Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/03/2022 às 16h35min - Atualizada em 30/03/2022 às 13h10min

Saiba como os impactos causados pelo desmatamento afetam a sociedade e a própria floresta

O desmatamento na Amazônia não é recente, mas nos últimos anos esse cenário piorou, e os impactos já refletem na floresta e no cotidiano da sociedade.

Maria Eduarda Ribeiro - Editora Ana Lívia Gonçalves
fonte: infoescola.com
As taxas de desmatamento na floresta Amazônica aumentaram nos últimos anos, a principal responsável por essa prática são as ações humanas ligadas aos interesses econômicos, e os impactos causados por ela já são uma realidade e podem comprometer a existência da floresta, além de afetar a sociedade.
 
A Amazônia engloba 9 países, entre eles, o Brasil. Sendo o território brasileiro o que possui a maior parte de sua extensão. A chamada Amazônia Legal (lei 1806.1953), é uma área que ocupa cerca de 59% do território nacional, e além do bioma Amazônia, abrange parte do Cerrado e do Pantanal. Os seus limites foram baseados na questão sociopolítica, e não geográfica.

O bioma Amazônia abriga a maior biodiversidade do planeta, fato que torna a floresta importante no cenário global. No entanto, os altos índices de desmatamento somados a outras práticas ilegais, ameaçam a vida na floresta.
 
Ane Alencar, Geógrafa com mestrado em sensoriamento remoto e doutorado em conservação dos recursos florestais e atualmente diretora de Ciências do IPAM, destaca a importância da floresta. Segundo ela, a floresta Amazônica tem um papel relevante na dinâmica climática mundial, ela é um regulador climático fundamental, através do seu processo de evapotranspiração e geração de chuva, tendo um papel muito importante, não só para a região amazônica, mas para o Brasil e para o mundo. A floresta contém um dos maiores estoques de carbono do planeta.
 
¨ A Amazônia tem uma riqueza muito grande de biodiversidade, além de uma riqueza de cultura, várias etnias e grupos indígenas. Riqueza essa que evoluiu com a floresta¨, afirma Ane.
 
O desmatamento está relacionado a interesses econômicos, e acontece, principalmente, por causa do agronegócio com a expansão da fronteira agrícola. A extração de madeira, a mineração e a grilagem, também são fatores que causam o desmatamento. A grilagem consiste em ocupar ilegalmente terras públicas. Os grileiros, agentes que realizam essa prática, invadem e desmatam as terras para depois vender.


 

Queimadas

Outra ação ligada ao desmatamento, são as queimadas. Sendo elas uma consequência direta desse ato. Primeiro toda área é desmatada, em seguida, ocorre os incêndios. Segundo dados do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), a Amazônia registrou mais de 28 mil focos de queimadas em agosto de 2021, número que está acima da média histórica para o mês. O Mato Grosso foi o estado que mais queimou em 2021, com mais de 13 mil focos registrados. Em seguida estão o Pará (10.448 focos) e o Amazonas (9.988 focos).


 
De acordo com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), no mês de setembro, a Amazônia perdeu diariamente uma área de floresta maior do que 4 mil campos de futebol. Em todo o mês foram devastados 1.224 km, corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
 

Como mostra o gráfico acima, o desmatamento atingiu a pior marca em 10 anos. O Pará é o estado que mais desmatou a Amazônia até agosto de 2021. Em um total de 5.302,61 Km de floresta desmatada na Amazônia Legal, 1.937,10 Km corresponde ao Pará. Em segundo lugar está o estado do Amazonas, com 1.336,75 km desmatados. Os dados são da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
 
¨O Código de Proteção à Vegetação Nativa (popularmente conhecido como Código Florestal Brasileiro), é uma das legislações ambientais mais robustas do mundo. O Código juntamente com outras ações, como a moratória da soja na Amazônia, contribuiu para a queda do desmatamento. Contudo, a falta de governança e a possibilidade crescente de impunidade, fizeram com que o desmatamento aumentasse nos últimos anos¨, ressalta Ludmila Rattis, pesquisadora no IPAM.



 
Segundo Ane Alencar, 51% dos desmatamentos ocorrem em terras públicas e 30% ocorrem em florestas públicas não destinadas. Uma grande parte do desmatamento atualmente ocorre por questões especulativas, ou seja, pessoas querendo ocupar terras públicas, fazem o desmatamento e dizem que essas terras tem dono.
 
¨ Estamos perdendo todos os serviços ecossistêmicos para que um ente privado se aproveite de uma terra pública e de um patrimônio que é de todos os brasileiros¨, relata Ane.



 
Durante a pandemia da COVID-19, o desmatamento disparou na floresta Amazônia. Com a atenção voltada para o coronavírus e, em paralelo, a diminuição da fiscalização, devido à quarentena, os agentes aproveitaram para realizar ações criminosas na floresta. Conforme dados divulgados pelo Sistema de Detecção de   Desmatamento em Tempo Real (Deter), a Amazônica apresentou um aumento de 25% nos alertas de desmatamento na pandemia.
 
 

Os impactos causados pelo desmatamento

Os impactos do desmatamento refletem na floresta, comprometendo o equilíbrio do planeta, gerando efeito, também, na economia e na sociedade.
 
¨Uma árvore de porte médio, saudável, pode bombear até 500 litros de água para o ar todos os dias. A potência de resfriamento de uma árvore é equivalente a 70kwh para cada 100 litros de água transpirada (o suficiente para alimentar duas unidades centrais de ar-condicionado, residências médias por dia). Cada árvore perdida vai resultar em menos calor dissipado e menos vapor de água, que em condições normais se condensaria, formaria nuvens e cairia novamente no solo em forma de chuva¨, destaca Ludmila Rattis sobre os efeitos biofísicos do desmatamento.
 
O primeiro impacto é na biodiversidade da floresta. O desflorestamento acaba com o habitat natural de muitas espécies, contribuindo para a morte dos animais, que consequentemente impacta a cadeia alimentar. Além de comprometer as atividades econômicas, como a caça e a pesca. As espécies da flora também podem ser ameaçadas à extinção, ocasionando, assim, um desequilíbrio ambiental.
 
¨Uma vez que as árvores são derrubadas pelo desmatamento, tira-se a capacidade de ciclagem da água, emite carbono para a atmosfera e destrói a biodiversidade, principalmente a flora, e acaba com o habitat da fauna, ¨ aponta a diretora de Ciências do IPAM, Ane Alencar, sobre os impactos ecológicos do desmatamento.

Além de causar danos na própria floresta, o desmatamento pode impactar a vida da sociedade. A liberação de gases poluentes decorrentes do desmatamento e das queimadas provocam o aquecimento global e aumento da temperatura. Apesar de ser uma consequência a longo prazo, a sociedade já sente as mudanças climáticas e seus efeitos.

Outro fator que impacta diretamente a sociedade são os riscos à saúde. Uma vez que a fumaça que vem das queimadas é um poluente ligado a doenças respiratórias e cardiovasculares. Assim, as pessoas que ficam expostas a esse ar poluído apresentam mais riscos.

Além disso, o descaso com a floresta Amazônica, pode causar epidemias. Exemplos de doenças como Zika, Dengue e Malária. Isso ocorre porque a destruição da floresta acaba com o habitat natural de muitos animais, permitindo que eles saem do seu ambiente e vão para perto do convívio da população, favorecendo o contato com os seres humanos e, assim, o surgimento de doenças.
 
O desmatamento pode impactar diretamente o cotidiano da sociedade, estando relacionado com o aumento da conta de luz. Isso acontece porque o corte das árvores diminui a umidade do ar, dessa forma, os reservatórios das usinas hidrelétricas recebem menor volume de chuvas. Com menos chuva, o preço da energia sobe.
 

Povos indígenas

Todo esse cenário, também é uma ameaça para os povos indígenas. O desmatamento da floresta destrói seus territórios no qual são dependentes e base de sua sobrevivência e cultura. Junto a essa questão, outro problema social é o genocídio desses povos, que está ligado aos conflitos sociais. A violência desses conflitos devido ao avanço do desmatamento impacta na demarcação das terras indígenas.
 
Para Ane Alencar, o desmatamento também tem um impacto social, porque ele acaba afetando as comunidades indígenas e as comunidades tradicionais. Como consequência, afeta os supermercados desses povos, gerando uma insegurança alimentar.
  

Ações do Governo para combater o desmatamento

No início de 2021, o governo apresentou o Plano Amazônia 2021/2022, que propõe ações de fiscalização e combate ao desmatamento, queimadas e outros crimes ambientais cometidos na floresta, além do fortalecimento de órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O plano tem como meta reduzir, até 2022, o número de desmatamento e queimadas na região da Amazônia Legal. Outra proposta é priorizar as áreas de maior ocorrência de crimes ambientais e oferecer alternativas socioeconômicas à população local dentro da questão do desenvolvimento sustentável.
 

Desenvolvimento sustentável na Amazônia

Uma alternativa de conter o desmatamento, é desenvolver atividades econômicas sustentáveis na floresta. Alinhar o progresso econômico e a preservação do meio ambiente, é possível.

Conter a ocupação desordenada, fazer cumprir a lei por meio da fiscalização, definir direitos de propriedade, eleger líderes e parlamentares que tenham compromisso com o fim do desmatamento e estancar a grilagem de terras públicas. São ações que podem ser feitas para alcançar o desmatamento zero e promover o desenvolvimento sustentável.
 
Dia 5 de setembro é o dia da Amazônia, a data foi criada para reconhecer a importância da floresta sendo, também, um alerta para a preservação ambiental.
 

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »