Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/03/2022 às 14h03min - Atualizada em 22/03/2022 às 13h41min

Pontos turísticos do Vale do Paraíba

O turismo do interior de São Paulo que irá te encantar

Amanda Martins - Editada por Victória Silva
Foto| reprodução: TripAdvisor
Privilegiado por ficar entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o vale do Paraíba abrange 39 cidades do interior de são Paulo, sendo que, entre elas, está o litoral norte. Mas, além das praias belíssimas, o vale conta com uma ampla estrutura para o turismo. Do lado paulista, o turismo atrai bastante turistas por conta do frio de Campos do Jordão e do carnaval em São Luiz do Paraitinga. Temos também o lado fluminense, mas o nosso objetivo de hoje é falar sobre o interior de São Paulo, em uma próxima, voltaremos aqui com o outro lado da região.

Diferente do que muita gente pensa, o interior não é aquele lugar lotado de roças e sítios com vários bichos. Temos sim, muita vegetação nesta região, mas temos também, passeios para todo o dia de gosto.  

Começo contando para vocês que nesta região, na cidade de São José dos Campos está localizada a sede do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, o INPE. Mas, a cidade não fica responsável só pelas pesquisas espaciais não, lá também está localizado o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). O local é uma organização militar, que tem como competência, planejar, gerenciar e controlar as atividades no âmbito da força aérea brasileira, e por conta disso, vez ou outra, os moradores são contemplados com a passagem da esquadrilha da fumaça no céu da cidade.

O espaço não está aberto para visitação, mas por ser uma organização militar, vez ou outra, realizam em parceria com a Embraer (também localizada na cidade) os “Portões aberto DCTA”, evento que conta com exposições de aeronaves que compõem a força aérea brasileira, e se der sorte, até alguns aviões de guerra.

Mas, por que eu estou te contando tudo isso? Porque começaremos a nossa rota turística pela cidade de São José dos Campos, falando de aviões.
 
MAB – MEMORIAL AEROESPACIAL BRASILEIRO


Criado em 2004, está localizado ao lado da Embraer, e em frente ao aeroporto de São José dos campos. Instalado em 75 mil m², a aérea preserva a fauna e a flora existentes no campus. O memorial conta com um acervo composto por maquetes de diversas aeronaves nacionais e até mesmo, réplicas de foguetes, aviões e mísseis de uso da Força Armadas.

Na área externa, é possível ver bem de perto os aviões: 
EMB 110 BandeiranteEMB 120 BrasíliaCBA-123 VectorEmb-121 XinguEmbraer 312 Super Tucano e o jato de ataque ítalo-brasileiro AMX.

Para os amantes de avião, e arrisco dizer que até mesmo para aqueles que nem são tão apaixonados assim, vale a visita. Ali tem um pedacinho da história da aviação brasileira, importante para o nosso conhecimento. A criançada vai amar.

A visitação é aberta ao público, gratuitamente e sem necessidade de agendamento. Há estacionamento no local, também gratuito.
 
CACHOEIRA GRANDE


Localizada na pequena cidade de Lagoinha, é considerada uma das maiores cachoeiras de São Paulo, com infraestrutura completa. O recanto é uma propriedade particular e familiar, com mais de 20 mil m² de conservação ambiental e mata nativa.
Formada pelas águas do rio pinhal, e com a mais alta queda de água da região, a cachoeira conta com 38 metros de queda livre e um raso lago natural para se refrescar com a família.

O local conta com um amplo espaço de contato com a natureza, restaurante, petiscaria, banheiros, fraldário e um lindo redário. Para quem gosta de aventura, o local oferece o pacote aventura, que inclui Rapel na Cachoeira e a Tirolesa de 100 metros.

Seu funcionamento é somente aos finais de semana: sábado e domingo, das 9hrs às 17hrs. E tem um valor de 18,00 reais  por pessoa, crianças até 12 anos não pagam e pessoas com mais de 60 anos  tem direito a meia entrada.

Valor referente à taxa de manutenção e conservação.
 
TARUNDU


Localizado em Campos do Jordão, o parque é uma ótima opção de passeio para a família toda. Com uma área de 500.000 m² de natureza de mata preservada, fica localizado a 1.700m de altitude.

O espaço conta com mais de 25 atrações de lazer para todos os tipos de gostos e idade, estão entre elas: Patinação no Gelo, Tirolesas com 800m de extensão e 60m de altura, Passeios a Cavalo, Pônei, Charrete, Arco e Flecha, Orbit Ball, Tiro Esportivo, Boia Cross entre outros.

O tarundu também realiza uma temporada de passeios de balão, neste ano ela se inicia em 01 de abril de 2022 e vai até 31 de agosto de 2022. O cenário do passeio é impressionante, contemplando a beleza da Serra da Mantiqueira, da Pedra do baú, Pico de Itapeva e Pico do Diamante. Alcançando até 2.500 metros de altitude, o valor do passeio fica em torno de 6 mil reais dividido em até 8 pessoas.

Outro atrativo do lugar é que o mesmo, conta com um espaço de hospedagem e, disponibiliza quartos para casal e famílias. O ambiente conta com Sala com lareira, copa, wifi, redário e suítes com amplos banheiros, duchas de alta pressão, edredons de pena de ganso, enxoval 400 fios e tv a cabo. E o mais legal, seu pet é bem-vindo.  Os valores precisam ser solicitados através de orçamento no site.
 
E aí, ficou com vontade de conhecer um pouquinho do nosso Vale do Paraíba? As atrações são variadas, nessa matéria falamos apenas de 3, mas não precisa de muito esforço para achar algo legal de se fazer. Independente do seu gosto e da sua companhia, eu garanto, você sempre vai achar algo diferente para fazer.
 
REFERÊNCIAS

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, 2022. Disponível em <
https://www.emtu.sp.gov.br/emtu/institucional/quem-somos/vale-do-paraiba-e-litoral-norte> acesso em 18 mar, 2022.

Confira 10 lugares incríveis no Vale do Paraíba, 2021.
Disponível em <
https://www.ovale.com.br/nossaregiao/cidades/confira-10-lugares-incriveis-no-vale-do-paraiba-1.197484  > acesso em 18 mar, 2022.

Memorial Aeroespacial Brasileiro – São José dos Campos, 2022. Disponível em <
https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303629-d3971488-Reviews-Memorial_Aeroespacial_Brasileiro-Sao_Jose_Dos_Campos_State_of_Sao_Paulo.html > acesso em 22 mar,2022.

 A Cachoeira grande, 2019. Disponível em <
https://www.cachoeiragrandelagoinha.com/sobre-a-cachoeira-grande > acesso em 22 mar,2022.

Tarundu, 2022. Disponível em <
https://tarundu.com.br/ > acesso em 22 mar,2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »