Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2022 às 13h28min - Atualizada em 04/06/2022 às 13h13min

Além de praia e sol

Conheça lugares e atividades incríveis para fazer turismo ao ar livre

Camylla Klévia - Editada por Victória Silva
Fonte: Portal Gramado

Possuindo uma faixa litorânea com mais de 7 mil km de extensão, o Brasil vem se destacando cada dia mais no cenário turístico mundial, e, ano após ano, está subindo no ranking dos países mais procurados por turistas. Esse crescimento muito tem a ver com a diversidade cultural do nosso país e por seu povo, considerado tão simpático e acolhedor. Apesar de ter um litoral considerado como um dos mais bonitos do mundo, o Brasil tem opções tanto para quem curte um friozinho quanto para quem foge do frio e procura por lugares quentes e paisagens paradisíacas. Tentaremos, de maneira simples e objetiva, mostrar um pouco de algumas das cidades brasileiras mais visitadas e suas opções de turismo e lazer ao ar livre.


Começando com os destinos mais procurados pelos amantes de climas amenos e frios podemos citar Campos do Jordão - SP, Gramado - RS e Curitiba - PR.

Segundo uma pesquisa realizada por uma grande agência de turismo brasileira, quem lidera o top cinco de cidades mais procuradas durante o inverno é Gramado, na serra gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Além de ser famosa pela gastronomia sofisticada e arquitetura pitoresca, a cidade também consegue arrancar suspiros de seus visitantes com suas ruas encantadoramente floridas e o cheiro da natureza, que transmite tranquilidade e aflora nos visitantes o amor pelas paisagens naturais.

Um programa indispensável para quem vai a Gramado é a visita ao Snowland, o único parque com “neve” do Brasil, o local oferece inúmeras opções de entretenimento para seus visitantes como patinação no gelo e a ida ao Mirante Bela Vista, que oferece uma visão privilegiada e deslumbrante da montanha de neve.

 A ida ao Lago Negro também é parada obrigatória para quem visita Gramado. A combinação entre as águas escuras e profundas do lago somado ao verde das árvores garantem ao local o título de um dos lugares mais bonitos e famosos da cidade. Outras opções para quem quer curtir o clima de Gramado é a ida à famosa Rua Torta, que possui suas ruas repletas de lindas flores e que já foi paisagem para vários filmes; ao Parque Estadual do Caracol, que possui uma área com mais de 100 hectares de mata nativa e de reflorestamento sob proteção e a visitação ao Ecoparque Sperry, cuja filosofia é conhecer para preservar.

 

 

Snowland Parque de Neve em Gramado

Snowland Parque de Neve em Gramado

Crédito: Divulgação Portal Gramado
 




















Também conhecida como “Suíça Brasileira'', Campos do Jordão é o município mais alto do Brasil, localizado a uma altitude de 1.628m, o que garante ao local temperaturas mais baixas que a média do país. Campos do Jordão é uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para quem deseja conectar-se à natureza, uma sugestão é a prática do arborismo, no Horto Florestal. O circuito é formado por 9 travessias, sendo 5 pontes, 1 pinguela de tronco e 1 tirolesa. O passeio garante diversão e uma inacreditável vista do Parque Estadual, além de aflorar um olhar especial para a natureza. Outra opção de passeio ao ar livre é o Parque Amantikir, um espaço formado por lindos jardins que possuem uma diversidade de 680 espécies de plantas, vindas das mais diversas partes do mundo. Além dessa variedade botânica, o ponto turístico ainda oferece eventos culturais, exposições e aulas de artes. Ainda em Campos do Jordão, os visitantes podem desfrutar da Aventura no Rancho, um espaço que promove muita integração com a natureza, além de oferecer práticas esportivas como caminhadas e passeios a cavalo, por trilhas, montanhas, paintball e tirolesa. O local também dispõe de um restaurante com almoço, lanches e bebidas.

Com uma incrível diversidade de passeios ao ar livre, Curitiba é a capital do estado do Paraná, na região sul do Brasil. A cidade é conhecida como centro cultural, justamente por alojar muitos espaços para apresentações, como a Ópera de Arame e o gigantesco Centro Cultural Teatro Guaíra. Curitiba possui clima temperado oceânico e pode registrar temperaturas perto de 0 °C durante o período de inverno. Algumas das opções para quem visita Curitiba e quer curtir passeios leves e a céu aberto é a visita ao principal cartão-postal da cidade, o Jardim Botânico, um dos parques mais bonitos da capital paranaense.  O Jardim Botânico é formado por lindos jardins, uma ótima opção para se reunir com familiares e amigos para fazer piqueniques e/ou tirar belíssimas fotos. Um dos jardins que gera muita expectativa nos turistas é o Jardim das Emoções, nele os visitantes têm os olhos vendados e podem experimentar aromas e texturas, aguçando assim os sentidos e permitindo-se sentir e notar a natureza de uma maneira diferente. Não podemos deixar de citar a Rua das Flores, como o nome bem diz, é um local lindo e reservado á pedestres, nesse espaço é possível admirar a linda paisagem de Curitiba sentado em cadeiras dispostas pelas calçadas ou simplesmente caminhar entre os prédios históricos. Com o clima bastante agradável, a cidade é convidativa para a prática de caminhadas, passeios de bike e tours guiados.

Já para quem prefere um clima mais tropical, o litoral Brasileiro tem incontáveis opções de destinos com belas praias, bares, resorts, centros culturais e parques para receber muito bem os visitantes. Diante de tantas opções, iremos mencionar apenas dois, Salvador e Maceió. Segundo dados da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, essas duas cidades estão entre os três destinos mais procurados do país no primeiro trimestre de 2022.

Começando pela capital do estado da Bahia, Salvador, cidade bastante conhecida por sua arquitetura colonial portuguesa e sua cultura afro-brasileira. Para quem visita Salvador, uma parada obrigatória é o Pelourinho, também chamado de Pelô, localizado no Centro Histórico da cidade, o local tem suas ruas de paralelepípedo estreitas e enladeiradas, e o que não falta é colorido e atividades culturais, além de muitos bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros e igrejas. Outro ponto turístico ao ar livre é o Jardim Botânico, no bairro de São Marcos, com uma área de domínio público de 17 hectares, o Jardim Botânico é um verdadeiro oásis no meio de uma grande cidade, o local é um espaço de lazer e preservação que oferece aos seus visitantes uma diversidade aproximada de 61 mil espécies vegetais, além de trilhas e exposições de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais. Ainda em Salvador, não poderíamos deixar de citar o famoso Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos de Salvador, o local é uma excelente opção para quem deseja ver um lindo pôr do sol e tirar lindas fotos com a Bahia de Todos os Santos como plano de fundo.

Por fim, chegamos a nossa última parada, a encantadora cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, também conhecida como ‘Caribe Brasileiro’ e dona da orla mais bonita do país.


Trono de Corais - Praia de Verde

Trono de Corais - Praia de Verde

Crédito: Itawi Albuquerque / Secom Maceió















Além de um povo acolhedor e generoso, Maceió, tem suas praias cercadas por corais, águas geralmente mornas e uma cor incrivelmente apaixonante, além de serem de fácil acesso. Um dos lugares mais bonitos e visitados são as piscinas naturais da Praia de Pajuçara, há poucos quilômetros da costa, os recifes de corais formam as piscinas naturais de água morna e um azul maravilhoso. Das piscinas naturais os visitantes têm uma vista encantadora de Cabo Verde e também podem prestigiar a beleza da orla de Pajuçara. O local ainda oferece mergulhos para apreciação da vida marinha e bares flutuantes. Outro ponto turístico é o Mirante de São Gonçalo, o mirante oferece aos visitantes uma vista deslumbrante da cidade, deste ponto é possível apreciar o centro histórico, o porto da cidade e o gigantesco mar, o local oferece uma linda vista tanto pelo dia, no entardecer, por exemplo, quanto à noite, quando a cidade está toda iluminada. Para quem ama viajar sem descuidar da saúde, Maceió oferece uma academia ao ar livre. Equipada com 20 máquinas feitas em aço inoxidável e resistente à maresia, a academia ao ar livre ocupa um espaço de 180m², é visitada diariamente tanto pelos maceioenses quanto por turistas e oferece tanto uma melhoria na qualidade de vida quanto a belíssima vista para o mar. Paralelo a essas opções a cidade de Maceió tem uma gigantesca variedade de casas de show, centro histórico, museus, parques, reservas ambientais, bares a beira mar, a orla para a prática de exercícios físicos como caminhada e passeio de bicicleta e pontos instagramáveis que ganharam destaque nacional, além de toda a faixa de areia  utilizada tanto para a prática de jogos como vôlei quanto para a realização de luaus.

E aí, depois de tantas dicas legais, qual seu próximo destino?

REFERÊNCIAS

Pontos turísticos em Gramado. Portalgramado.com.br Disponível em: . Acesso em: 02/06/2022.

PRANDI, Jair. Campos do Jordão – 20 Pontos turísticos. Viagensecaminhos.com. Disponível em:
. acesso em: 02/06/2022.

RENNE, Monique. O que fazer em Curitiba. Melhoresdestinos.com.br. Disponível em:.
 Acesso em 02/06/2022. 

Elevador Lacerda em Salvador. Dicas do nosso Brasil. Disponível em: Acesso em 03/06/2022.

Pelourinho (Salvador). Wikipédia,2022. Disponível em:  
. Acesso em 03/06/2022.

Passeio pelourinho a noite. Mais Bahia turismo,2016. Disponível em:  
. Acesso em 04/06/2022.

MACHADO, Shelton. Espaços criativos de Maceió é Massa continuam atraindo atenção de turistas e moradoresda capital. Prefeitura de Maceió,2022. Disponível em:  
. Acesso em 04/06/2022.

Maceió é o terceiro destino mais procurado por turistas nos primeiros três meses de 2022. Jornal de Alagoas, 2022. Disponível em:  
. Acesso em 03/06/2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »