Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/06/2022 às 22h55min - Atualizada em 11/06/2022 às 22h45min

Podcast “Batman Despertar” é um dos mais ouvidos da Spotify Brasil

História se passa em uma Gotham desprotegida e assombrada por um serial killer canibal

Lívia Batista - Editado por Marcela Câmara
O podcast “Batman Despertar” continua sendo um dos mais ouvidos da Spotify Brasil mesmo após um mês de lançamento, no dia 3 de maio deste ano. A versão brasileira da série de 10 episódios tem participação dos atores Rocco Pitanga, Camila Pitanga, Tainá Muller e Augusto Madeira no elenco e direção de Daniel Rezende e Marina Santana.

Escrita pelo roteirista de “Batman Begins” (2005) e “Batman: Cavaleiro das Trevas” (200*), David S. Goyer, nesta história Bruce Wayne (Rocco Pitanga) não perdeu os pais, é um patologista forense e não se lembra de sua identidade como Batman. Durante as buscas por um serial killer canibal em Gotham chamado de “O Ceifador”, Bruce e sua colega Kell, (Camila Pitanga) são atacados pelo assassino.

 
A partir daí o pai de Bruce Wayne o obriga a começar consultas com um psicólogo, pois ele vê seu filho consumido pelo trabalho. Além de vilões, a série aborda as preocupações e tormentos da mente do milionário. Os fãs da série irão se deparar com personagens já conhecidos e até ter estranhamentos, como Barbara Gordon (Tainá Muller) e o Charada (Augusto Madeira) trabalhando juntos para reencontrar o Batman.
 
Durante a entrevista coletiva de lançamento revelou que, mesmo que a obra seja apenas em áudio, ele se exercitou para poder interpretar o Batman e que suas filhas Bruna e Amanda, de 16 e 17 anos respectivamente, o ajudaram a escolher qual seria a voz do personagem. Ainda falando sobre família, esta é a primeira vez em que os irmãos Camila e Rocco Pitanga contracenam. A atriz disse: "Estou muito orgulhosa de vê-lo como protagonista. A verdade é que ele personificou o personagem. Quando ele fez a voz do Batman, não parecia humano, parecia que ele colocou um sintetizador na voz”.

Sucesso desde o lançamento
Originalmente chamada “Batman Unburied”, a série foi regravada com atores locais em sete países além de Brasil, sendo eles: França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão e México. Nos EUA a estreia do podcast desbancou o programa “Joe Reagan Experience”, que costuma estar no topo da lista. No Japão a adaptação ficou atrás apenas da versão em áudio do sucesso SPYxFAMILY.

Atualmente, duas semanas após o lançamento dos dois últimos episódios da história, o podcast continua no top 10 do Spotify Brasil, ocupando o 8º lugar. 
“Batman Despertar” é o primeiro projeto da DC Comics e da Warner Bros. em parceria com a Spotify. Além deste, já foram anunciados em 2021 programas focados nos personagens Batgirl, Mulher-Gato, Charada, Batgirl, Superman, Mulher-Maravilha e Lois Lane. No Brasil este é o terceiro programa de ficção do serviço. As outras séries originais são “Sofia” e “Paciente 63”.

Uma curiosidade é que esta não é a primeira obra do universo do Batman 100% em áudio. Em 2010 a série da BBC “Batman: The Lazarus Syndrome” acompanha o comissário Gordon nas investigações sobre a morte do morcego e em 2021 a HBO lançou um produto chamado “Batman: The Audio Adventures” em homenagem à série de televisão dos anos 60.
 
“Batman Despertar” está disponível gratuitamente na plataforma Spotify. 


REFERÊNCIAS

GARÓFALO, Nico. Despertar se torna o podcast mais ouvido do Spotify em 9 países. 9. mai. 2022. Disponível em:  . Acesso em: 6. jun. 2022
 
CORSINO, Guilherme. ‘Batman: Despertar’: Conheça A Nova Série Gratuita Da DC No Spotify. 31. mai. 2022. Disponível em: <https://streamingsbrasil.com/batman-despertar-saiba-tudo-sobre-a-nova-serie-da-dc-e-spotify/>. Acesso em: 6. jun. 2022
 
AVILA, Gabriel. Batman: Despertar, audiossérie da DC, está disponível no Spotify. 3. mai. 2022. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/batman-despertar-audiosserie-da-dc-esta-disponivel-no-spotify>. Acesso em 7. jun. 2022.

BATTAGLIA, Rafael. “Batman: Despertar” é aposta do Spotify no universo dos super-heróis. 3. mai. 2022. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/batman-despertar-e-aposta-do-spotify-no-universo-dos-super-herois/>. Acesso em: 7. jun. 2022

CORREA, Barbara. ‘Batman Despertar’: Confira 10 curiosidades sobre a nova audiossérie com Rocco Pitanga. 3. mai. 2022. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,batman-despertar-confira-10-curiosidades-sobre-a-nova-audiosserie-com-rocco-pitanga,70004055244>. Acesso em: 7. jun. 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »