Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2022 às 19h42min - Atualizada em 18/06/2022 às 19h33min

Uma nova era começa no Barcelona. Equipe tenta se recuperar financeiramente

Após temporadas com problemas financeiros, a equipe vê um futuro positivo pela frente

Caio Henrique Panini de Oliveira - Editado por: Alan Martins
Laporta na assembleia que ocorreu no último dia 16 (foto/reprodução: FC Barcelona)
Nas últimas temporadas o Barcelona sofreu em relação à questão financeira. Assim, na última quinta-feira (16), foi realizada uma reunião para a ativação das alavancas econômicas, que é a venda de ativos do clube. Assim, os sócios decidiram sobre a venda de licensing & merchandising e também a venda dos direitos da TV.

A venda de licensing & merchandising será vendida por 49%. Ou seja, o Barcelona ainda possui a maior porcentagem, que é de 50,1%. O merchandising é a venda dos itens oficiais do Barça. Camisas, canetas, bonés, cachecóis e etc. Antes da aprovação da venda de 49%, toda a quantia vendida ia direto para a equipe da Catalunha. Todavia, agora uma empresa recebe uma parte da venda, mas, a tendência é que melhore. Afinal, as receitas relacionadas a licensing & merchandising devem aumentar. Segundo a diretoria do time, a venda pode girar em torno de 250 a 300 milhões de euros.

Após a negociação sobre a venda de licensing & merchandising, foi decidido também o negócio em torno dos direitos de TV. Dessa forma, os sócios aprovaram a venda de 25% dos direitos da TV da La Liga por um período de 25 anos. Essas vendas foram necessárias, afinal o Barcelona fechou as últimas três temporadas com dividas. Por conta da pandemia, o clube perdeu uma grande parte financeira, já que muitos turistas vão ao estádio, ao museu e também nas lojas do clube. Essas visitias dos fãs rendiam uma boa quantia para a receita da equipe. 

Na era do ex-presidente Bartomeu, muitos contratos com um alto valor de salário foram feitos. Essa é outra razão pela qual o time sofre financeiramente. Atualmente, o atual presidente, Joan Laporta, está buscando diminuir a folha salarial. Ou seja, conversando com alguns jogadores e oferecendo um novo contrato, porém, com menos dinheiro. Sergi Roberto, que assinou um novo vinculo até junho de 2023, aceitou cortar boa parte do valor que recebe.

Então, segundo Laporta, com essas duas vendas, o Barcelona terá cerca de 700 milhões de euros, que é uma quantia fundamental para aliviar a situação financeira. O clube pode assinar com novos jogadores, além disso, deve conseguir entrar no fair play financeiro que a La Liga estabelece e poder rescindir com atletas que não querem sair por conta do alto salário.

Todavia, mesmo com a aprovação da venda de licensing & merchandising e direitos de TV, o Barcelona agora busca um comprador. A reunião foi para que os sócios aceitassem ou reprovassem. Assim, a partir desse momento, a equipe da Catalunha busca interessados para adquirir os negócios. Laporta comentou sobre as ofertas: “Existem várias ofertas e as alavancas vão gerar aproximadamente 700 milhões. Espera-se que a contribuição total das alavancas seja entre 600-700 milhões de euros”.

Por fim, na atual janela de transferência, Lewandowski é o principal nome da equipe para uma futura contratação. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Barcelona já tem um acordo com o polonês, mas precisava de dinheiro para fazer uma boa proposta para o Bayern de Munique. Afinal, o atleta ainda possui um ano de contrato com o time alemão. Uma nova era começa no Barça, mas os torcedores terão que ter paciência, já que as negociações para vender licensing & merchandising e direitos de TV não acontecem rapidamente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »