Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/03/2022 às 18h32min - Atualizada em 20/03/2022 às 17h13min

Diébédo Francis Kéré: primeiro negro a receber um Pritzker de arquitetura

Conheça a trajetória e os projetos do arquiteto africano

Raniele Alves - editado por: Annally Lima
Foto: Érik Peterson
Nesta terça-feira (15), foi entregue ao arquiteto de origem africana, Francis Kéré, o maior prêmio do mundo da arquitetura: o Pritzker. Comparado a grandes premiações como o Óscar, e até mesmo o Nobel, o Pritzker é entregue àqueles arquitetos que não apenas se destacam pelo talento como também pelas suas contribuições à humanidade.
 
A estudante prestes a se formar em arquitetura, Letícia Mendonça, reconhece que a premiação de Francis pode servir de exemplo para outras pessoas de cor. “Considero sua conquista como grande marco na história tanto no mundo da arquitetura quanto de outras profissões. Por ser o primeiro negro premiado, sua vitória abre espaço para que outras pessoas com trajetórias parecidas se inspirem e acreditem que não importa o lugar onde você saiu, e sim a sua perseverança em lutar até o fim”, afirmou a estudante.
 
Francis Kéré foi a primeira pessoa negra a receber um prêmio Pritzker de arquitetura. O arquiteto e ativista de ascendência burquinense foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido em Gando, vila em que morou quando criança, com obras contemporâneas e sustentáveis. Ele foi o pioneiro em levar a arquitetura de baixo impacto a lugares marcados pela escassez valorizando os recursos locais. Essa qualidade foi apontada durante a entrega do prêmio.

“Em um mundo em crise, em meio a valores e gerações em mudança, ele nos lembra o que foi e continuará sendo, sem dúvida, uma pedra angular da prática arquitetônica: um senso de comunidade e qualidade narrativa, que ele próprio é tão capaz de contar com compaixão e orgulho. Nisso ele fornece uma narrativa na qual a arquitetura pode se tornar uma fonte de felicidade e alegria contínuas e duradouras”, declaração oficial do Prêmio Pritzker.
 
De origem humilde, Francis Kéré trilhou uma trajetória ímpar no universo da arquitetura. Foi o primeiro de sua comunidade a frequentar a escola. Partiu para Alemanha ainda jovem. Lá recebeu bolsa de estudos e formou-se em arquitetura em 2004, na Universidade Técnica de Berlim. Enquanto estudante criou a Fundação Kéré.

Apesar da distância da sua terra natal, Francis Kéré nunca esqueceu suas origens. No ano da sua formatura recebeu o prêmio Aga Khan Award for Architecture por sua primeira construção: Escola Primária de Gando, em sua antiga cidade.



Após o sucesso do seu primeiro projeto, em Burkina Faso, seu país de origem, o arquiteto construiu ainda uma escola secundária e instalações médicas, e logo expandiu suas criações pelo continente africano. Países como Quênia, Mali e Uganda receberam escolas e centros de assistência médica. O trabalho desenvolvido por Francis Kéré facilitou o desenvolvimento acadêmico e tratamento médico de seus cidadãos, além de promover a participação dos habitantes locais no desenvolvimento dos projetos comunitários.
 
Durante sua premiação o arquiteto declarou que através de sua arquitetura busca mudar a realidade das pessoas. “Eu espero mudar o paradigma, levar as pessoas a sonhar e arriscar. Não é porque você é rico que você deve desperdiçar material. Não é porque você é pobre que você não deve tentar criar qualidade”, disse Diébédo Francis Kéré ao Pritzker.
 
Fora da África seu escritório, Kéré Architecture, está a frente de empreendimentos na Itália, Dinamarca, Reino Unido e nos Estados Unidos. Seus trabalhos são conhecidos por equilibrar engenharia e influência africana. Antes de receber o prêmio Pritizker, o trabalho de Kéré já havia sido reconhecido em outras ocasiões.
 
Em seu currículo estão prêmios como Global Award for Sustainable Architecture (2009), Schelling Architecture Award (2014) e uma medalha em arquitetura pela Thomas Jefferson Foundation (2021).

O arquiteto ocupa o posto de professor visitante da Universidade de Havard e Yale, além de ser membro honorário do Instituto Real de Arquitetura do Canadá entre outras realizações.
 Atualmente, devido à dupla cidadania, o burquinês vive entre escalas, dividindo o seu tempo entre a Alemanha e o seu país natal, Burkina Faso.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Diébédo Fracis Kéré Biography. The pritzker architecture prize, 2022. Disponível em: https://www.pritzkerprize.com/laureates/diebedo-francis-kere.  Acesso em: 18 de mar de 2022
Announcement. The pritzker architecture prize, 2022. Disponível em: https://www.pritzkerprize.com/laureates/diebedo-francis-kere. Acesso em: 18 de mar de 2022

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »