Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/03/2022 às 02h08min - Atualizada em 17/03/2022 às 00h40min

Lisboa é o número 1 nos destinos procurados por brasileiros

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Foto: Bruna Scirea/ Reprodução Melhores Destinos
Lisboa, foi o destino internacional mais procurado pelos brasileiros, de acordo com levantamento foi feito pela plataforma de buscas de viagens Kayak, o país ainda foi o único da Europa a ter duas cidades ranqueadas, como um dos mais procurados pelos brasileiros em 2021, Porto ficou em 10° lugar. 

Os laços culturais e a similaridade linguística são fatores importantes que atraem brasileiros a visitar Lisboa, a cidade encanta seus visitantes pelas belezas naturais e arquiteturas, as ruas, praças e casarões transbordam de cultura, sem falar de sua gastronomia, que se fosse um ponto turístico, deveria ter parada obrigatória. 

A capital de Portugal oferece dezenas e até centenas de atrações, confira alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa para você visitante aproveitar sua viagem. 

Torre de Belém 

A Torre de Belém é um dos o cartão-postal da cidade, situada às margens do Rio Tejo, foi construída entre 1514 e 1520 pelo arquiteto e escultor Francisco de Arruda. A torre era um projeto de construção defensiva da cidade que surgiu na época de D. João II, já foi forte, prisão, alfândega e farol, até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal. 

A torre de Belém é considerada uma das principais obras do estilo manuelino, a parte externa é uma dos destaques da beleza do monumento, com vários elementos que fazem alusão à época das navegações. Já a parte interna é composta por cinco andares do mais baixo ao mais alto, eles contam com sala do governador, sala dos reis, sala das audiências, capela e, por fim, o terraço da torre, de onde se tem uma vista incrível de Lisboa.



Mosteiro dos Jerónimos 

O Mosteiro dos Jerónimios fica aproximadamente 20 minutos do centro de Lisboa, localizado no bairro de Belém, uma bela e imponente construção do século XVI, erguido por ordem de Dom Manuel I, em 1501, considerada uma joia da arquitetura manuelina. Listado pela Unesco como patrimônio da humanidade, o belíssimo claustro é destaque da arquitetura, o edifício exibe uma extensa fachada de mais de trezentos metros, todo em calcário de lioz. Também estão ali os túmulos dos poetas Fernando Pessoa, Luís de Camões e do navegador Vasco da Gama entre outras personalidades portuguesas. 



Padrão dos Descobrimentos

Um belo e arquitetônico paredão de frente para o rio Tejo, sua primeira construção é de autoria do arquiteto Cottinelli Telmo e do escultor Leopoldo de Almeida, o Padrão dos Descobrimentos foi erguido pela primeira vez em 1940, de forma efêmera e integrado na Exposição do Mundo Português. Em 1960, por ocasião da comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão é reconstruído em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria. O monumento são homenageados os heróis portugueses como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e o poeta Luís Vaz de Camões. A vista do topo do monumento no horário do pôr do sol costuma ser um dos mais especiais da região.



Museu da Cidade 

Indicado para visitante que querem saber mais sobre a história de Lisboa, o museu da cidade abrange desde a pré-história até o século XIX. E dentro, todo seu espaço está dividido cronologicamente para que o visitante conheça a história da cidade. 

Idealizado em 1909, inaugurado mais de três décadas depois, em 1942, no Palácio de Mitra, em Lisboa. No ano de 1979, foi transferido para o atual local, o antigo Palácio Pimenta. O acervo é muito interessante e diversificado, pode-se ver artefatos como: arquivos históricos, pinturas, desenhos, cerâmicas, gravuras, azulejos e objetos arqueológicos. Além disso, pode-se destacar: a cozinha do palácio com um rico conjunto de azulejos azul e branco, bem típicos de Portugal.



O ceanário de Lisboa 

Construído em 1998 para a Expo mundial que ocorreu no mesmo ano na capital portuguesa e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade, é considerado o segundo maior oceanário do planeta, com tubarões, arraias, peixes de todas as espécies e cores, lontras, pinguins, aves e muito mais – incluindo espécies raras! O lugar conta com vários aquários e mais de 500 espécies de vida marinha de todas as partes do mundo. O incrível passeio tem atrações para todas as idades, rende muitos conhecimentos da espécie marinha, ótimos momentos e lindas fotos.



Praça do Comércio de Lisboa

A Praça do Comércio, também conhecida como Praça Terreiro do Paço, é a praça mais famosa da Baixa de Lisboa, localizada bem ao lado do Rio Tejo, onde era o antigo palácio dos reis de Portugal. A praça é uma das maiores da Europa, medindo 180 m x 200 m, e já foi utilizada como residência do rei Manuel I, com a sua biblioteca com mais de 70.000 volumes. É um local histórico onde também é encontrado outro cartão-postal o Arco da Rua Augusta que é monumento de muita importância para a cidade, é possível até subir à parte superior e admirar a vista da praça, da cidade e do Rio Tejo.



Palácio Nacional da Ajuda 

O Palácio é tipo de lugar que faz uma verdadeira viagem no tempo, antiga propriedade real, atualmente museu, situado no alto da colina da Ajuda, ponto turístico de Lisboa que costuma deslumbrar os visitantes não apenas por conta da importância histórica, como também pela maravilhosa vista do Rio Tejo que ele proporciona. Além do museu que ocupa a maior parte do monumento, também estão alojados ali a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura e o Instituto dos Museus e da Conservação (IPM).

O Palácio conserva um modo autêntico a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, seu acervo contém tapeçarias, gravuras, pinturas, mobiliário, vidro, cerâmica, ourivesaria, escultura e fotografia. 



Mercado da Ribeira/ Time Out Market

O Mercado da Ribeira nasceu em meados de 1600, mas precisou ser reconstruído diversas vezes por ter sido atingido por um grande terramoto de 1755, incêndio em 1983, seu nome “Ribeira” remonta sua origem. O nome “Time Out” veio em 2010, quando a revista Time Out ganhou a concessão do mercado e renovou o piso térreo e primeiro andar do mercado. Hoje o Mercado da Ribeira conta com mais de 30 espaços, dentre restaurantes, bares, cafés e pastelarias, além das dezenas de barracas de frutas, vegetais, peixes e carnes, conta também com uma sala de espetáculos, lojas de flores e souvenires. A culinária portuguesa é foco, por isso um ótimo lugar para apreciar a culinária local, apesar de ter restaurantes que é possível saborear pratos de outros países, como: Itália e Brasil. 



Importante!!!
  • O Visitantes brasileiros em Portugal, precisam de passaporte com validade mínima superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista, (mas o ideal é ser com validade superior a 6 meses, caso venha a pretender a prorrogação). 
  • Nos termos da legislação em vigor, os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal, por um período de 90 dias, nos casos de:
  • Turismo, negócios, cobertura jornalística,Missão cultural.
Este prazo poderá ser prorrogado em Portugal mediante autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, não podendo a prorrogação ultrapassar 90 dias.
Para qualquer outra situação é exigido visto aos cidadãos brasileiros.

O Lisboa Card é uma ótima opção para poubar tempo e dinhero, o cartão que permite o acesso a vários pontos turísticos de Lisboa, bem como o uso do transporte público de maneira ilimitada durante sua validade. O cartão está disponível das versões 24, 48 e 72 horas  respectivamente. Antes de adquirir, veja todas as atrações que tem entrada garantida com o passe e se ele realmente vale a pena para você. O Lisboa Card pode ser adquirido online. 
https://www.lisboacard.org/pt/

Lisboa possui um elo de intimidade com a cultura brasileira, o idioma é fator importante, mas quantidade de imigrantes brasileiros transmite a sensação de está em casa, já a arquitetura conversa muito com nossa história. 
Agora que você já conheceu alguns dos pontos turísticos. Programe-se! Faça suas malas e aproveite o melhor de Lisboa.

Referências: 

Lisboa foi o destino internacional mais buscado pelos brasileiros. Exame. 2022. Disponível em: https://exame.com/casual/lisboa-foi-o-destino-internacional-mais-buscado-pelos-brasileiros/ Acesso 11/03/2022

Lisboa: melhor época, hotéis, restaurantes, passeios e mais. Viagens e Turismo. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/lisboa-4/ Acesso 11/03/2022

O que fazer em Lisboa: 56 pontos turísticos. Viagens e Caminhos. Disponível em: https://www.viagensecaminhos.com/2020/08/lisboa-portugal.html Acesso 16/03/2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »