Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/07/2019 às 21h05min - Atualizada em 04/07/2019 às 21h05min

Halley Bailey é escalada para interpretar a pequena sereia em live-action

Escolha gerou polêmicas na internet

Vitória Xavier - Editado por Bárbara Miranda
No dia 3 de Julho, a Disney anunciou oficialmente que Halley Bailey foi escolhida para viver a Ariel na live-action A Pequena Sereia. O filme ainda não tem data de lançamento e será dirigido por Rob Marshall, que foi diretor em "O retorno de Mary Poppins" (2018), "Chicago" (2002) e "Caminhos da floresta" (2014).
 
Depois de uma extensa pesquisa, ficou muito claro que Halle possui aquela combinação rara de espírito, coração, juventude, inocência e substância – além de uma voz gloriosa – todas as qualidades intrínsecas necessárias para desempenhar esse papel icônico“, anunciou Marshall para a Variety.
 


FONTE: atriz e cantora Halle Bailey. Imagem: DVF Awards.


Quem é Halle Bailey?

Halle Bailey, de 19 anos, é mais conhecida no mundo da música, junto de sua irmã Chloe. As duas passaram a gravar vídeos para o YouTube em 2008, e após 6 anos elas foram notadas pela cantora Beyoncé, que elogiou o talento das duas e fechou contrato com elas para a sua gravadora, Parkwood Entertainment. Após isso a carreira musical das irmãs cresceu muito, sendo indicadas até mesmo a dois Grammys em 2019: melhor artista revelação e melhor álbum de música urbana.


Cover que chamou a atenção de Beyoncé.

Halle também tem experiência como atriz, sendo o seu maior papel em Grown-ish ao lado de sua irmã, elas interpretam o papel de irmãs gêmeas na série. E “As férias da minha vida”, “Na Batida do Coração”, fizeram parte da carreira das irmãs Bailey e “House of Payne” de Halle, mesmo com pequenas participações. 

A Pequena Sereia será a sua estreia em uma grande produção de cinema.

A repercussão da escolha de uma atriz negra


FONTE: Atriz Halle Bailey escalada para ser  Ariel. Imagem: Fala! Universidades.
 
A internet ficou muito dividida em opiniões com essa escolha, pois a Ariel da animação de 1989 é branca e ruiva, sendo totalmente diferente de Halle. Logo há aqueles que adoraram a representação negra e aqueles de detestaram a escolha.
 

Os dois lados da moeda

Os que foram contra a escolha, apontaram que uma atriz totalmente diferente da do desenho estraga com a magia da infância, pois “não é a pequena sereia”, dessa forma, uma mudança grande como essa, é tipo acabar com a imagem da Ariel que crescemos tendo em mente. Afinal, a proposta é ser uma adaptação,  e não uma releitura. 

Outros também falaram que a escolha da Disney não pareceu algo de coração, e sim uma forma de tentar chamar atenção, para o marketing da empresa. 

Até mesmo a #NotMyAriel (Não é minha Ariel) surgiu na interne
t, e está nos trending topics do Twitter

Quem foi a favor, obviamente tem como principal foco a representação, afinal, quase todas as princesas da Disney são brancas, e uma negra para interpretar a Ariel, é uma forma de dá a possibilidade de crianças negras poderem se identificar com uma princesa da Disney

Outros ressaltaram que sereias nem existem, logo não tem o porquê de padronizar qual deveria ser as características da Ariel. 

O racismo

É importante cada um ter a sua opinião e respeitar a do próximo, entretanto, algumas pessoas tiveram opiniões racista sobre o assunto, especialmente em outros países, surgindo os famosos comentários “não sou racista, mas…”. 


Tradução: "Desculpe, mas completamente sem sentido. Essa personagem é ruiva e branca, nenhum problema com pessoas negras, mas é a mesma coisa que produzir uma live-action de Moana com uma menina branca pálida. Bem!". FONTE: Twitter.

Isso é um grande problema, já que estamos em 2019, muitos padrões estão sendo quebrados, e a cor de uma atriz não deveria ser o foco de tanta discussão, e sim no talento dela, que já mostrou que isso é o que não falta, ou seja, certamente ela conseguirá representar bem a sereia que tanto amamos.


 

REFERÊNCIAS: 

COLLETI, Caio. Quem é Halle Bailey, que vai viver Ariel no live-action de A Pequena Sereia. Uol, 2019. Disponível em:<https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/04/quem-e-halle-bailey-que-vai-viver-ariel-no-live-action-de-a-pequena-sereia.htm>.Acesso; Jul 2019. 

KROLL, Justin. Disney’s Live-Action ‘Little Mermaid’ Casts Halle Bailey as Ariel. Variety, 2019. Disponível:<https://variety.com/2019/film/news/little-mermaid-halle-bailey-chloe-x-halle-1203234294/>.Acesso: Jul 2019. 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »