Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/06/2022 às 22h17min - Atualizada em 09/06/2022 às 21h37min

O que fazer em Jujuy

Província do norte/noroeste argentino

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Fonte: Quero viajar mais

Se você já viajou para Argentina e desfrutou da encantadora capital Buenos Aires e da bela cidade de Bariloche, mas gostaria de voltar e explorar mais o país ou se é um viajante que gosta de sair da rota do obvio e conhecer destinos poucos conhecidos esse artigo é para você.

Brasil x Argentina, Pelé x Maradona é uma rivalidade anos alimentada quando se trata de futebol, acho que esse duelo nunca vai ter uma resposta, afinal nós brasileiros vamos sempre achar Pelé melhor que o saudoso Maradona e vice-versa, e tá tudo bem. 

Se no futebol não existe consenso, quando o assunto é turismo a rivalidade nem existe, Argentina é um destino bastante procurado pelos brasileiros, nosso hermanos detém um território realmente privilegiado repleto de belíssimos lugares de importente aspecto cultural, sem falar da deliciosa gastronomia. 

Hoje nosso artigo desembarca na província de Jujuy na região norte/ noroeste do país e dá dicas do que fazer na região que fica localizada 1500 km de Buenos Aires, e faz fronteiras com Bolívia e Chile. Reconhecida com patrimônio da humanidade a região tem belezas andinas, montanhas coloridas e altitude que ultrapassam 4 mil metros.

Salinas Grandes

Até podem não ser tão conhecidas como Salar de Uyuni, na Bolívia, mas Argentina também tem seu próprio deserto de sal. As Salinas Grandes, como são conhecidas, são o segundo maior deserto de sal do mundo de lá, são exportados cerca de 1 milhão de toneladas de sal anualmente. As Salinas Grandes ficam na Ruta 52, a estrada que liga ao Chile em direção a San Pedro de Atacama, são um ótimo passeio para incluir no seu roteiro por Jujuy, entrega ao visitante o melhor das belezas naturais da América do Sul.



Purmamarca e o Cerro Siete Colores

Purmamarca é uma cidade bem pequena, que fica em uma região histórica de belezas naturais, onde povos se estabeleceram por milhares de anos. Conhecida por suas montanhas coloridas, a área tem uma rica cultura local. Três passeio são imperdíveis os mercados de artesanatos, onde os produtos locais tradicionais são comercializados, passeio de los Colorados e Cerro Siete Colores, originado há 75 milhões de anos, é o cartão-postal de Purmamarca. Provavelmente a colina mais fotografada da Argentina. É formado por sedimentos marinhos, lacustres e fluviais que foram depositados na área há milhões de anos. A visita é recomendada pela parte da manhã até ao meio-dia.

No dia 1 de agosto comemora-se o Dia da Pachamama, que apesar de ter o nome da cidade é uma celebração da tradição ancestral, herança dos povos originários, que se celebra em todo o Noroeste do país, embora na realidade as celebrações e homenagens à “Mãe Terra” se estendam ao longo do mês.



Tilcara

É um povoado bastante turísticos de Humahuaca, é um dos passeio obrigatórios em Jujuy, poder conhecer a cidade e conversar com os locais, entender um pouco da cultura local. No povoado uma atração bem importante é o Pucará de Tilcara é um dos assentamentos pré-hispânicos ao longo da Quebrada Jujeña. Este sítio arqueológico está localizado em um morro de aproximadamente 70 metros de altura na margem esquerda do Rio Grande.

A Garganta do Diabo é um dos tesouros mais bem guardados da região e também um passeio incrível, uma trilha antiga leva o visitante até lá. As imponentes paredes rochosas que se elevam em direção ao céu canalizando o rio Huasamayo, os traços do vento mostram um passado tempestuoso e a bela cachoeira no final é um presente.



A gastronomia da região é uma atração a parte combinando a herança culinária da cozinha crioula do noroeste da Argentina, com a cozinha andina, que confere às suas iguarias bastante características e únicas como a carne de lhama.



Agora é só fazer as malas para conhecer esta promissora província que tem muito a ser explorada. 
Boa Viagem!!!!!

Referências:

Jujuy. Expedia. Disponível em: https://www.expedia.com.br/Jujuy.dx6232492. Acesso 04/06/2022

Turismo em Jujuy. Jujuy Energia Viva. Disponível em: http://www.turismo.jujuy.gob.ar/. Acesso 08/06/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »