Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2022 às 02h03min - Atualizada em 13/03/2022 às 02h03min

Palmeiras e Santos medem forças em clássico decisivo para o futuro santista

Já classificado para às quartas de final, Verdão recebe o Peixe, que ainda luta pela vaga na próxima fase do Campeonato Paulista

Janaina Cavalcante
Esse será o clássico de número 300 na história de Palmeiras e Santos. Foto: Divulgação / Torcedores.com

Vivendo situações distintas no PaulistãoPalmeiras e Santos fazem clássico decisivo neste domingo (13), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque. O duelo será transmitido na HBO MAX e no Estádio TNT Sports 
 

Verdão lidera do Grupo C com 23 pontos conquistados – seis a mais que o vice-líder Mirassol – e vem para o confronto invicto no Estadual e defende o tabu de não perder para o clube do Litoral em casa desde 2017.  Do outro lado, o Peixe ocupa a terceira posição do Grupo D, com dez pontos, dois a mais que a lanterna Ponte Preta – goleada pelo Corinthians por 5 a 0 neste sábado (12) –, e precisa da vitória para também manter viva as chances de classificação para a fase de mata-mata Peixe terá mais dois jogos decisivos contra Ferroviária e Água Santa.

 

PALMEIRAS 

 

Além da campanha invicta no Paulistão, o time comandado por Abel Ferreira não sofre gols a seis jogos e é o dono da melhor defesa da competição, com apenas um tento sofrido. Antes do clássico, o Palmeiras fez o último treino tático com a maior parte do elenco à disposição, exceto os meias Gabriel Menino (em transição física) e Patrik de Paula (recuperação de entorse no tornozelo), que realizaram atividades separadas do grupo, sob a supervisão do Núcleo de Saúde e Performance e não serão opções para o técnico. O zagueiro Luan segue em recuperação de uma lesão na coxa esquerda e também vai desfalcar a equipe.  
 

Após a vitória por 1 a 0 no Choque-Rei, o Verdão consolidou a vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista e, diante desse fato, alguns atletas podem ser poupados já visando o Derby contra o Corinthians. No entanto, Abel não descarta a possibilidade de ir com força máxima pra cima do Peixe. 

 

Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gomez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Wesley. Técnico: Abel Ferreira. 

 

SANTOS 
 

Esse será o primeiro clássico do Santos sob o comando de Fabián Bustos. O treinador estreou pelo clube na classificação da equipe santista por pênaltis pela Copa do Brasil, diante do Fluminense-PI. Além do clima de rivalidade que envolve o confronto, a pressão por correr riscos de cair no Estadual e, principalmente, não classificar para a fase de mata-mata, potencializam a necessidade de uma boa apresentação do time fora casa. Aliás, o Peixe não vence o Palmeiras no Allianz desde 2017, quando na oportunidade, conseguiu arrancar uma vitória magra por 1 a 0 pelo Brasileirão. 
 

Desfalques para o Santos são o lateral-esquerdo Felipe Jonatan e o meia Carlos Sánchez (ambos em transição física). Já o reforço, Maicon, também não joga. O zagueiro foi registrado no BID da CBF, contudo, não conseguiu ser inscrito para jogar a primeira fase do Paulistão e só estará apto a jogar caso o Santos avance para às quartas de final da competição.  
 

O lateral-direito Auro possivelmente entrará como titular nessa partida, mas só deve jogar os primeiros 45 minutos, por questões de condicionamento físico. Lucas Barbosa é outro atleta que pode estar recebendo uma oportunidade de ser titular no ataque alvinegro, o ponta direita vem se destacando e mudando a dinâmica do time sempre que entra em campo, por esse motivo, é cogitada a titularidade do jogador, que deve acontecer nessa partida. 

 
Provável escalação: João Paulo, Auro, KaikyBauermann e Lucas Pires; SandryZanocelo (Camacho) e Ricardo Goulart; Ângelo, Marcos Leonardo e Lucas Barbosa (Vinícius Balieiro). Técnico: Fabián Bustos. 

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO 

 

Após esse jogo ter decidido a final da Libertadores de 2020, esse será o clássico de número 300 na história de Palmeiras e Santos. Nas  299 partidas anteriores, foram 129 vitórias para Verdão contra 93 do Peixe e 77 empates.  Apesar a larga vantagem do Alviverde, ambas equipes sempre protagonizam jogos difíceis e que são  foram decididos nos detalhes. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »