Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2022 às 18h32min - Atualizada em 13/03/2022 às 19h26min

Nintendo,traduza Pokémon, por favor

Fãs se unem com apoio de celebridades para pedir a tradução do novo jogo de Pokémon que foi anunciado.

Flávio Lucas - Editado por Fernanda Simplicio
Reprodução: Scarlet e Violet / Site Oficial

Popular no Brasil desde o seu lançamento, a franquia de Pokémon anunciou recentemente seu próximo jogo Pokémon Scarlet e Violet, o que iniciou uma mobilização dos fãs através das redes sociais pedindo que a Nintendo trouxesse uma versão em português do jogo. O pedido também foi feito por celebridades que deram maior visibilidade ao pedido.
 

Os fãs da franquia de Pokémon resolveram adotar as hashtags #PokemonPTBR e #ScarletVioletPTBR nas redes sociais para chamar atenção à uma ideia: Uma legenda / tradução oficial para o novo jogo, de uma maneira que nunca havia acontecido antes. Confira o trailler do jogo abaixo:


O movimento teve tanta comoção que figuras célebres como: Casimiro (streamer na twitch), Juliette (ex-BBB) e Xaropinho (personagem no SBT) se pronunciaram através dos perfis nas redes sociais para chamar atenção ao pedido dos fãs. Confira o tweet do Cazé abaixo:


 

Qual o motivo disso tudo?

 

Com 26 anos desde que o primeiro jogo da franquia - Pokémon Red e Blue/ Green -  foi lançado, nunca existiu um jogo da linha principal lançado com uma tradução oficial feita para o Brasil. Na época, quem desejava jogar o game precisava encarar  inglês da versão feita para os EUA. Pensando sobre a época, pode-se assumir que isso ocorria pela Nintendo (empresa japonesa) não considerar o nosso país como um mercado em potencial. Quem gostaria de jogar um jogo da empresa traduzido, precisava optar por versões traduzidas feitas por fãs - que só passaram a existir um bom tempo depois. 

 

Mas agora os tempos são diferentes, vivemos em um mundo onde as maiores empresas de jogos possuem sedes no mundo todo, mas a Nintendo parece não ter muito dos seus olhos aqui no mercado brasileiro - Para se ter noção, o Nintendo Switch (console da empresa) foi lançado oficialmente em 2017, mas só chegou para ser comercializado oficialmente no Brasil em 2020. Essa “negligência” da empresa com o público brasileiro - e português, já que nem Portugal recebe uma tradução oficial - fez com que a fanbase resolvesse iniciar o movimento nas redes.

 

Somado a isso, uma das reclamações da comunidade era que os jogos de Pokémon feitos para o Switch (Pokémon Sword e Shield) não exploram o máximo da capacidade do console. Isso criou uma expectativa de que Scarlet e Violet traga os jogos com visuais inovadores e que finalmente a empresa resolva inserir o português como mais um dos idiomas disponíveis no jogo.


 

Observação: É importante mencionar que a Nintendo já publicou uma exceção durante seus jogos, em outubro de 2021 a empresa lançou Mario Party Superstars com dublagem e legendas na nossa língua. Outro ponto importante é que a Nintendo América Latina (responsável pelo Brasil) demonstrou um interesse no nosso país, mas que está seguindo um ritmo próprio e mais devagar.

 

Referências:

 

“Game Trends #41: como fãs fizeram celebridades pedirem Pokémon em português”. Start Uol, 2022. Disponível em: < https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2022/03/07/game-trends-41-como-fas-fizeram-celebridades-pedirem-pokemon-em-portugues.htm >. Acesso em: 07/03/2022.

 

ARRAZ, Lucas. “Pokémon: como pedir tradução dos jogos para português”. Canaltech, 2022. Disponível em: < https://canaltech.com.br/games/pokemon-como-pedir-traducao-dos-jogos-para-portugues-210504/ >. Acesso em 07/03/2022.

 

OMORI, Lucian. “Streamer Casimiro apoia campanha para tradução de Pokémon”. Diário 24h, 2022. Disponível em: < https://www.diario24horas.com.br/noticia/57645-streamer-casimiro-apoia-campanha-para-traducao-de-pokemon >. Acesso em: 07/03/2022.

 

GANIKO, Priscila. Nintendo no Brasil: quais os planos da empresa agora que voltou ao país?”. Jovem Nerd, 2020. Disponível em: < https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/nintendo-no-brasil-quais-os-planos-da-empresa-agora-que-voltou-ao-pais/ >. Acesso em: 11/03/2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »