15/03/2022 às 18h21min - Atualizada em 13/03/2022 às 14h21min
A história do feminismo
Conheça as principais conquistas do movimento feminista
Nicole Duarte - Editado por Julia dos Santos
https://www.futura.org.br/as-conquistas-das-mulheres-ao-longo-da-historia/
Estudiosos afirmam que o surgimento do femininismo pode estar relacionado a Revolução Francesa (1789), época na qual foi lançada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Dois anos depois, em 1791, a revolucionária dramaturga política Olympe de Gouges teve influência na criação da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, propondo que as mulheres tivessem direitos equivalentes aos dos homens. Dessa forma, elas também deveriam participar da formulação de leis e da política, em geral. A obra de Olympe, à favor da equidade entre pessoas de todos os gêneros, não foi aceita na Convenção de Direitos e, em 1793, a revolucionária foi executada na França. Os acontecimentos causaram revolta e muitos protestos por mulheres, que acabaram formando movimentos feministas em suas cidades, estados e países.
No século XIX, durante a Revolução Industrial, as mulheres foram obrigadas a trabalhar nas fábricas para ajudarem no sustento de casa. A partir disso, o feminismo e a luta pela valorização da mulher começou a ganhar espaço.
São vários os fatos que marcaram a história do movimento. Veja a seguir os principais marcos:
Linha do tempo: conquistas feminininas
1827 - A Lei Geral permitiu que as mulheres fossem autorizadas a ingressar nos colégios e ir além dos ensinamentos da escola primária.
1852 - Foi lançado um jornal editado e direcionado por e para mulheres, o chamado "Jornal das Senhoras".
1879 - Direito de acesso às faculdades.
1910 - O primeiro partido político feminino foi criado.
1932 - Direito ao voto.
1962 - Criação do Estatuto da Mulher Casada (permitiu que as mulheres não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar).
1977 - Lei do divórcio (o divórcio passa a ser uma opção legal).
1979 - Direito à prática do futebol.
1988 - Primeiro encontro nacional de mulheres negras para debater o feminismo.
2006 - Lei Maria da Penha.
2015 - Lei do feminícidio.
2018 - Importunação sexual feminina passa a ser considerada crime.
Ainda há muitos objetivos a serem conquistados pelo feminismo, dentre eles a igualdade salarial, o aumento de representatividade política, a violência contra as mulheres, a falta de mulheres em posição de chefia nas grandes empresas e a sobrecarga das mulheres no ambiente doméstico.
Como afirmado pela pensadora feminista Simone de Beauveir: "Não se nasce mulher, torna-se mulher".