Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2022 às 18h53min - Atualizada em 12/03/2022 às 18h24min

Conheça os melhores games do Batman para manter a vibe após assistir o novo filme

O cavaleiro das trevas é consagrado ótimas aventuras nos jogos

João Vitor O. Santos - Editado por Marcela Câmara
O novo filme da DC, The Batman, foi lançado no dia 3 de março (quinta-feira) e surpreendeu por sua qualidade. Com um universo mais realista e vibe de investigação, o filme acaba e deixa no ar a vontade por mais produções com o Batman nessas situações. 

O filme dirigido por Matt Reeves possui Robert Pattison como Bruce Wayne e retrata o herói de uma forma mais “pés no chão”. A cidade de Gotham não sofre nas mãos de vilões com super poderes, mas sim, nas mãos do crime e de grandes mafiosos. O herói tem a sua disposição tecnologias mais próximas da realidade, e, com elas, precisa encontrar e parar o grande serial killer, Charada.  

The Batman usa e abusa do suspense nas charadas e na investigação dos crimes cometidos pelo vilão, deixando o espectador com um gostinho de “quero mais” assim que os créditos sobem. Para satisfazer esse desejo por mais dessa vibe detetive do homem morcego, listamos uma sequência de games do Batman que prometem mais horas desse denso universo do herói.
 

Série Batman Arkham 

A série começa com Batman Arkham Asylum, de 2009. No game, Batman caí em uma armadilha do Coringa e acaba preso no Asilo Arkham junto de pacientes e super vilões do morcego. O palhaço espalhou diversas bombas por Gotham City e prometeu detoná-las caso a polícia arrisque entrar em Arkham. Cabe ao Homem Morcego salvar o diretor do Asilo - Quincy Sharp - e o Comissário Gordon que foram sequestrados pela Arlequina e derrotar todos os vilões que aterrorizam e fazem vítimas dentro do manicômio, além de tentar descobrir o porquê do sequestro.  

O game pode ser jogado em PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC e possui 91 de Metascore e 8.6 de Userscore no Metacritic. Batman Arkham Asylum foi indicado para Jogo do Ano de 2011.


Batman Arkham City foi lançado em 2011 e é sequência direta do Arkham Asylum. Nele, Quincy Sharp se torna prefeito de Gotham e usa de seu poder para transformar um distrito de Gotham em parte do Arkham Asylum. Muros são erguidos e no final da construção, bandidos da prisão Blackgate e pacientes do asilo Arkham são transferidos para esse novo distrito, batizado de “Arkham City”. Nele, os bandidos ficam soltos pela cidade para cometer todo e qualquer tipo de atrocidade. Bruce Wayne aparece em público para discursar contra Arkham City, mas é atacado pela milícia de Sharp e preso em Arkham City.  


Ainda em Arkham City, Hugo Strange, cientista e vilão do Batman, revela a Bruce que sabe de sua identidade secreta e que pode divulgá-la caso o herói tente impedir o avanço do chamado “Protocolo 10”. Com isso, Bruce foge das instalações a qual estava sendo mantido, se veste de Batman e se prepara para começar a sua investigação a fim de descobrir o que é tal protocolo e impedir Hugo Strange de fazê-lo.  

Batman Arkham City tem 91 de Metascore e 8.7 de Userscore no Metacritic. O game foi indicado para Jogo do Ano de 2012 e foi lançado para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC. 


Batman Arkham Origins foi lançado em 2013 e é considerado o game mais fraco da franquia. A história se passa logo nos primeiros anos do Bruce Wayne como Batman, no game, o herói precisa lutar contra 8 assassinos contratados para o matar a mando do mafioso Máscara Negra. Arkham Origins teve o trabalho de apresentar o primeiro encontro do Homem Morcego e Coringa, além de dar a liberdade de mundo aberto por Gotham. 


Batman Arkham Origins tem 74 de Metascore e 7.6 de Userscore e está disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. 

O último game da saga foi lançado em 2015. Batman Arkham Knight foi feito para colocar um ponto final na franquia, e já se inicia com Gordon dizendo: “É assim que o Batman morre”.  No game, o vilão Espantalho ameaça jogar seu gás do medo na cidade de Gotham, e mantém todos reféns dessa preocupação. A cidade é esvaziada, ficando apenas policiais e bandidos arruaceiros. Cabe ao Batman investigar e encontrar o vilão antes que o gás se espalhe e que o crime tome conta da cidade.  

Batman Arkham Knight aperfeiçoa as mecânicas dos games anteriores, adicionando novos gadgets e até mesmo o Batmóvel. Disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC, o game possui 87 de Metascore e 7.9 de Userscore. No PC, o game possui notas baixas e críticas pesadas por ter sido lançado sem otimização.

 

A versão da Telltale 


Além dos games Arkham, o herói esteve presente nas produções da Telltale. O game Batman: The Telltale Series foi lançado em 2016 e conta com o conhecido sistema Telltale de se fazer games. A história é dividida em 5 capítulos e todas as escolhas do jogador impactam na narrativa, que se inicia com o Batman impedindo uma invasão à prefeitura. Batman: The Telltale Series foca bastante no Bruce Wayne e em todas as suas descobertas políticas sobre a sua família e sobre Gotham, assim como acontece no novo filme The Batman.  

O game está disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e PC. Conta com 64 de Metascore e 7.1 de Userscore. 

REFERÊNCIAS

PONTES, I. Ranqueamos os melhores jogos do Batman CANAL TECH 26 de out. de 2021. Disponível em:  <https://canaltech.com.br/games/ranqueamos-osmelhores-jogos-do-batman/> Acesso em: 09 de mar. de 2022.
Colaboração. Série Batman: Arkham ARKHAM WIKI.  Disponível em: <https://batmanarkham.fandom.com/ptbr/wiki/Série_Batman:_Arkham> Acesso em: 09 de mar. de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »