Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2022 às 15h34min - Atualizada em 26/03/2022 às 14h40min

Starfield: Rumo às Estrelas e à imersão

Em vídeo, desenvolvedores detalham conversas sobre o processo de criação e mecânicas que estarão presentes no novo título

Felipe Grande - Editado por Ana Terra
No dia 16, a Bethesda publicou o segundo vídeo da série Rumo às Estrelas, para divulgação do processo de desenvolvimento de Starfield, novo RPG de ação e mundo aberto do estúdio, com lançamento previsto ainda para 2022. Confira a conversa entre o time de desenvolvedores:



No vídeo, Todd Howard (diretor), Emil Pagliarulo (diretor de design), Will Shen (designer líder das quests) e Istvan Pely (diretor de arte) tratam principalmente do nível de imersão que eles planejaram para Starfield. O novo título deve contar com um nível de detalhes ainda maior se comparado com outros jogos da desenvolvedora, como Fallout ou The Elder Scrolls. De acordo com Pely:

“Neste jogo, nós com certeza subimos bastante o nível. [...] Nós queremos que todas as interações pessoais com NPCs, com outros personagens no jogo, tenham o máximo de impacto possível.”

A Bethesda já é conhecida por seus RPGs, mas com Starfield Todd Howard busca trazer aspectos que antes foram pouco explorados pelo estúdio na criação de personagem, como a história de origem e a definição de atributos. Em suas palavras, “As pessoas estão prontas para algo que faz muito disso dos RPGs mais antigos e raiz”.

O vídeo também destaca os diferentes grupos que o jogador poderá interagir durante a jogatina e como essas interações podem ser completamente diferentes de acordo com a história construída para o personagem principal. Mesmo um personagem que não é mau, ainda pode interagir com um grupo “vilão”, o que pode gerar uma história de policial espacial.


A mecânica mais empolgante apresentada no vídeo é a de companheiros de aventura. Esse sistema já está presente em outras franquias da Bethesda, mas em Starfield a relação do jogador com esses personagens promete ser mais orgânica e marcante. Howard adiciona:

“Uma coisa na qual nos concentramos bastante nesse jogo é no que esses outros personagens pensam sobre você”.


O novo sistema de diálogo desenvolvido para Starfield deve ser um dos melhores já feitos pelo estúdio, mais uma vez voltando o foco para a imersão do jogador. A mecânica é semelhante àquela presente em Oblivion, mas evoluída e mais madura.

“Você tem que pensar ‘qual é o meu risco aqui?’, ‘qual opção eu quero escolher?’. A gente não queria um sistema que tivesse claramente a coisa certa a se dizer”.

Starfield
tem lançamento previsto para 11 de novembro de 2022, aniversário de 11 anos de The Elder Scrolls V: Skyrim, e estará disponível para Xbox Series X|S e PC desde o primeiro dia para assinantes do Xbox Game Pass.

 
REFERÊNCIAS:
BRAZ, Julia. “Starfield: Vídeo detalha como será o mundo aberto, facções, escolhas e muito mais”. Combo Infinito, 2022. Disponível em: <
https://www.comboinfinito.com.br/principal/starfield-video-discute-exploracao-escolhas-mecanicas-e-muito-mais/>. Acesso em: 20 de março de 2022.
CANELLA, Clara. “Starfield terá personagem chamado VASCO”. IGN Brasil, 2022. Disponível em: <
https://br.ign.com/starfield/97191/news/starfield-tera-personagem-chamado-vasco#:~:text=VASCO%20%C3%A9%20o%20nome%20do,como%20%C3%A9%20tratado%20pelo%20jogador>. Acesso em: 18 de março de 2022.
PENILHAS, Bruna. “Starfield promete um novo nível de imersão para RPGs”. Canaltech, 2022. Disponível em: <
https://canaltech.com.br/games/starfield-promete-um-novo-nivel-de-imersao-para-rpgs-211631/#:~:text=Como%20j%C3%A1%20sabemos%2C%20Starfield%20%C3%A9,imers%C3%A3o%20e%20customiza%C3%A7%C3%A3o%20aos%20jogadores>. Acesso em: 18 de março de 2022.
SATO, Jefferson Massao Linhares. “Starfield ganha vídeo exaltando mundo aberto e sistema de diálogo”. Tecmundo, 2022. Disponível em: <
https://www.tecmundo.com.br/voxel/235482-starfield-ganha-video-exaltando-mundo-aberto-sistema-dialogo.htm>. Acesso em: 20 de março de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »