Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/03/2022 às 21h28min - Atualizada em 14/03/2022 às 08h01min

Museus sobre a Segunda Guerra Mundial

Olhando para o desumano para relembrar o que é ser humano.

Raquel Vieira - Editada por Victória Silva
Foto: holland.com

O acesso à patrimônios históricos revela o que a sociedade era no passado e revela o porquê ela se moldou desta forma no presente. A importância da história vai além de um único objetivo, porém os mais visados são não repetir o passado e conhecer quem somos no agora através da informação. O olhar para um museu ou um dado histórico de guerra não traz apreço pelo desumano, mas justamente nos dá a possibilidade de tornarmos mais humanos. Então, apresentarei alguns museus a serem visitados.



A casa de Anne Frank

Local dedicado aos relatos da segunda guerra mundial, porão onde a família Frank ficou escondida entre 1942 a 1944. O museu recebe visitas desde 1957, mostrando onde se refugiava a família de judeus. Além do museu, Anne Frank é muito conhecida pelos seus relatos sobre a guerra em sua adolescência na literatura chamada "O diário de Anne Frank" que pode ser lida graças ao único sobrevivente, Otto Frank, pai de Anne. Outras informações no site: https://www.annefrank.org/en/

Campo de Concentração de Auschwitz

Campo de extermínio construído em 1940 na Polônia, se tornou um memorial à presos que vivenciaram Auschwitz que em sua maioria eram judeus e soviéticos. Dividido em Auschwitz e Birkenau, o local mostra a lamentável história com objetos que permaneceram, como colchões, fornos e sapatos usados na época. Uma observação interessante, Otto Frank, judeu citado anteriormente sobreviveu ao Campo de Auschwitz. Para informações sobre o museu entre no site: http://auschwitz.org

Topografia do Terror

Específicamente esse museu, localizado em Berlim, traz de forma detalhada quais eram o intuito dos pensamentos, idealizações, estrategias e planos do líder nazista, Adolf Hitler. Os detalhes são postos através de fotos, história do país e a sociedade que viveu entre 1933 e 1945, período em que o nazismo veio ao poder e tentou construir o Terceiro Reich. Veja mais informações no site: https://www.topographie.de/pt/topografia-do-terror/go. 

Referências:

FIGUEIREDO, Luíza. "Marcas de guerra, museus são forma de aprender a história local." Correio Braziliense, 21/01/2019. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2019/01/25/interna_turismo,732383/amp.shtml. Acesso em: 12/03/2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »