Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2022 às 16h03min - Atualizada em 21/03/2022 às 15h15min

As girlbands que marcaram a última década

Little Mix, Fifth Harmony e BLACKPINK são alguns grupos musicais femininos que fizeram sucesso nos últimos dez anos.

Giuliane Fagundes - Revisado por Isabelle Andrade
As atuais integrantes do Little Mix: Leigh-Anne Pinnock a esquerda, Jade Thirlwall no centro e Perrie Edwards a direita. (Foto: Reprodução/Instagram)

As girlbands – grupos musicais apenas com integrantes femininas – surgiram para quebrar a hegemonia masculina na indústria musical mundial. Grupos masculinos como ‘N Sync e Backstreet Boys dominavam as paradas de sucesso, porém, no início da década de 1990, com a revelação e o sucesso de grupos femininos como Spice Girls e Destiny’s Child, esta supremacia mudou. 

 

Com o término da girlband Pussycat Dolls em 2010, ocorreu a ausência de um grupo feminimo na indústria musical. mas a partir de 2011, bandas como Little Mix, Fifth Harmony e a recente BLACKPINK surgiram para novamente colocar as girlbands no topo das paradas musicais.  

 

A descoberta do Little Mix 

 

O grupo inglês Little Mix foi criado em 2011, durante o programa de talentos The X Factor UK. Após serem eliminadas na quarta etapa, Perrie Edwards, Leigh-Anne Pinnock, Jade Thirlwall e Jesy Nelson foram convidadas pelo jurado Simon Cowell, a formar uma banda. Originalmente chamada de ‘Rhythmix’, a girlband ganhou a oitava temporada do programa e fez história ao tornar-se o primeiro grupo feminino a alcançar tal êxito. 

 

O primeiro single ‘Cannonball’ foi lançado no dia 18 de dezembro de 2011 e o álbum de estreia, intitulado ‘DNA’, em novembro de 2012. O disco ficou em quarto lugar na lista de álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. 
 

Em seus seis álbuns de estúdio, o Little Mix lançou singles importantes como Black Magic, Secret Love Song, Shout Out to My Ex, Touch, No More Sad Songs, Power, Woman Like Me, Break Up Song.

 

Em 2020, o grupo foi indicado pela primeira vez à premiação americana da MTV, o Video Music Awards (VMA). Apesar das colocações no topo das paradas no Reino Unido, o Little Mix não alcançou a visibilidade esperada nos Estados Unidos. 

 


Videoclipe da música 'Shout Out to My Ex'. (Reprodução: YouTube)
 

Em dezembro de 2020, o grupo anunciou através de um comunicado em suas redes sociais, a saída da integrante Jesy Nelson. Durante seus dez anos de formação, o Little Mix envolveu-se raramente em polêmicas e a saída da cantora aos olhos do público, era pacífica. Após Jesy deixar de seguir as integrantes no Instagram, elas também deixaram de segui-la. 

 



Com acusações da ex-integrante estar fazendo 'Blackfishing', prática realizada por pessoas brancas que querem se apropriar da cultura negra, os rumores de uma saída pacífica não se concretizaram. Em entrevista, o trio declarou ter alertado Jessy, no passado, sobre o 'Blackfishing'. 

 

No final de 2021, Perrie, Jade e Leigh-Anne anunciaram a decisão em dar uma pausa no grupo com o objetivo de focar em suas carreiras solo e vidas pessoais. A pausa iniciará após a turnê ‘Confetti’, com seu término programado para maio de 2022, porém, elas garantem que este não é o fim do grupo. Em homenagem aos dez anos, foi lançado o álbum Between Us, que reúne os maiores sucessos da banda. 

 
A quinta harmonia 

 

Assim como o Little Mix, o Fifth Harmony foi formado no The X Factor, desta vez em sua versão americana, em 2012. Ally Brooke, Camila Cabello, Dinah Jane, Lauren Jauregui e Normani Kordei realizaram suas audições individualmente até a sua eliminação, onde Simon Cowell, o também criador de Little Mix e One Direction, viu nas cinco garotas, a oportunidade de formar mais um grupo musical de sucesso. 
 

O ‘Lylas’ tornou-se o Fifth Harmony e chamou a atenção na época pela potência vocal de suas integrantes, carisma e covers como ‘Impossible’ de Shontelle, ‘A Thousand Years’ de Christina Perri, ‘Anything Could Happen’ de Ellie Goulding e ‘I Set Fire to The Rain’ de Adele. 

 

Diferentemente do grupo britânico, o ‘5H’, não ganhou o programa, terminando em terceiro lugar na competição. Apesar da derrota, durante a permanência no reality musical, o grupo conquistou nas redes sociais uma grande base de fãs nos Estados Unidos e internacionalmente.

 

O primeiro single do Fifth Harmony intitulado ‘Miss Movin’ On’ foi lançado no dia 15 de junho de 2013 e atualmente o clipe está com mais de cem milhões de visualizações no Youtube.  O primeiro EP chamado ‘Better Together’ foi lançado em outubro do mesmo ano e contém seis canções.

 

Em julho e outubro de 2014, ocorreu o lançamento dos dois primeiros singles de seu primeiro álbum, no entanto, o single que mudou totalmente a vida das cinco integrantes, foi o hit ‘Worth It’ com o rapper Kid Ink. O terceiro single ficou famoso pela sua batida e letra irreverente, destoando das músicas mais ‘adolescentes’ do 5H, apostando em algo mais adulto. O clipe lançado em 2015 bateu o recorde ao tornar-se o primeiro videoclipe de uma banda feminina a alcançar um bilhão de visualizações no YouTube em menos de um ano. Hoje, ele já conta com mais de dois bilhões de visualizações e é o segundo clipe mais visto do grupo.

 

Videoclipe da música 'Worth It'. (Reprodução: YouTube)

Com maior visibilidade na indústria musical e o crescimento no número de fãs, o Fifth Harmony realizou shows em diversos países, em turnê solo, promovendo o  disco ‘Reflection’ e aproveitando-se do sucesso mundial de ‘Worth It’. 

 

O primeiro single do segundo álbum de estúdio, ‘Work From Home’ com a parceria do rapper Ty Dolla Sign, lançado em fevereiro de 2016, é considerado o maior hit da banda. Atualmente é o clipe com o maior número de exibições do grupo no Youtube.

 

O álbum ‘7/27’ nomeado em homenagem à data de formação da banda, foi lançado em maio de 2016 e ao bater um bilhão de streamings no Spotify, fez história ao tornar-se o primeiro disco de uma girlband a atingir tal feito. 

 

Videoclipe da música 'Work From Home'. (Reprodução: YouTube)
 

Apesar do sucesso nas paradas musicais, no final de 2016, o grupo viu-se em uma polêmica. Em dezembro, Camila Cabello decidiu deixar o grupo para seguir carreira solo. Assim como o Little Mix, as tentativas em dizer que a saída da integrante havia sido pacífica, também demostravam o contrário. Durante apresentação dos singles ‘Angel’ e ‘Down’ para o VMA 2017, é mostrado cinco integrantes, onde uma delas “cai” do palco misteriosamente e apesar de não deixar claro, a indireta para Camila Cabello estava explícita. 

Com quatro integrantes, em 25 de agosto de 2017, a banda lançou o quinto álbum intitulado ‘Fifth Harmony’. Os vocais foram melhor distribuídos neste disco, dando espaço a integrantes que não tinham tantas oportunidades em álbuns anteriores. Os singles ‘Down’, ‘Angel’ e ‘He Like That’ não alcançaram o mesmo sucesso dos hits anteriores, mas marcaram esta era. 


Em 19 de março de 2018, o Fifth Harmony anunciou através de suas redes sociais uma pausa na carreira. O último show foi realizado em 11 de maio de 2018 na Flórida e o clipe emocionante do último single ‘Don’t Say You Love Me’ foi postado no dia 18 de maio.

 

Embora a pausa esteja completando quase quatro anos, o Fifth Harmony ainda mantém uma sólida base de fãs nas redes sociais, sendo constantemente lembrado por seus feitos na indústria musical. 

 

A nova geração

 

O grupo BLACKPINK lançado em 2016, faz parte da geração de um ritmo que tem conquistado fãs de diversas nacionalidades, o Korean Pop — mais conhecido como k-pop — gênero musical que tornou PSY, em 2012 e recentemente, a banda BTS, em fenômenos mundiais. 


A girl band formada por quatro integrantes: Jennie, Jisoo, Lisa e Rosé lançou o primeiro álbum single com as faixas ‘Boombayah’ e ‘Whistle’ no mesmo ano de sua formação. As duas canções permaneceram em primeiro e segundo lugar na lista da Billboard, World Digital Songs, tornando-se o grupo mais rápido a alcançar tal feito. 

 

Canções como ‘Playing With Fire’, ‘As If It’s Your Last’, ‘Ddu-Du Ddu-Du’ e ‘How You Like That’ bateram recordes nos rankings mundiais de música. A girlband ultrapassou o Fifth Harmony tornando-se a girl band com o maior número de inscritos e visualizações no YouTube, assim como, o maior número de seguidores no Spotify. 
 

Videoclipe da música 'How You Like That'. (Reprodução: YouTube)

 

As parcerias internacionais da banda contam com Dua Lipa, no single Kiss and Make Up, seguido de Sour Candy com Lady Gaga e Ice Cream com Selena Gomez. 

Por conta do sucesso do grupo, em 2020, foi lançado na plataforma de streaming Netflix, o documentário ‘BLACKPINK: Light Up the Sky’, que conta as histórias e desafios das quatro integrantes.

 

Não há dúvidas que o BLACKPINK é um dos novos fenômenos mundiais e é o sucessor de girlbands que abriram caminhos para que grupos femininos tivessem mais espaço no cenário mundial. 

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »