Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/06/2022 às 11h19min - Atualizada em 27/06/2022 às 22h33min

Castelo Rá-Tim-Bum: O programa que encantou milhares de crianças nos anos 90 vira exposição

Agora em novo local, a mostra voltou para atrair os fãs de uma das maiores atrações televisivas.

Maria Eduarda Gomes - Revisado por Flavia Sousa
Personagens principais do Castelo Rá-Tim-Bum. (Fonte: Google Imagens/Razões para acreditar)

Após oito anos de sua primeira edição no MIS (Museu da Imagem e do Som), a exposição Castelo Rá-Tim-Bum retornou, dessa vez no Santana Parque Shopping, localizado na zona norte de São Paulo. A exibição conta com diversos materiais que narram a história de um dos maiores programas infantis da televisão brasileira. Os ingressos já estão disponíveis no site do Ingresso Rápido, e as visitas irão até setembro

 

Exibido originalmente em meados da década de 90, Castelo-Rá-Tim-Bum e seus personagens encantaram crianças de todas as idades. Trazia a história de Nino (Cássio Scapin), um garoto de 300 anos que morava no castelo com seus tios bruxos, Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos), além de outras criaturas que viviam e visitavam o lugar mágico.

 

Seus amigos Pedro (Luciano Amaral), Zeca (Fredy Allan) e Biba (Cinthya Rachel) o visitavam todos os dias para uma brincadeira nova e, assim, levavam aos telespectadores aprendizados de forma lúdica e divertida, usando música, poesia, literatura e elementos teatrais. Todas as canções, clipes e componentes da obra são trazidos à memória nessa exposição.

O primeiro episódio da série infantojuvenil foi ao ar no dia 9 de maio de 1994, na TV Cultura, e acabou em 1997, no dia 24 de dezembro. Apesar de seu sucesso absoluto e inesperado, o programa teve apenas 90 episódios.

Cao Hamburguer, co-criador e diretor de Castelo Rá-Tim-bum revelou que sua intenção era criar um universo muito maior, com elementos mais lúdicos, como fundo do mar, mundo mágico e também um castelo. Porém o orçamento ficara muito alto para a TV Cultura, uma emissora pública. Então investiu na obra baseada apenas no castelo, que já contava com efeitos especiais muito bons para a época e materiais baratos que tinham na equipe. O diretor também contou que Nino e seus personagens poderiam ter tido sucesso internacional, já que houve interesse de uma emissora gringa em levar o programa para fora. Os produtores chegaram a conhecer os sets de gravação e a equipe, porém, infelizmente a TV Cultura não teve interesse em negociar e levar esse projeto a outros países.

Pouco tempo depois, em 1997, o primeiro livro da saga Harry Potter foi publicado, fazendo um sucesso estrondoso. Após alguns anos, o primeiro longa da saga estreou nos cinemas, também causando euforia em relação ao pequeno bruxo em uma escola de magia. Teria o 'Castelo Rá-Tim-Bum' inspirado J.K Rowling e seus produtores? É o que se questiona Cao Hamburguer até hoje ao lembrar que sua obra poderia ter tido o mesmo destino.


 

O sentimento de emoção durante o passeio

 

Quem visita a mostra, que já passou também por Campinas, no interior de São Paulo, se emociona. É difícil conter as lágrimas diante de tanta nostalgia e lembranças vívidas do programa. A experiência é como se estivesse entrando no castelo mesmo, pois a primeira atração é o porteiro, com seu famoso bordão: “Klift Kloft Still, a porta se abriu!”, iniciando a experiência do visitante.

Porteiro do Castelo Rá-Tim-Bum na exposição do MIS.

Porteiro do Castelo Rá-Tim-Bum na exposição do MIS.

(Fonte: Vivian Gradela/Divulgação)

Por dentro, a visitação traz o sentimento de estar no próprio castelo – o que é real, já que é construído um grande castelo igual ao da série. O visitante passeia por cenários reais, como a cozinha idêntica àquela que passava na televisão; a sala, onde se pode tirar fotos na árvore da cobra Celeste. Também os encanamentos do castelo, os locais em que se encontravam o Mau e seu fiel amigo Godofredo, e muito mais. Podemos apreciar também maquetes, hologramas dos personagens e objetos que faziam parte do cenário original.

Leia mais - Casa Cuiabana: Lar de cultura literatura e arte no centro da capital 

 

No Santana Parque Shopping estão expostos os figurinos característicos dos personagens, croquis (esboços experimentais dessas roupas), vídeos das melhores cenas, estátuas e maquetes reais de vários cenários da série. Lá também se encontra a biblioteca do Gato Pintado, que contém livros de verdade.

Sala da exposição 'Castelo Rá-Tim-Bum no Santana Parque Shopping.

Sala da exposição 'Castelo Rá-Tim-Bum no Santana Parque Shopping.

(Fonte: Governo do Estado de São Paulo)

Mesmo com apenas 90 episódios, o programa perpetua até hoje, devido ao seu sucesso, alcançando as gerações atuais. Inspirou peças de teatro, musicais e foi reprisado na TV Cultura. Hoje em dia, está disponível no Youtube e pode ser assistido gratuitamente para relembrar e já entrar no clima da emocionante exposição.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »