Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/03/2022 às 22h59min - Atualizada em 31/03/2022 às 22h14min

Do nostálgico ao contemporâneo, viagens de trem com roteiros surpreendentes

Crislane Nunes - Editada por Victória Silva
Fotografia: Site Veja
Entre idas e vindas ao som dos trilhos, os longos períodos de viagem vai dando espaço para a contemplação de belas paisagens, nos remetendo a reflexões nostálgicas, lembranças e o despertar para a descoberta de novos horizontes através das janelas dos vagões do trem, proporcionando momentos e experiências espetaculares e sem dúvidas marcantes.

 As viagens de trem na sua grande maioria é sempre espetáculo! Os trilhos que cortam as cidades, provinces e a natureza em si, oferece além de belas paisagens um conforto incrível, podendo ser facilmente comparados à luxuosos hotéis.

 Serviço esse que em alguns países fazem parte de um pacote turístico, além dos passeios pelos principais pontos turísticos ao longo da rota de viagem, e a gastronomia local e regional fazem parte dessa aventura.

Ao redor do mundo existem vários roteiros dos mais variados tipos que contemplam desde uma natureza intimista e delicada até as exóticas e exclusivas, como, por exemplo a Espanha,Rússia, África, Europa entre outras.


Uma característica marcante dessas viagens é o seu ritmo, o que nos permite observar de forma calma e contemplar os detalhes mais delicados e imprescindíveis dessa viagem.

Segundo o site da Veja 2020, existem roteiros turísticos de trem ao redor do mundo que oferece além de muito conforto experiências surreais e única. A revista lista uma série com sete viagens, para encantar os visitantes e alguns desses destinos são:

1 — Transiberiano: Localizado entre a Rússia e China, com aproximadamente 9 mil km, é considerada uma das mais longas ferrovias do mundo. Foi construída entre 1891 e 1916, além da viagem, serviços como hospedagens e refeições são ofertadas no próprio trem, o trajeto contemplam desinos como Moscou e Pequim.

 2- Transcátabrico: Luxuoso trem fica localizada ao norte da Espanha conhecido por tamanha sofisticação, a viagem permite apreciar colinas que vão de Santiago de Compostela até São Sebastian, com visitas espetaculares o passeio acontece desde 2011 e tem a duração de oito dias e sete noites de muitas possibilidades, serviços como internet, saunas nas cabines e nas paradas a City Tours fazem parte do passeio.

 3- Rovos Rail: Uma viagem ao longo da África, o mais luxuoso trem do mundo assim como se intitula, passa por destinos fantásticos como a África do Sul, Tanzânia, Zâmbia entre outros.
 4- Orient Express: É considerada a viagem mais famosa do mundo percorrida de trem ao longo da Europa. Como instalações dos anos 20 e 30 totalmente reformadas com muito luxo e sofisticação. O roteiro turístico contempla passeios por Londres, Paris, Veneza, Praga, Istambul entre outros. Serviços exclusivos como bar com pianistas, vagões com decoração de vidro lalique e mordomo 24 horas fazem parte dessa viagem.



A concepção de que a ferrovia por ser um dos primeiros meios de transportes coletivos do mundo e por suas características físicas, são viagens demoradas e talvez cansativas é sobretudo uma referência ultrapassada e defasada em meio a tantas transformações e adequações para se tornarem viagens cobiçadas e muito bem organizadas, além de muito conforto cruzando os trilhos ao redor do mundo.

Em meio a vida globalizada e a modernidade líquida e as suas infinitas demandas diárias que servem se tu tempo como aliado ou inimigo perfeito para execução das tarefas diárias, as viagens a trem ressurgem de maneira resignificado com a concepção do uso das horas a favor do bem-estar e tranquilidade dos seus apreciadores. Uma viagem e a sua maioria longa com tudo possibilitando um leque de sensações indescritíveis em meio a conturbada e caótica vida humana, contudo tornam-se momentos raros e muito significantes.

REFERÊNCIAS: 

Viagem de trem: veja os 15 roteiros mais espetaculares do mundo. Viajar Melhor, 2019. Disponível em: https://guiaviajarmelhor.com.br/viagem-de-trem-veja-os-15-roteiros-mais-espetaculares-do-mundo/. Acesso em: 29/03/21

Cunha, Tatiana. As 7 viagens de trem mais incríveis do planeta. Veja, 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/modo-aviao/as-7-viagens-de-trem-mais-incriveis-do-planeta/amp/. Acesso em: 26/03/22.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »