbuca 
 
Reconhecido como um local quilombola pela Fundação Palmares, o Povoado Mumbuca está localizado no município de Mateiros, perto da rodovia TO - 110. A comunidade Mumbuca é considerada um família formada por origens quilombolas e indígenas que habitavam a região. A base da economia da comunidade é o artesanato de capim dourado, que consquita os turistas com peças incríveis, e a agricultura familiar. Uma vez ao ano, acontece a comemoração da colheita do capim dourado, com canções, rodas de diálagos e manifestações culturais. 

 

8. Lagoa do Japonês 

Localizada a cerca de 245 km de Palmas, a Lagoa do Japonês atrai inúmeros turistas com suas águas cristalinas, sua gruta e suas rochas calcárias. Com uma paisagem de tirar o fôlego, a Lagoa do Japonês é comparada ao Caribe e à Tailândia. O local é perfeito para os viajantes que gostam de mergulhos, natureza e calmaria. 

Referências: 

10 pontos turísticos do Jalapão que comprovam a beleza da região. Skyscanner, 2020. Disponível em: <https://www.skyscanner.com.br/noticias/inspiracao/descu bra-as-belezas-do-jalapao/>. Acesso em: 05 de março. 2022.

ADRIANA. O que fazer no Jalapão: os passeios que você não pode perder. Em Algum Lugar do Mundo, 2022. Disponível em: <https://emalgumlugardomundo.com.br/o-que-fazer-nojalapao/>. Acesso em: 05 de março. 2022. 



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »