30/06/2022 às 23h25min - Atualizada em 30/06/2022 às 23h02min

Disney+ disponibiliza mais séries da Marvel em sua plataforma

O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (29)

Tailane Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Arte por Tailane Santos
E tem mais Marvel no Disney+!

Nesta quarta (29), chegam à plataforma, no Brasil, todas as séries da Marvel que foram exibidas na Netflix durante vários anos. São elas: Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, O Justiceiro e Os Defensores. É importante ressaltar que, devido ao teor de violência contido nessas produções, além do conteúdo erótico, o Disney+ pretende atualizar o controle parental para poder encaixar obras de classificação indicativa +14, +16 e +18.

Como sabemos, no Brasil, e em toda a América Latina, as produções +18 não são disponibilizadas na plataforma principal da Disney. Para poder assisti-las, deve-se também assinar o serviço de streaming Star+, onde podem ser encontradas produções como Deadpool, Os Simpsons e muitas outras. Com essa nova adesão das séries, fica a dúvida sobre o que a Disney fará com as outras produções Marvel que estão no Star+.
 

Conheça um pouco sobre cada série

1) Demolidor (2015)


Lançada em abril de 2015, a série conta a história de Matt Murdock, que, após sofrer um acidente e perder a visão quando adolescente, fica com os sentidos altamente apurados. Com a ajuda do mestre Stick, também cego, Murdock aprende artes marciais e se torna um super-herói, lutando contra o crime à noite, como um vigilante mascarado, e de dia como um exímio advogado.

Apesar de fazer referências a acontecimentos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), principalmente à batalha de Nova York, a série segue uma história à parte, com seus próprios vilões e certa independência. Porém, o aparecimento do herói em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) abre espaço para discussões e teorias sobre a ligação dele com os filmes e a cronologia Marvel. Será que vem mais desses heróis por aí?

2) Jessica Jones (2015)


Lançada em novembro de 2015, a série conta a história de Jessica Jones, que, após eventos traumáticos de seu passado, resolve tentar reconstruir sua vida em Hell’s Kitchen (mesmo bairro do Demolidor), como detetive particular, em sua própria agência de investigação: a Alias Investigation.

Apesar de sua aparência franzina e “delicada”, Jessica é extremamente forte e durona, capaz de derrubar alguém com apenas um soco, além de ser muito inteligente e lidar com seus problemas se embebedando.

Após um personagem do seu passado retornar, Jessica precisa encontrar uma forma de derrotá-lo e provar sua inocência em diversas situações.

3) Luke Cage (2016)


Lançada em setembro de 2016, a série conta a história de Luke Cage, um ex-presidiário vítima de um experimento científico que o deixa com a pele impenetrável e super força, bem estilo super-homem, mas sem os outros poderes. Ele tenta viver uma vida tranquila e pacata no Harlem, bairro de Nova York, trabalhando de dia na barbearia de Pop, seu amigo, e de noite em uma boate, Harlem’s Paradise.

Porém, após assassinatos e outros crimes começarem a acontecer no seu bairro, Cage é forçado a sair das sombras e lutar contra bandidos que querem o domínio do lugar. A série aborda inúmeras questões sociais e raciais, além da luta pela sobrevivência e para "ganhar" na vida. Acredito que, apesar de alguns estereótipos, é um bom exemplo de produção que discute a representatividade e a sensação de pertencimento e origem/raízes.

4) Punho de Ferro (2017)


Lançada em março de 2017, a série conta a história de Daniel Rand, bilionário herdeiro das Indústrias Rayne, que, por 15 anos, todos acharam que estava morto, após um acidente no Himalaia que matou seus pais. Durante todo esse tempo, Danny esteve a salvo em K’un-Luh, uma cidade mística, onde aprende muito sobre artes marciais, tornando-se o Punho de Ferro.

De volta a Nova York, Danny quer seu lugar de direito na empresa, que está nas mãos de seus melhores amigos de infância. Porém, nem todo mundo fica feliz com seu retorno, e vão fazer de tudo para que ele desista do trabalho e volte para onde estava antes. Enquanto tenta provar seu valor, uma onda de crime começa a preocupar a cidade, e cabe a ele tentar combater o que os está ameaçando.

5) Os Defensores (2017)


Lançada em agosto de 2017, a série traz os “heróis das sombras de Nova York”, Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro, que precisam se juntar para lutar contra um inimigo mortal do passado que voltou a ameaçar a cidade. Assim, eles formam Os Defensores, um grupo de pessoas que precisam aprender a conviver em harmonia e a confiar uns nos outros.

Apesar de ter uma boa premissa e de ser uma ideia que tinha tudo para dar certo, acabou não agradando tanto o público, alcançando 80% de aprovação no Rotten Tomatoes, o que é um número bom, porém esperava-se mais da produção. A série é confusa, tem muitas pontas soltas e tudo acontece muito rápido, sem um bom desenvolvimento. Ao meu ver, a única parte realmente interessante é a cena final, que nos deixa ansiosos não para uma continuação, mas para a terceira temporada de Demolidor.

Pode-se usar a famosa frase que virou meme nas redes sociais – só que ao contrário – para explicar o sentimento do público com a série: “Prometeu tudo, mas não entregou nada.”

5) O Justiceiro (2017)


Lançada em novembro de 2017, a série conta a história de Frank Castle, um ex-fuzileiro naval que busca vingança pelo assassinato de sua família. Após aparecer como “vilão” em Demolidor, podemos classificá-lo com anti-herói, pois percebe-se que ele não quer o mal de pessoas inocentes, porém não mede esforços e não tem limites em sua busca cega por justiça.

É uma série extremamente violenta e sangrenta, porém que vai ensinar muito sobre família e mostrar que a gente faz tudo por ela. Também mostra que não devemos confiar em todos, e que traições vêm de onde menos esperamos. O Justiceiro vai arrancar risadas, certa tensão e até mesmo lágrimas de quem assiste.
 

O interessante é que cada uma dessas séries se complementa, uma está interligada na outra. Um grande exemplo é a médica Claire Temple, que aparece pela primeira vez auxiliando o Demolidor, voltando a aparecer nas outras produções também, como Jessica Jones, Luke Cage – seu interesse amoroso – e Punho de Ferro – onde quer aprender sobre autodefesa.

Assim como a médica, os outros personagens voltam a se esbarrar nas séries solo, além do encontro em Os Defensores. Luke Cage, por exemplo, é personagem importante na série Jessica Jones, ajudando-a a lutar contra Kilgrave. Além disso, há as participações anteriormente comentadas do Justiceiro em Demolidor e a mais recente, Demolidor em Homem-Aranha.

Para quem gosta de referências e surta quando percebe alguma, aproveita que as séries estão para ser disponibilizadas na plataforma do Disney+ e que as férias estão chegando para maratonar todas. Tenho certeza que não vão se decepcionar.




REFERÊNCIAS
REDAÇÃO GDPB. “Lançamentos do Disney+ em Junho de 2022 | Lista Completa e Atualizada”. Guia Disney Plus Brasil, 2022. Disponível em: . Acesso em 20/06/2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »