Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2022 às 21h53min - Atualizada em 12/03/2022 às 21h33min

Animação “Avatar: A Lenda de Aang” completa 17 anos e mantém o sucesso desde sua estreia

Animação de sucesso terá série live-action produzida pela Netflix

Pedro Henrique dos Santos - Editado por Ana Terra

Avatar: A Lenda de Aang é uma série animada de grande sucesso nos Estados Unidos, Brasil e ao redor do mundo, criada por Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino.

 

A animação estreou nas telas norte-americanas há 17 anos no dia 21 de fevereiro de 2005 no canal Nickelodeon. No Brasil estreou também no canal de televisão fechada, Nickelodeon, mas foi na sua transmissão na televisão aberta, na finada “TV Globinho” do canal da Rede Globo que a animação ganhou o coração dos telespectadores.

 

A série possui diversos motivos para justificar o seu sucesso, a animação revolucionou a maneira como outras obras foram feitas, e os criadores inspirados nas animações japonesas, criaram um universo único e repleto de aventuras com os personagens.

 

A série passa-se em um mundo fictício, onde a humanidade é dividida em quatro nações: Nômades do Ar, Tribo da Água, Nação do Fogo e o Reino da Terra. Em cada nação há pessoas que conseguem manipular um dos quatro elementos nativos, chamados “dominadores”, esses dominadores combinam artes marciais variadas com a “dobra” do elemento.

 

Entre os dominadores, existe um único dobrador capaz de dominar os quatro elementos, chamado de “Avatar”. O Avatar é responsável por manter a harmonia entre as nações, por isso ele é um espírito que reencarna seguindo um ciclo milenar, e devido a este ciclo de reencarnação consegue através da meditação, o contato com suas vidas passadas. Mas também pode ocorrer de entrar em contato com suas vidas passadas com a presença de pessoas ou objetos importantes de uma de suas vidas passadas.

 

A animação “Avatar: A Lenda de Aang”, conta as aventuras de Aang, um nômade do ar, o então sucessor do Avatar Roku, o último Avatar antes de Aang. Aang é um “garoto” de 112 anos, e ficou cem anos desaparecido, até ser achado pelos irmãos da Tribo da Água do Sul, Katara e Sokka.

 

Seguindo o ciclo Avatar, após a morte do Avatar Roku, o próximo Avatar seria um nômade do ar, a então Nação do Fogo sempre muito ambiciosa, tinha a ideia de conquistar o mundo, e apenas o Avatar poderia impedir esta conquista.

 

Nos cem anos em que o Avatar ficou desaparecido, de modo a conquistar o mundo, a Nação do Fogo em um ataque genocida, ataca a nação dos Nômades do Ar, gerando assim a extinção da raça de dominadores do ar.

 

Anng, o sucessor de uma longa linhagem de avatares, terá que arcar com as consequências de seu desaparecimento, e com seus amigos, Katara, Sokka e mais tarde Toph Beifong, tem a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo.

 

Ao decorrer da série, Aang deve aprender a dominação dos quatro elementos para poder salvar o mundo. A animação possui três temporadas com 61 episódios ao todo, e estão disponíveis na Netflix e Globoplay.

Personagens principais

Aang

Aang é um Nômade do Ar, e o último dominador de ar, devido à extinção de seu povo pela Nação do Fogo. Aang é o Avatar que enfrenta o conflito conhecido como Guerra dos cem anos. Aang possui um profundo respeito pela vida e pela liberdade, é vegetariano e por diversas vezes se recusa a lutar em sua juventude. Ele sempre foi muito divertido, um tanto ingênuo, bastante aventureiro e sempre levando a vida com senso de humor.

Katara

Katara é a última dobradora de água da sua tribo, a Tribo da Água do Sul. Foi criada por sua  avó Kanna, e é irmã mais nova de Sokka. Katara e seu irmão, encontram o Aang congelado  em um iceberg, ao descobrirem que Aang é o Avatar viajam pelo mundo para ajuda-lo a  derrotar a Nação do Fogo.
 

Sokka

Sokka é um guerreiro que nasceu e cresceu na Tribo da Água do Sul, irmão mais velho de Katara, também foi criado pela sua avó Kanna. Com sua irmã viaja com Aang para ajuda-lo e se integra a Equipe Avatar. Sokka é responsável pela maioria das cenas de comédia na série, é também é um tanto pessimista e sarcástico. Sokka é o único personagem da Equipe Avatar que não possui dominação de nenhum elemento, porém é muito inteligente, possui diversas estratégias táticas, e proficiência em arma, sua marca é o seu bumerangue.

 

Toph Beifong

Toph é uma mestra de dobra de terra, uma das mais poderosas de seu tempo, e a descobridora da dobra de metal. Toph é cega desde o seu nascimento, ela aprende a dominação de terra com as Toupeiras-Texugos, animas dominavam à terra e que também eram cegos. Toph usa a dominação da terra como uma extensão de seus sentidos, dando-lhe a habilidade de “ver” através das vibrações que passam pelo chão.


Zuko

Zuko é o príncipe da família real da Nação do Fogo. Foi banido e expulso de sua casa e nação pelo seu pai, o Senhor do Fogo Ozai, após suas atitudes desrespeitosas na Sala de Guerra da Nação do Fogo. Devido a isso seu pai o desafia para o combate Agni Kai — duelo entre dobradores de fogo — surpreso por ter que enfrentar seu pai, Zuko pede perdão, porém como castigo seu pai lança uma chama de fogo que queima o lado esquerdo de seu rosto. Para que sua honra seja recuperada, após ser expulso Zuko se concentrar em capturar o Avatar para dar fim ao seu banimento.

Live-Action – Filme e Série da Netflix
 
Filme

 

Devido ao grande sucesso da animação, a série ganhou uma adaptação cinematográfica em 2010, intitulada “O Último Mestre do Ar”. A adaptação da primeira temporada da série animada, foi dirigida pelo cineasta M. Night Shyamalan.
 
Apesar de conseguir arrecadar cerca de 318,9 milhões de dólares em sua estreia nos cinemas, o filme possui diversas críticas, e não agrada à maioria dos fãs. Boa parte das críticas é relacionada a escolha do elenco do filme, por não ser respeitada a etnia dos personagens, além do desleixo ao retratar um universo tão rico e bem ritmado.
 
O filme recebeu cinco estatuetas do prêmio Framboesa de Ouro, um prêmio humorístico dos Estados Unidos, visando premiar os piores filmes, atores e demais atributos cinematográficos. O Último Mestre do Ar ganhou os prêmios de Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Ator Coadjuvante e Pior Uso de 3D.
 
Série da Netflix 
 
Em um anúncio no ano de 2018, a Netflix informou que estaria trabalhando em uma série live-action baseada no desenho original, contando com membros da equipe da animação, incluindo seus criadores.
 
Após o início da produção da série, os criados DiMartino e Konietzko abandonaram o projeto. Alguns canais relataram que devido a divergências em relação a orçamento, diversidade no elenco e o tom da narrativa da série, os criadores decidiram abandonar a produção.
 
Apesar da saída dos criadores, a produção da série continua, e parte do elenco foi revelado pela Netflix. Um tanto traumatizados ainda com o elenco do filme “O Último Mestre do Ar”, alguns fãs ficaram receosos como seria o elenco, porém a maioria tem ficado animados com os escolhidos, principalmente pela semelhança que aparentem tem, mesmo sem a caracterização dos personagens.
 
O protagonista, Aang, será interpretado pelo ator Gordon Cormier, de apenas 11 anos. Gordon tem origem filipina e esteve em série como Perdidos no Espaço (Netflix) e The Satand (Paramount+). Para interpretar os irmãos Katara e Sokka foram escolhidos os atores Kiawentiio Tarbell e Ian Ousley. E Dallas Liu será o príncipe Zuko.


Ainda compõem o elenco os atores Daniel Dae Kim como Senhor do Fogo Ozai, pai de Zuko, Paul Sun-Hyung como Tio Iroh, tio de Zuko e irmão de Ozai. Ken Leung sera Comandante Zhao, Elizabeth Yu será a Princesa Azula, irmã de Zuko, Maria Zhang sera Suki uma das guerreiras Kyoshi, e Yovonne Chapman será a Avatar Kyoshi. Tamlyn Tomita será Yukari mãe de Suki e Casay Camp-Horinek a avó de Katara e Sokka, Kanna. Fechando o elenco teremos Lim Kay Siu como Gyasto, mestre dominador de ar que cuidou de Aang antes que ele desaparece.
 
A série live-action ainda não possui uma data de estreia, alguns sites afimam que os primeiros episódios devem estar disponíveis no streaming apenas em 2023.
                               
Referências:
Avatar Wiki. Avatar: A Lenda de Aang. 2017. Disponível em: <https://avatar.fandom.com/pt-br/wiki/Avatar:_ A_Lenda_ de_Aang>. Acesso em: 08 de março de 2022 às 11h00.
SILVA, Matheus Rocha da. Avatar: a Lenda de Aang na Netflix: o que torna a série tão especial? 2020. Disponível em: <https://www.tecmundo .com.br/minha-serie/156860-avatar-a-lenda-de-aang-na-netflix-o-que-torna-a-serie-tao-especial-.htm>. Acesso em: 08 de março de 2022 às 10h20.
SILVA, Matheus Rocha da. Live action de Avatar: confira tudo o que se sabe sobre A Lenda de Aang. 2021. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br /minha-serie/230401-live-action-avatar-confira-tudo-sabe-lenda-aang.htm>. Acesso em: 08 de março de 2022 às 09h45.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »