Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2022 às 19h21min - Atualizada em 18/06/2022 às 18h42min

A presença dos atores brasileiros nos filmes de super-heróis

Joérica Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
Foto: DC Comics/Arquivo Pessoal | Reprodução: Legião dos Heróis
No início deste ano foi anunciado que o novo filme de super-herói da DC, Besouro Azul, teria a brasileira Bruna Marquezine no papel da protagonista Penny.  A presença da atriz em um papel de destaque em um filme do gênero foi comemorada por diversos fãs no Brasil, afinal, a sua participação abre portas para que outros artistas nacionais ocupem esses espaços.

Apesar de toda a repercussão com o seu nome, Marquezine não foi a primeira atriz brasileira a ser escalada para viver uma personagem em um filme de super-herói.  Alice Braga, por exemplo, já participou dos longas "O Esquadrão Suicida", também da DC, e "Os Novos Mutantes", título baseado nos quadrinhos da Marvel; Débora Nascimento, por sua vez, fez uma breve participação em "O Incrível Hulk", da Marvel Studios; Morena Baccarin esteve na série "Gotham" e nos filmes da franquia "Deadpool", dando vida à Vanessa, namorada de Wade Wilson (Ryan Reynalds); por fim, Henry Zaga também esteve em "Os Novos Mutantes", como Mancha Solar/Roberto da Costa.


Foto: Marvel Studios | Reprodução: Google


Ainda assim, os nomes de atores brasileiros são muito poucos, e em quase nenhum papel de destaque, por isso, a participação de Bruna Marquezine com um papel principal no filme é tão importante e representativa, afinal toda vez que alguma estrela brasileira consegue realizar um feito desse, o mundo tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Brasil, percebendo o quanto plural é o nosso povo podendo entregar atores talentosos para a indústria.

A presença de atores brasileiros em grandes papéis de grandes produções serve também como forma de combate ao preconceito que uma boa parte do público tem com brasileiros e latinos, já que é uma forma de reforçar que temos o mesmo nível de talento para ofertar.

"Que cada vez mais a gente veja todo tipo de pessoa ocupando esses espaços. O irmão de uma amiga disse: 'Queria tanto que tivesse um super-herói latino, acho que ia me representar mais'. Isso mexeu tanto comigo, sabe? Precisamos falar sobre representatividade. Para mim, é muito importante ser a primeira protagonista brasileira. Isso me emociona muito e sou muito grata", declarou Marquezine ao jornal O Estado de S. Paulo.

Outro ponto essencial para entender a importância da representatividade brasileira nesses títulos é perceber como jovens artistas do Brasil se inspiram com a história de ídolos como Bruna, Alice, Débora e todos esses outros. Ver uma artista brasileira famosa no Brasil inteiro e ter o seu talento reconhecido é uma espécie de conto de fadas moderno.

Referências: 
MONTEIRO, Rafael. Além de Marquezine: os atores brasileiros em filmes de super-heróis. Yahoo, 09 de mar. 2022. Disponível em: < https://br.vidaestilo.yahoo.com/alem-de-marquezine-os-atoresbrasileiros-em-filmes-de-super-herois 164445282.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAHOMTFR-wER2RT6vNqqMNtmBedm6u2ri2ZQIm9JRXIX3TGeIn2X1u0xDU2KThIiJcjYwoVqjTTuqElntJ3p2qBo8bm797GJ4WrRro8HiC6FejqG9JMGM7WNfBkECYw4LZ7zu5rJogXWfmXSglcAFPBl5AHxTAEGBjKpF-HO0 > Acesso em: 14 de jun. 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »