Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2022 às 19h31min - Atualizada em 20/03/2022 às 19h51min

Luísa Sonza: de rainha dos covers a mulher do ano

Com dois álbuns de estúdio lançados, a cantora acumula mais de 1,5 bilhão de views no Youtube

Nataly Lopes - Revisado por Flavia Sousa
PureBreak
Imagem de Luísa Sonza. (Foto/Divulgação: Luísa Sonza/Instagram)

A cantora Luísa Sonza veio do interior do Rio Grande Sul e com apenas 23 anos já domina as principais plataformas de streaming com os seus hits. Atualmente, os trabalhos mais recentes sentaDONA (Remix) s2, CAFÉ DA MANHÃ ;P e ANACONDA *o* ~~~ ocupam espaço no TOP 50 do Spotify Brasil. No entanto, a carreira da artista começou logo na infância.


Clipe de sentaDONA. (Reprodução: Luísa Sonza - YouTube)


Aos 7 anos, Luísa já subia nos palcos para mostrar seu talento em festivais na cidade de Tuparendi. Logo depois, foi contratada pela Banda Sol Maior para fazer parte do grupo e ficou nele até a adolescência.
 

Sol Maior Show. (Reprodução: Christian Silveira - YouTube)


Em 2014, a cantora começou a fazer músicas em versão português e covers, publicando no seu canal do Youtube. Um dos vídeos mais assistidos é Paradinha, versão em português da canção de Anitta, com mais de 13 milhões de views. 

 

Três anos depois, Luísa assinou contrato com a gravadora Universal Music e lançou a música Good Vibes. O contrato se encerrou este ano e a cantora ainda não anunciou para qual empresa ela vai.


Em seguida, a artista lançou a faixa Olhos Castanhos em homenagem ao Whindersson Nunes, até aquela época namorado da cantora.
 

Clipe de Olhos Castanhos. (Reprodução: Luísa Sonza - YouTube)


A era pop e a influência do funk

 

O funk é presente em várias músicas das divas pop nacionais, como Anitta e Ludmilla, com a Luísa Sonza não foi diferente. Em 2018, a artista lançou a canção Rebolar com influências do gênero. Mas, foi em Boa Menina que veio o primeiro hit. A faixa já acumula mais de 106 milhões de visualizações no Youtube.


Clipe de Boa Menina. (Reprodução: Luísa Sonza - YouTube)


A composição da música traz algo muito presente nos futuros trabalhos da cantora: o empoderamento feminino. Na letra, Luísa ressalta como as mulheres podem fazer o que quiserem com o seu corpo e não devem ser julgadas por isso.

 

Uma boa menina rebola assim

Quica, quica assim, senta assim

Não me interessa o que pensam de mim

Eu sento assim, quico, quico assim


Outro grande sucesso nesse mesmo estilo é Braba. A música lançada em 18 de março de 2020 chegou a posição número 1 no Top 50 do Spotify Brasil, consagrando Luísa como grande nome no cenário pop atual.

Clipe de Braba. (Reprodução: Luísa Sonza - YouTube)


Carreira com muitos feats

 

Luísa Sonza tem várias canções com participações especiais, como Luan Santana, Pabllo Vittar, Anitta, Pedro Sampaio, Ludmilla, Vitão, Thiaguinho, Marília Mendonça, Lulu Santos, Jão, 6LACK e Mariah Angeliq. Esses feats estão espalhados pelos dois álbuns de estúdio já lançados: Pandora e DOCE 22.

 

O último single do DOCE 22 acumula mais de 20 milhões de visualizações em um mês de lançamento. A música CAFÉ DA MANHÃ ;P se tornou um viral no TikTok com vários challenges.

@bianca Meu jeitinho de virar uma marketeira tik toker hahaha @joão guilherme tlg? #bocarosa #boquinhas #cafedamanha #challenge #fy #viral CAFÉ DA MANHÃ ;P - Luísa Sonza & Ludmilla


Vídeo da coreografia de CAFÉ DA MANHÃ. (Reprodução: @bianca)


Entre as parcerias mais marcantes, está MODO TURBO com Anitta e Pabllo Vittar. O clipe custou mais de R$ 1,5 milhão e com altos investimentos na parte gráfica. As artistas se tornam personagens de um jogo de videogame com muita coreografia. Com mais de 179 milhões de visualizações, é o music video mais visto de Luísa. 
 

Clipe de MODO TURBO. (Reprodução: Luísa Sonza - YouTube)


Muitos altos e baixos

 

A artista sofreu um grande cancelamento na internet após o término do seu casamento com Whindersson Nunes. Na época, Luísa teve que lidar com muitos comentários de ódio. Por conta disso, a cantora precisou de acompanhamento psicológico e ficou afastada das redes sociais por um tempo. 

 

Como resposta a esse período, Luísa lançou penhasco. e a música alcançou grandes feitos nas plataformas digitais. A canção chegou a ficar em segundo lugar no Top 50 do Spotify Brasil.

Clipe de penhasco. (Reprodução: Luísa Sonza - YouTube)


Na letra, a cantora mostra como o término foi para ela. “Quando segurei sua mão você soltou a minha e ainda me empurrou do penhasco”.

Mesmo muito jovem, Luísa tem uma carreira com muitas polêmicas e precisou tomar atitudes duras impostas pelo machismo da indústria musical e pela sociedade. A artista utilizou da arte para incentivar mulheres a lutar contra a opressão e afirmarem a sua identidade. Não é à toa que a cantora foi a mulher do ano de 2021, um grande nome do pop no Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »