Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/05/2022 às 16h21min - Atualizada em 29/05/2022 às 15h40min

A importância da representatividade feminina em personagens de filmes e séries

Levanta a mão quem nunca assistiu um filme ou uma série na qual a mocinha sempre é salva ou auxiliada em sua trajetória pelo herói bonito? Entenda a importância da representatividade feminina e como isso ajuda no crescimento de jovens independentes

Vitória Barbara - editado por Larissa Nunes
Personagens femininas. (Foto: Reprodução / Editado por Vitória Barbara)

A maioria das participações femininas em séries e filmes, principalmente em obras antigas, sempre carregam o estereótipo de mulheres fracas e que precisam de figuras masculinas para ajudá-las a enfrentarem desafios que estão por vir ao longo de suas histórias.

A criação dessas personagens nas obras de ficção, moldadas na submissão e passividade, são negativos para a construção de referências de figuras femininas. De forma inconsciente, esse estereótipo padronizado acaba fazendo com que as meninas acreditem que são menos importantes e capazes que os meninos, fazendo-as a pensarem que sempre devem esperar por seus “heróis”.

Existem inúmeros de filmes e séries que retratam a figura da mulher como indefesa, boba ou como alguém que precisa ser salva. Muitas vezes a personagem vive à beira do homem ou a sua história gira apenas em torno dele e na maioria das produções a mulher é a única figura sexualizada do roteiro.

Séries e filmes que contém personagens femininas fortes faz com que meninas e adolescentes se identifiquem, e assim, se sintam motivadas a enfrentarem e resistirem aos problemas do dia-a-dia. O estímulo a partir dessas personagens ajudam as meninas a compreenderem que elas conseguem ir muito mais além, trazendo uma transformação postural, permitindo assim, que elas conheçam as mais variadas ocupações das mulheres na sociedade.

O contato com narrativas que trazem as meninas como foco central da história, confere a elas uma sensação de empoderamento. Em entrevista para a revista Glamour, Claudia Onofre, consultora educacional da plataforma Dentro da História, afirma que o empoderamento feminino deve ser um tema que desperte reflexões desde a infância.

Claudia também afirma que as personagens femininas também devem ser apresentadas para os meninos. Isso irá reforçar a ideia de que meninos e meninas não são tão diferentes, já que ambos podem ser fortes, sensíveis, confiantes e muito mais. Outra coisa importante é que as narrativas ajudam os meninos a construírem um imaginário mais completo em relação a representação feminina, os tornando ainda mais respeitosos.

Vale mencionar que as mulheres protagonistas e independentes não odeiam os homens. As heroínas não são modelos que priorizam somente elas ou que salvam somente outras mulheres e/ou mais vulneráveis. As personagens femininas estão lá para salvar o imaginário das meninas que querem ser independentes, sem serem coadjuvantes de homem nenhum.

Segue uma lista com 10 personagens femininas mais inspiradoras de séries e filmes para se entreter e, ao mesmo tempo, se inspirar com suas lutas, histórias e superações:

Hermione Granger – Harry Potter


Hermione Granger - Harry Potter.

Hermione Granger - Harry Potter.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Interpretada por Emma Watson, a personagem possui qualidades admiráveis de força, inteligência, sagacidade e principalmente de solidariedade. Mesmo em grandes batalhas, não poupava esforços para ajudar as pessoas que ela amava. Apesar de ser uma bruxa, Hermione enfrentou muitos casos de preconceitos por seus pais serem trouxas (pessoas sem poderes mágicos). No entanto, ela demonstrou sua força. Toda as características feministas também são encontradas na atriz que a interpreta, Emma Watson, que está sempre lutando em palestras e congressos pelos diretos das mulheres.

 

Princesa Merida – Valente

Princesa Merida - Valente.

Princesa Merida - Valente.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Merida é a primeira princesa da Disney a possuir cabelo cacheado e solto, o que já é um grande fator de empoderamento para as mulheres e garotas de cabelos cacheados. Durante a história, a princesa luta contra as regras impostas pela sociedade em que vive. A princesa se recusa a desempenhar padrões de feminilidade, agir como uma princesa e se casar apenas por obrigação.

Viúva Negra – Marvel

Viúva Negra - Marvel.

Viúva Negra - Marvel.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


A espiã russa Natasha Romanoff foi a primeira personagem feminina da Marvel a se destacar no time de super heróis. Ela é uma integrante muito forte no meio dos Vingadores, composto pelo Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Gavião Arqueiro etc. Natasha mostra para todos a sua força e independência dentre os vingadores homens e luta de igual para igual ao lado deles.
 
Elizabeth Bennet – Orgulho e Preconceito

Elizabeth Bennet - Orgulho e Preconceito.

Elizabeth Bennet - Orgulho e Preconceito.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


A personagem Elizabeth Bennet, interpretada por Keira Knightley, se tornou um dos ícones de inspiração. No filme, que é inspirado no livro de mesmo nome da escritora Jane Austen, ela recusa as pressões sociais e permanece solteira até encontrar alguém que ame. Elizabeth se mantém firme e forte em sua decisão de não se casar apenas por interesse, ainda que essa seja a única forma de mudar sua condição social.

Jane Sloan, Kat Edison e Sutton Brady – The Bold Type

Jane, Kat e Sutton - The Bold Type.

Jane, Kat e Sutton - The Bold Type.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Ao falar de TBT, devemos citar o trio por inteiro que é composto por três jovens que trabalham na mesma empresa e roubam a cena com uma amizade linda e saudável. A série é recheada de personagens femininas fortes em que todas passaram e ainda passam pelo processo de auto aceitação, mas que quando há uma união feminina, tudo passa a ser possível. Elas vão descobrindo na prática o que é o feminismo e como conquistar os seus lugares no mundo.

Claireece “Preciosa” Jones – Preciosa

Claireece - Preciosa.

Claireece - Preciosa.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Preciosa é uma jovem negra, pobre e gorda, que sofre abusos sexuais do pai e é negligenciada pela mãe. A personagem, interpretada por Gabourey Sidibi, vê uma oportunidade de mudar sua vida ao ser enviada a uma escola alternativa. A personagem encontra nas grandes dificuldades oportunidades de seguir em frente e continuar sonhando com um futuro melhor, se tornando um ícone de inspiração.

Annalise Keating – How To Get Away With Murder

Annalise Keating – How To Get Away With Murder.

Annalise Keating – How To Get Away With Murder.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Poderosa, ambiciosa e determinada, assim se caracteriza a personagem Annalise, interpretada por Viola Davis. Annalise é uma professora do curso de Direito. Persuasiva e direta, a personagem sempre consegue as respostas que quer, o que a torna famosa por lidar com casos difíceis e na maioria das vezes obter vitória.

Katniss Everdeen – Jogos Vorazes

Katniss Everdeen – Jogos Vorazes.

Katniss Everdeen – Jogos Vorazes.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


A personagem Katniss, interpretada por Jennifer Lawrence na trilogia Jogos Vorazes, é um símbolo de força e resistência à opressão do local de onde vive. A personagem luta pelo que acredita e em toda trilogia busca proteger as pessoas amadas, lutando contra o que considera injusto e abusivo.

Daenerys Targaryen – Game Of Thrones

Daenerys Targaryen – Game Of Thrones.

Daenerys Targaryen – Game Of Thrones.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Daenerys é uma das personagens femininas mais fortes dos livros e série Game Of Thrones. Interpretada por Emilia Clarke na série, ela nos deixa a maior lição que a personagem tem a ensinar: não deixar as nossas vontades de lado e não ceder a pressões masculinas. A personagem também é generosa e um exemplo de líder que luta pelo bem estar de seu povo.
  
Tiana – A princesa e o sapo

Tiana - A princesa e o sapo.

Tiana - A princesa e o sapo.

(Foto: Reprodução / Pinterest)


Tiana é uma jovem aspirante e empreendedora que ao invés de perseguir um príncipe, ela luta para perseguir seu sonho de abrir seu próprio restaurante. A personagem passa metade do filme sendo a heroína e resgatando seu parceiro, além de ter a carga de ser a primeira personagem de origem afrodescendente protagonista.


Seja em universos fantásticos ou bem parecidos com o da nossa realidade, essas 10 personagens nos mostram que ser forte é coisa de mulher sim. E você, tem uma personagem feminina inspiradora e que não está nesta lista?

Saiba mais sobre personagens femininas, clicando aqui.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »