04/07/2019 às 11h13min - Atualizada em 04/07/2019 às 11h13min

Peru volta à final da Copa América depois de 44 anos

Com atuação de gala, seleção peruana domina os chilenos e vai encarar o Brasil na decisão

Juan Pablo - Editado por Paulo Octávio
Foto: Raul Arboleda/AFP
O Peru avança para a decisão da Copa América 2019. Com um bom desempenho coletivo, os peruanos venceram por 3 x 0 o Chile, atual bicampeão da Copa América, nesta quarta-feira (03).  Destaque para o atacante Paolo Guerrero, que fez o seu segundo e se isolou como o maior artilheiro em atividade da Copa América, com 13 gols. E depois de 44 anos, os peruanos estão em uma final da competição. A última decisão foi em 1975, ano em que  los incas ganharam da seleção da colombiana e conquistaram o bi (antes tinham vencido a edição de 1939). Está será terceira vez que Peru decide o torneio continental.
 
1° TEMPO

A partida começou com o Peru indo para ataque. Logo nos primeiros minutos, Guerrero recebe o lançamento na esquerda, corta Medel, e toca pra Cueva. O meia chuta de bico e manda para fora do gol. Com um bom volume de jogo, as duas equipes procuram abrir o placar.  A seleção chilena tenta, aos seis minutos, corresponder com Aránguiz, que pega de primeira, mas chuta para fora. Não demorou muito para sair o primeiro gol da partida. Aos 21', em um cruzamento pela direita do Cueva, Carillo desvia de cabeça, e Flores bate de trivela para o fundo do gol . 1 x 0 para os peruanos. Chile até tenta responder, mas nada adianta. Aos 37', depois de um lançamento da defesa para Carillo, o goleiro Arias se atrapalha, sai da área e é driblado. Com gol vazio, Carillo cruza para Yotún, que mata no peito e amplia o placar. Aos 43', após escanteio da seleção chilena, Fuenzalida pega de primeira e Gallese faz uma ótima defesa. Os chilenos colocam pressão no fim do primeiro tempo, mas a primeira etapa termina com os peruanos em vantagem.

2° TEMPO

Na volta do intervalo, o Chile coloca uma bola na trave aos seis minutos. Aránguiz levanta na área, e Vargas cabeceia na trave. Chance para os peruanos aos 14', Carillo puxa contra-ataque, toca para Guerrero, que cruza para Cueva. Yotún recebe, mas chuta mal e desperdiça a chance de ampliar ainda mais. Os chilenos vão para cima. Um chute fora da área de Aránguiz leva perigo ao gol peruanos. Porém, Gallese estava em noite inspirada. Ele evitou que  Vidal e Vargas descontassem.

Aos 45'
,  quando peruanos gritavam 'olé' na arquibancada, Tapia dá uma bela assistência para Guerrero. artilheiro recebe, livra-se do goleiro e faz 3 x 0 . Com o gol, ele se torna o maior artilheiro em atividade da Copa América com 13 gols. No final, Chile ainda teve um pênalti. Mas Vargas bateu de cavadinha para boa defesa de Gallese. Depois desse lance, o árbitro apitou e decretou fim de jogo. Fim do tabu de 44 anos do Peru fora das decisões continentais. Agora, los incas encaram o Brasil pelo sonho do tri.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

O Peru vai enfrentar o Brasil na final, no Maracanã, neste domingo (07), às 17h (horário de Brasília). E o Chile enfrenta a Argentina na disputa do terceiro lugar, no estádio da Arena Corinthians, às 16h (horário de Brasília).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »