Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/05/2022 às 13h47min - Atualizada em 26/05/2022 às 11h59min

Os 7 Estilos Universais

Será que algo tão pessoal como o estilo pode ser universal?

Laís Queiroz Ribeiro - Editado por Hanelise Brito
Divulgação - Google


Você sabe o que significa estilo? De acordo com o dicionário estilo significa uma maneira particular e pessoal de se expressar através da escrita, da música, do modo de vestir, pintar, esculpir, desenhar, falar, entre outros. Mas como algo pessoal pode ser universal? 

Tudo começa na década de 80 quando as consultoras de moda, pesquisadoras e autoras do livro Style Source, Alyce Parsons e Mimi Dorsey resolvem estudar como a população americana se veste. A partir dos estudos, elas observaram um comportamento padrão e denominaram o que conhecemos hoje de Estilo Universal. 

O estilo universal é o resultado padrão dos estilos, ou seja os sete estilos predominantes que as norte-americanas descobriram foram definidos para representar a maioria da população mundial. Na pesquisa, elas perceberam também que existe uma variação de estilos, ou seja, ninguém se veste de uma única forma e uma pessoa pode se identificar com cerca de dois a três estilos.

Ficou curioso? Conheça abaixo as características gerais e principais peças de três dos sete estilos universais. A intenção não é fazer com que você se sinta preso com um estilo, mas te ajudar a conhecer e identificar os seus gostos.


Clássico

Conhecido como clássico ou tradicional, esse estilo passa um ar de seriedade e profissionalismo sem deixar a elegância de lado. Esse estilo é composto por peças que nunca saem de moda. Exemplos de peças-chave: calças jeans, vestidos, blazers, camisas, conjuntos ou peças únicas com recorte de alfaiataria.

 


Romântico

Caracterizado por transmitir feminilidade. Esse estilo tem como característica vestidos rodados, cintura marcada e estampas como flores, poá, mangas bufantes e detalhes em renda, bordados e laços. Exemplos de peças-chave: Vestidos, saias, blusas delicadas, e sapatos baixos como mule e sapatilhas com bico fino.

 


Elegante

Estilo caracterizado por ter como cores nas peças o branco e o preto, e se houver cor no look com certeza é monocromático. O diferencial desse estilo está nos acessórios como bolsas, óculos, brincos, pulseiras e anéis. Exemplos de peças-chave: saias, vestidos, macacão, camisas de manga longa e gola alta e muitos acessórios.

 


E aí? Algum desses estilos tem a sua cara? Estes são os primeiros estilos que gostaríamos de te apresentar. Na próxima semana você vai conferir as características dos estilos Casual/Esportivo, Sexy, Criativo e Moderno/Urbano, assim você entenderá melhor o que te representa e o porquê de você amar algumas peças e odiar outras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »