Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/05/2022 às 21h53min - Atualizada em 31/05/2022 às 21h51min

Romênia: Um destino ainda pouco explorado pelos turistas

Sabrina Roza - Editado por Amanda Martins
Foto arquivo pessoal| Instagram @ana.partene

 

 

Paisagens exuberantes, Conde Drácula, cultura e um povo com o passado marcado pelo comunismo. Esses são alguns  dos conceitos que uma parcela da população conhece sobre a Romênia. 

Localizada no Leste Europeu, a Romênia é um país com mais de 19 milhões de habitantes, de acordo com o United Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações. 

 

Tendo como capital Bucareste, a moeda do país é o leu romeno que equivale a aproximadamente a 1,03 do Real brasileiro. Além disso, a região é marcada pelo cristianismo, com muitos adeptos pertencentes à Igreja Ortodoxa. As atrações presentes no país incluem visitas a  suntuosos castelos, parques ao ar livre, museus entre outros.

Foto arquivo pessoal| Instagram@andreimiron_

 

Ainda pouco explorada pelos viajantes, a Romênia é o lugar perfeito para quem quer se aventurar em um país riquíssimo de cultura. 

O turismo no país é relativamente barato em relação a outros países da Europa, mas não deve nada no quesito de  pontos turísticos e um povo acolhedor.

 

O país é muito conhecido pelo personagem Conde Drácula, o vampiro de Bram Stocker. Como muitos dizem, este que viveu no Castelo de Bran, que é um ponto turístico muito disputado para visitação na Transilvânia.

 

Vlad O Empalador. Foto Reprodução| Halloween Transylvania Ro.

 

 

Castelo de Bran. Foto Reprodução| Instagram @samuel.lunca.

 

A capital oferece boa estrutura para os turistas de plantão, apesar do ambiente medieval, a cidade conta com modernas acomodações. 

Sibiu, Brașov, Bucovina,e Constanta são algumas das cidades que pertencem a Romênia, esses locais encantam pela beleza, além das florestas que as cercam. 

 

Como ir para a Romênia?

 

Infelizmente ainda não existem voos diretos entre o Brasil e a Romênia, mas é possível fazer conexão em algum país europeu, e aí sim embarcar para a Romênia. 

 

É necessário visto para entrar no país?

 

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Romênia. A única exigência é ter o passaporte com a validade  mínima de seis meses, para estadias até 90 dias.

 

Pontos turísticos para visitar na Romênia 

 

Sibiu

Foto Reprodução|Adventurous Miriam.

 

É uma das cidades que contam a história do país, uma boa atração para visitantes em Sibiu é conhecer a Piata Mare, a praça central do local, além disso, não deixe de conferir o Museu Nacional de Brukenthal e Castelo de Poenari. 


Constanta

Foto Reprodução| Euro Cities.

 

Para quem gosta de praia, essa é a cidade perfeita. No verão as praias da região atraem muitos turistas que vão lá para se refrescar do verão europeu. Algumas das praias mais disputadas incluem:Mamaia e Eforie Sud.

 

Brasov 

Foto Reprodução|The Globetrotting Teacher

 

A cidade é uma das mais antigas do país, e conta com um belíssimo centro histórico preservado. A partir de Brașov é possível conhecer o Castelo de Bran, que serviu de inspiração para o Conde Drácula. Além do mais, há outras atrações na cidade, como a Igreja Negra, o Museu de História de Brasov, e a Igreja Ortodoxa de São Nicolau.







 

Dragasani 

Foto Reprodução| Instagram @romanian_romance

 

Foto Reprodução| Instagram @romanian_romance


Para os amantes de vinho,  a cidade é um prato cheio. O local aconchegante conta com algumas vinícolas para os turistas visitarem, como a House wines Iordache, Avincis Winery entre outras. 

Foto Reprodução| Facebook Avincis.


Oradea 

Foto Reprodução| Visit Romania

 

Oradea é  conhecida como a cidade de estilo art nouveau, ela  abriga igrejas, museus e belos parques. Não deixe de visitar o Black Eagle Palace,Tarii Crisurilor Museum, December 1st Park, além de outras atrações que a cidade tem a oferecer. 

 

Contexto histórico 

O Partido Comunista ficou no poder na Romênia de 1947 a 1989. O comunismo daquela época tentou modernizar o país com base no modelo soviético. A era de Nicolae Ceausescu trouxe impactos negativos ao povo romeno que já não aguentava mais o regime ditatorial imposto pelo líder no país.

Nicolae e Elena Ceausescu-Ion Chibzii/Reprodução: Flickr
 

Somente em 1989, com a insatisfação do povo e devido a vários protestos, é que o regime de Ceausescu foi interrompido. Ele e sua esposa tentaram uma fuga, porém foram capturados e executados. Nessa ocasião houve revolta popular e derramamento de sangue, acredita-se que milhares de romenos morreram durante a revolução romena.

Apesar do passado marcado pelo comunismo,  a Romênia é um país que se assemelha muito ao Brasil em relação a língua, que é o romeno que tem  origem do latim. Além de ter um povo acolhedor, que está sempre disposto a mostrar  as belezas e a cultura do país. 

 

Quais as melhores épocas para visitar a Romênia?

Foto Reprodução| Instagram @soranachiper

 

Entre abril e junho são considerados meses bons, pois apresentam passagens com preços mais baixos, e um clima agradável. 

 

Na próxima vez que for visitar a Romênia não deixe de conferir a postagem para conferir as dicas.

 

Tenha uma boa viagem!



 

Referências:

Seguros Promo. 2022. Disponível em : <https://www.segurospromo.com.br/blog/romenia/#Romenia_dicas_de_roteiro_cidades_e_atrativos>. Acesso em 31 de maio de 2022.

 

Dois Níveis. 2021. Disponível em:<https://www.doisniveis.com/doisniveis/romenia-o-contexto-historico-do-comunismo-a-democracia/>. Acesso em 31 de maio de 2022.

 

Stoodi.2021. Disponível em: . Acesso em 28 de maio de 2022.

 

Romania Tourism. 2022. Disponível

em:. Acesso em 28 de maio de 2022.

 

Visit Romania. 2022. Disponível em

:. Acesso em 28 de maio de 2022.

Lonely Planet. 2022. Disponível em:

. Acesso em 28 de maio de 2022

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »