Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/03/2022 às 11h05min - Atualizada em 18/03/2022 às 11h05min

Fora dos dramas e mangás, cultura asiática se destaca na moda e atrai atenção de grifes de luxo

A influência da cultura asiática tem ganhado repercussão e deixado sua marca

Gisele Ramos - Editado por: Larissa Barros
Divulgação / Louis Vuitton
A influência da cultura asiática tem ganhado repercussão e deixado sua marca não apenas nas indústrias da música e do cinema, como também da moda. Fora dos dramas e mangás, e por meio das redes sociais, admiradores da estética asiática exploram criações que mesclam características do mundo oriental com o ocidental. 

Esse sucesso atraiu a atenção de grifes de luxo, que enxergaram a possibilidade de lucrar ainda mais com o uso de rostos de artistas chineses, coreanos e japoneses para divulgar seus nomes e produtos. 

De acordo com dados da pesquisa de Erwan Rambourg e da Vogue Business, a Ásia é, atualmente, o maior consumidor de moda luxo do planeta. Apenas em 2019, o continente foi responsável por 62% do consumo global de moda no mundo. Dessa quantidade, 38% correspondia apenas à China. O Japão possuía  9% e 15% de outros países do Leste Asiático. No entanto, o levantamento aponta que a estimativa é que esse número chegue a 75%, sendo 50% apenas da China. 

Pegando carona no sucesso dos grupos de k-pop dentro da indústria da música, grifes de luxo apostam em parcerias com vários idols. Entre eles estão os integrantes do grupo BTS, que se tornaram embaixadores globais da marca francesa Louis Vuitton. Já entre os grupos femininos, as integrantes do BLACKPINK se destacam entre as grifes como Chanel, Dior e a Saint Laurent.

Mas se engana quem pensa que o mercado da moda olha apenas para o que é tendência nesses países. Neste ano, a Zara assim como outras marcas fez uma coleção voltada para algo muito tradicional, o Ano Novo Chinês, celebrado dia 1° de Fevereiro, de acordo com o calendário lunar. Aproveitando a comemoração, a rede de lojas decidiu fazer uma coleção de roupas para homenagear o Ano do Tigre . 

Não há como negar que a Ásia é fascinante, sendo capaz de encher os olhos de quem se desafia a enxergar o mundo de outra forma, com admiração e empatia. Os costumes tradicionais são muito refletidos no entretenimento através de animes, mangás, doramas e os chamados jpop, kpop e cpop. A partir dessas características, são criadas tendências usadas para marcar a estética e história dos países desse continente. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »