Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2022 às 18h35min - Atualizada em 13/03/2022 às 18h05min

Dia 08 de março: conheça a história por trás do Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por igualdade e respeito

Laiz Vaz - editado por Larissa Nunes
Imagem de duas mulheres com os braços erguidos. (Foto: Reprodução / Claudia)

No dia 08 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, evento anual que visa o apoio e homenagens às mulheres ao redor do globo. Mas você sabe como ele surgiu?

 

Uma das histórias mais populares sobre a criação do Dia Internacional da Mulher, tem relação com um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 25 de março de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Claramente, o incidente ocorrido marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento e não possui nenhum evento específico para marcar a data.

 

Desde o final do século XIX, as organizações femininas surgidas a partir dos movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos, por conta das jornadas de trabalho abusivas, com aproximadamente 15 horas diárias, e os salários extremamente baixos introduzidos pela Revolução Industrial. Em geral as mulheres reenvidicavam melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, que era comum nas fábricas durante aquele período.


O primeiro evento público marcado como o "Dia Nacional da Mulher" foi em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Com isso, no próximo ano o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, em conjunto com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York que resultou em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas e com o passar dos anos a data do evento foi se adaptando até chegar em 08 de março, mas apenas em 1977  a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data.

Com esses fatos foi possível notar que o "Dia Internacional da Mulher" é mais do que flores e parabéns e sim sobre reivindicar os direitos e a dignidade das mulheres.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »