Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/03/2022 às 00h18min - Atualizada em 30/03/2022 às 22h48min

Medellín: a fênix colombiana

O renascimento depois de Pablo Escobar

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Reprodução: Metrópoles

A Colômbia atualizou o significado da palavra renascimento, Medellín, segunda maior cidade do país passou décadas associada diretamente com cartéis de drogas, violência e a Pablo Escobar, mas a cidade deu a volta por cima, assim como todo o país, superou essa reputação e está mostrando para o mundo e seus visitantes que é muito mais do que as imagens negativas do passado. 

Hoje em dia o lugar é referência de desenvolvimento urbano e integração social, a estratégia de união do urbanismo com arquitetura e a integração de áreas que antes eram dominadas pela violências, deu a Medellín em 2013 o título da cidade mais inovadora do mundo. O que encanta em Medellín não são  exatamente as atrações turísticas, pois nem  são tantas assim. Mas com certeza a vibe contagiante da cidade e de seus habitantes.

Se deu vontade de visitar Medellín, leia o artigo até o final para conhecer algumas das principais atrações. 

Plaza Botero

A Plaza Botero  um dos principais pontos turísticos da cidade, reúne obras originais de Fernando Botero famoso pintor colombiano. No total são 13 esculturas doadas pelo artista que chamam atenção pelas formas volumosas. Conhecido como Boterismo o estilo do artista tem esculturas e pinturas de figuras rechonchudas. Para os visitantes supersticiosos reza a lenda que traz sorte fazer carinho nas esculturas.

A praça mais parece um parque ao ar livre, localizada no centro da cidade, junto às igrejas e outras construções famosas por lá, incluindo o Museu de Antioquia o mais importante da cidade, que conta com mais de 100 obras de Botero em exposição permanente. 



Cerro Nutibara

Uma das colinas mais famosas em Medellín, e um dos principais pontos turísticos, de onde se tem uma vista majestosa da cidade. Além disso, é lá que está o Pueblito Paisa, uma réplica de um povoado que preserva nas cores vivas e a estrutura dos tradicionais povoados de Antioquia, tem uma câmera municipal, igreja, restaurantes, lojas com artesanatos tudo mantendo uma atmosfera charmosa.

O visitante que quiser mergulhar ainda mais nas tradições paisas (como é conhecido quem nasce em Medellín) uma deliciosa experiência é “bandeja paisa”, um dos pratos típicos da região, seus ingredientes são: arroz, feijão vermelho, chouriço, linguiça, torresmo, ovo frito, banana frita, abacate e arepas. Se assemelha muito com PF brasileiro, na maneira de servi todos esses ingredientes em um só prato. 



Comuna 13

Desvincule as imagens da aclamada série da Netflix sobre o tráfico de drogas na cidade, Narcos, e o passado violento da Comuna 13, pois a comunidade se tornou a mais visitada de Medellín dentre as 16 que existem na cidade, a semelhança com uma favela brasileira, fica só por ser local residencial da população de baixa renda. Nesse renascimento de Medellín após a morte de Pablo Escobar, Comuna 13 foi um dos lugares mais contemplados nesse projeto de desenvolvimento. Além da valorização da arte urbana com grafites, escadas rolantes foram instaladas, o que facilita muito a mobilidade dos moradores e visitantes.



Tour Pablo Escobar 

Epicentro de uma época violenta, em que os mortos eram empilhados nos necrotérios e que carros, prédios e até aviões eram explodidos a mando de El Patrón, é de longe algo que Medellín e seus moradores gostariam de esquecer, e vem fazendo o máximo para que narcoturismo não faça parte da rota de visitantes a cidade. Mas isso não quer dizer que não exista. Excursões são promovidas por agências e guias em locais que pertenceram a história do narcotraficante. 

Existem várias opções para esse tipo de tour. Muitos deles conduz o visitante ao cemitério onde Escobar está sepultado e a casa onde ele foi morto, o visitante ainda fica sabendo de muitas histórias que Narcos não contou. 



A noite de Medellín 

A vida norturna em Medellín é uma atração a parte, e o bairro de Poblado tem uma das mais conhecida da Colômbia. Há outras regiões boêmias espalhadas pela cidade, mas, sem dúvida, é a de Poblado a mais famosa delas. Com ruas muito estilosas, cheias de restaurantes e bares despojados, o bairro reserva o melhor da noite colombiana para visitantes e locais. 




Até pode ser, que, Medellín tenha problemas, mas fez o possível para esquecer seu passado sórdido e a história de violência. Se reinventou, aprimorou a mobilidade pública, renovou a infraestrutura e se desenvolveu artístico e culturalmente. Hoje o sentimento de orgulho domina a cidade, e isso contagia não só os locais mas como também os visitantes. 

A “cidade da eterna primavera” está a sua espera, só falta arrumar as malas e salir para Colômbia!!!!!!

Referência:

Medellín depois de Escobar: a cidade que deu a volta por cima. Viagem e Turismo. 2020. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/medellin-depois-de-escobar-a-cidade-que-deu-a-volta-por-cima/. Acesso 24/03/2022
 
Pueblito Paisa. Medellín Travel. Disponível em: 
https://www.medellin.travel/pueblito-paisa-cerro-nutibara/, Acesso 29/03/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »