Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/05/2022 às 22h12min - Atualizada em 18/05/2022 às 17h50min

Campina Grande festeja O Maior São João do Mundo

Cidade se transforma no maior arraial do mundo com 30 dias de festa durante o mês de junho

Tassia Gomes - editado por David Cardoso
Parque do Povo.(Foto: Reprodução/Emanuel Tadeu)

A região do nordeste do país é culturalmente conhecida por suas festas juninas e a cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, sempre se destacou por possuir artistas conhecidos, Quadrilhas Juninas, casas de shows com temática junina, comidas típicas, e claro São João de rua. Até O grande Rei do Baião Luiz Gonzaga, apesar de não ser paraibano declarou em entrevista à TV local (TV Borborema) que o forró teria nascido na Rainha da Borborema, como é carinhosamente conhecida a cidade. 


Estátua em homenagem a Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Campina Grande, PB
Foto: Reprodução/cgretalhos


Como começou
Campina Grande já era conhecida por comemorar o São João em diversos pontos da cidade. Eram mais de 300 Quadrilhas juninas de rua, familiares e amigos se reuniam em volta das tradicionais fogueiras, casas enfeitadas com suas bandeirolas comemorar a data com muito forró e diversão. Assim, em 1983, surgiu O Maior São João do Mundo, criado pelo então prefeito da cidade prefeito Ronaldo Cunha Lima. Sua ideia principal seria reunir toda a cultura da região em um só local e acessível para toda população. Havia no centro da cidade um grande espaço ao ar livre que não havia sido definido no que se transformaria. Foi então construído o Parque do Povo, local que sedia desde a primeira edição em 1986 os festejos juninos que dura os 30 dias do mês de Junho transformando a cidade em um grande arraial fazendo a alegria da população que tanto se orgulha e dos turistas que todos os anos se encantam com as festividades.
 

Primeira edição
Para sediar O Maior São João do Mundo, o então “Coqueiros de Zé Rodrigues” passou a ser conhecido como Parque do Povo e no local foi construído um monumento em forma de pirâmide projetado pelo arquiteto Carlos Alberto de Almeida. Sua inauguração foi em 14 de maio de 1986 e no dia 31 do mesmo mês O Maior São João do Mundo foi lançado ao mundo e, como esperado contou com a presença da população que ansiosa esperava pelo grande dia. “Campinenses, declaro aberto o festejo junino do ‘Maior São João do Mundo’, que fazemos em Campina Grande. Declaro inaugurado o Parque do Povo, obra monumental e multifuncional, construído com recursos próprios do município” disse o prefeito Ronaldo Cunha Lima na inauguração.

O que vai encontrar por lá?

Pirâmide
Além das apresentações das quadrilhas juninas a Pirâmide é mais uma opção para os forrozeiros de plantão danças a noite toda.

Quadrilhas Junina
É na Pirâmide do Parque do Povo que o show acontece. Durante todo o mês de São João as quadrilhas juninas encantam todos que param para apreciar o espetáculo e enchem de orgulho os conterrâneos em competições de tirar o folego.

Casamento coletivo
O coração chega a transbordar de amor. No dia Santo Antônio, o santo casamenteiro é realizado no Parque do Povo o casamento coletivo, na qual, dezenas de casais se casam em conjunto tudo pago pela Prefeitura da cidade

Ilhas de Forró
Palhoças de forró distribuídas pelo Parque do Povo para quem deseja dançar o verdadeiro forró pé de serra coladinho com o seu par. São mais de 90 trios de forró que animam durante as 30 noites de festa do Maior São João do Mundo.

Palco principal
Durante os 31 dias de festa passam pelo Palco principal artistas consagrados como Elba Ramalho, Flávio José, Dorgival Dantas, Xand Avião, Solange Alemida, Wesley Safadão, entre outros que atarem multidões.
 


Tour pela cidade.
Vila Sitio São João
Além do Parque do Povo, a cidade conta com o Sitio São João, mais um local destinado ao forró. Lá é montado um sitio cenográfico típico do interior do nordeste com comidas típicas, trios de forró, engenho de farinha e atrações musicais. Diversão garantida para toda a família.
 
Vila do Artesão
O artesanato não passa despercebido por quem decide visitar a Rainha da Borborema. A Vila do Artesão prova isso, lá é possível encontrar artigos de couro e algodão feitos por artesãos da terra. E claro, não podia faltar o trio de forró que coloca o público presente para dançar aquele forró raiz.
 
São João pós pandemia
A expectativa é muito grande para o retorno do São João de Campina Grande. É possível sentir a energia e ansiedade em cada campinense afinal, foram dois anos de espera. E o grande homenageado do ano será o cantor e compositor campinense Genival Lacerda, que faleceu aos 89 anos por complicações do covid19. “O São João de Campina Grande aquece a economia da cidade, a cultura e gera empregos. É o momento mais aguardado do ano. Toda a cidade para. É incrível!” disse Rodrigo Nunes, professor e ex quadrilheiro.
 
Veja abaixo as atrações da festa que acontecerá de 10 de junho a 10 de julho:



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »