Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/03/2022 às 17h42min - Atualizada em 18/03/2022 às 16h34min

Tinder: função permite checar antecedentes criminais de matches

App cria configurações em prol da segurança de usuários

Nicole Duarte - Editado por Julia dos Santos
Reprodução: ufrr.br
No dia 2 de fevereiro de 2022, foi lançado o documentário "O Golpista do Tinder" na plataforma de streaming Netflix. O filme conta a história de um estelionatário israelense que estorquiu vártias mulheres, se passando por filho de um milionário do setor de diamantes.

O aplicativo Tinder, que já havia anunciado em março de 2021 que criaria uma função que ajudasse os usuários a checarem o perfil dos pretendentes com quem dessem match, finalmente lançou a configuração no dia 9 de março de 2022. 

O serviço será oferecido pela organização sem fins lucrativos Garbo, e cada usuário terá direito a duas checagens gratuitas, após alcançado o limite, será cobrado um valor de U$2,50 (equivalente a R$12,60). Segundo o app, todo o dinheiro arrecadado será direcionado à organização, para financiar os custos das operações.

Com essa opção, o Tinder busca incentivar as denúncias pelo próprio chat do aplicativo.




Em 2018, foram divulgados os dados referentes a 5 anos de aplicativos de encontros, como o aplicativo Tinder no Estado de São Paulo. As ocorrências policiais aumentaram em 253%. As informações foram obtidas da Lei de Acesso à Informação pela agência de dados Fiquem Sabendo e divulgados pelo Portal Gênero e Número. No mesmo ano, a média de casos de violência nos aplicativos Tinder, Badoo, POF, Happn e Grindr foi de um a cada 3 dias. O maior número de crimes foram: difamação, ameaça, injúria, estelionato e calúnia, mas também há registros de estupro, extorsão, furto e lesão corporal. Cerca de dois terços das vítimas é composta por mulheres.

No momento, a iniciativa tomada pelo Tinder de permitir o acesso a antecedentes criminais de usuários está disponível apenas nos Estados Unidos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »