Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2022 às 00h03min - Atualizada em 11/03/2022 às 23h57min

Charada | Conheça a história e habilidades do vilão do Batman

Criado em 1948, o Charada é um dos inimigos mais duradouros do Batman

Íssala Queiroz - Editado por Fernanda Simplicio
Divulgação

Após o sucesso do mais novo filme The Batman, que conta com a presença de um dos mais icônicos vilões do cavaleiro das trevas, o Charada, interpretado por Paul Dano nessa nova fase. Surgiram muitas dúvidas sobre o personagem e foi pensando nesses questionamentos que você pode conferir abaixo sua história e poderes.

 

Breve origem do Charada

 

O vilão Charada foi criado em 1948 por Bill Finger (um dos criadores do herói) e Dick Sprang, fazendo a sua primeira aparição na edição #140 de Detective Comics.

Seu nome original é Edward Nigma, cresceu em um núcleo familiar complicado, com a mãe ausente e o pai cometendo abusos contra ele. Desde a infância praticava charadas até solucioná-las o mais rápido possível e com facilidade por causa de uma competição na escola, após esse interesse, acabou criando uma obsessão por charadas e adivinhas, e por consequência dos traumas de sua infância, o resultado foi a sua loucura que o encaminhou para o mundo do crime.

 

Quando adulto, assumiu o nome Edward E. Nigma (justamente para fazer um trocadilho com “enigma”; o sobrenome também pode ser escrito “Nygma”) e assim começou a assumir o nome Charada.

 

Assim, voltou logo os olhares ao Batman que considerava à altura de sua inteligência, criando seu alter ego Charada, e se tornou um dos grandes nomes do crime de Gotham. Sua principal característica era deixar enigmas quase indecifráveis para a polícia e para o Batman.

 

Poderes e habilidades

 

Assim como o Batman, o Coringa não conta com superpoderes, porém possui habilidades e muita inteligência para executar seus planos criminosos.

 

O Charada apresenta um Intelecto genial, muito necessário para que o vilão consiga formular suas charadas, adivinhas e armadilhas complexas, usando sua inteligência para orquestrar seus planos criminosos, possui a habilidade de saber investigar e usa suas descobertas nos seus planos, também é mestre em técnicas e análise táctica para conseguir escapar de várias situações. Além dos seus conhecimentos de luta com o seu famoso bastão, que possui uma interrogação no topo.

 

Aparições do Charada ao longo dos anos

 

O vilão já participou de várias séries, filmes e em outras mídias também em adaptações da DC Comics. Nos games, sua voz era de Wally Winger, na franquia Batman Arkham e nas animações do Cavaleiro das Trevas, ele fora dublado por John Glover e Robert Englund.

 

Ele também foi retratado por Frank Gorshin e John Astin na série de televisão do Batman dos anos 60. O astro Jim Carrey deu vida ao personagem no filme de 1995, Batman Eternamente, enquanto Cory Michael Smith fez o vilão na série de TV Gotham. E o mais atual, Paul Dano em The Batman.

 

Se você se interessou pelo Charada, o mais novo filme do Cavaleiro das Trevas já está nos cinemas brasileiros desde o dia 03 de Março de 2022.

 

REFERÊNCIAS :

 

SILVA, B. Charada: Saiba tudo sobre o vilão de The Batman. 24 de Fevereiro. 2022. Disponível em: < https://feededigno.com.br/quadrinhos/charada-saiba-tudo-sobre-o-vilao-de-the-batman/ > Acesso em: 07 de Março. 2022.

 

IKEDA, A. Charada: a história e os poderes do vilão do Batman. 18 de Outubro. 2022. Disponível em: < https://www.einerd.com.br/charada-poderes/ > Acesso em: 07 de Março. 2022.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »