Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2022 às 23h12min - Atualizada em 23/03/2022 às 23h06min

Lençóis Maranhenses: Paraíso em meio às dunas

Flávia Brito - Editada por Victória Silva
Foto: Trilhas e aventuras

As dunas Maranhenses são as maiores da América do Sul, com águas de cores turquesas e cristalinas emocionam quem se aventura por ali. Localizada no noroeste do estado a 250 km de São Luiz, ocupa uma área de 155 mil hectares. 

 

Os lençóis Maranhenses são uma região composta de dunas, mangues, rios e lagoas formadas pela água da chuva que, juntas, presenteiam os visitantes com um cenário único em todo o mundo. É chamado de Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e é uma área protegida na Costa Atlântica Norte do Brasil. 

A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque e atrai milhares de turistas o ano todo. 

 

Barreirinhas

 

Sendo uma das pricipais porta de entrada para o parque, o munícipio de Barrreirinhas tem a maior estrutura e reúne pessoas do mundo inteiro, são mais de 60 mil habitanes, com diversas pousadas, restaurantes e várias agências de excursões, o que faz dela uma cidade importante para quem deseja curtir as areias branquinhas dos lençóis. 

 

Você pode visitar as dunas em qualquer época do ano, sempre vai encontrar turistas do Brasil inteiro e para quem curte aventura, a dica é o passeio com os carros 4x4 que rodeiam as lagoas e dunas e os de barcos. Todos os passeios contam com guias especializados que conhecem bem a região. 

Santo Amaro do Maranhão

 

A segunda opção para quem deseja visitar os Lençóis é ir por Santo Amaro, pequeno munícipio com aproximadamente 15 mil habitantes sendo um importante polo turístico para o Parque Nacional, é acessado por veículos 4x4 já que as estradas na região não são boas. 

 

Para os amantes da natureza, ao redor do município existem diversas trilhas e claro as maiores lagoas com águas cristalinas também. A cidade é mais tranquila que barreirinhas com menos turistas, mas existem diversos restaurantes e pousadas para se acomodar. 

 

Quem desejar outros passeios além das lagoas, há diversos rios e pequenos vilarejos ao redor das cidades e do parque que abrigam povoados e muitos artesões, vale a pena tirar um dia para conhecer esses lugares e a cultura local.

Os passeios nos Lençóis Maranhenses acontecem sempre em veículos 4x4 com traseira adaptada para levar grupos de até 12 turistas, em média. O preço de um passeio para as lagoas é entre R$ 90 e R$250, a depender do roteiro e tempo de duração. 

 

A dica é acordar cedo para conhecer todos os locais, lagoas e rios e claro, os passeios ao entardecer são os mais badalados já que incluem o pôr do sol.

 

Referências

 

LENÇÓIS Maranhenses: 35 dicas para a sua primeira viagem. [S. l.], 13 maio 2021. Disponível em: https://www.melhoresdestinos.com.br/lencois-maranhenses-dicas-viagem.html. Acesso em: 23 mar. 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »