11/07/2022 às 17h35min - Atualizada em 11/07/2022 às 17h24min

O sucesso de Sen Çal Kapimi na América Latina

Novela turca conquistou o público com a chegada no streaming em 2022.

Giuliane Fagundes - Revisado por Flavia Sousa
O romance entre Eda Yildiz e Serkan Bolat inicia de forma inusitada. (Foto: Reprodução/Divulgação/Fox Turquia)

Sen Çal Kapimi, logo após seu lançamento em 2020 no canal Fox da Turquia, tornou-se um fenômeno no país e no exterior. O primeiro capítulo totalmente em turco, sem legendas e disponível no YouTube, conta com mais de 41 milhões de visualizações, sendo o mais assistido dos cinquenta e dois lançados. O último capítulo da novela exibido em setembro de 2021 atingiu mais de 9 milhões de comentários simultâneos, ultrapassando Game of Thrones e batendo o recorde de série mais comentada no Twitter. 

 

Apesar do turco ser distinto do português e espanhol, as barreiras do idioma não impediram que a novela conquistasse o público latino, que durante a época em que a novela estava em exibição na tv, dependiam de tradutores externos que legendassem os capítulos, porém, após muitos pedidos, a plataforma de streaming HBO Max comprou os direitos de exibição da novela na América Latina, a traduzindo para ‘Será isso amor’. Os capítulos originais com mais de duas horas de duração foram divididos em três partes de quarenta minutos buscando a fórmula padrão em comparação a episódios de outras séries. Os primeiros capítulos foram lançados em abril de 2022 e logo a série se tornou a mais assistida da plataforma na América Latina, o que fez com que a HBO Max estendesse o lançamento dos capítulos até novembro, postando cinco por semana. 

 

A novela conta a história de Eda Yildiz (Hende Erçel), uma jovem que deseja se tornar arquiteta paisagista, mas seu sonho é interrompido quando a bolsa de estudos é cancelada, a obrigando a desistir de sua formação, já que não havia condições financeiras para mantê-la. Sem perspectiva de qualquer futuro, Eda leva uma vida pacata, trabalhando na floricultura da tia, enquanto nutre o ódio pelo responsável em destruir seu sonho. Animada com uma palestra na antiga faculdade, Eda encontra Serkan Bolat (Kerem Bursin), o renomado arquiteto que cancelou sua bolsa de estudos, mas suas atitudes impulsivas a colocam em uma situação constrangedora, quando, desesperada para desabafar todo o ódio que sente, ela se algema ao homem e os dois são obrigados a passar algumas horas juntos. Apesar das intrigas e desavenças, Serkan vê em Eda a oportunidade de reconquistar a ex-namorada e sócia Selin (Bige Onal) e propõe um acordo, em que os dois fingirão um noivado para que Selin desista de seu casamento com Ferit, em troca, ele pagará a bolsa de estudos a Eda. 
 

Trailer da primeira temporada legendado em inglês. (Reprodução: YouTube)

 

O principal fator para o sucesso é a história de Eda e Serkan ou Edser, junção dos nomes do casal. Os protagonistas são o oposto um do outro: Eda é impulsiva, sentimental, age com a emoção, acredita no destino e no melhor que há nas pessoas, já Serkan age com a razão, é controlador, obcecado com a saúde, sua vida é o trabalho e não há espaço para emoções dentro de si. Apesar de serem tão diferentes em suas personalidades, o famoso ditado os rodeia: os opostos se atraem.

 

Serkan se vê rodeado por uma mulher que não tem medo de dizer o que pensa, a única a ter coragem de enfrentá-lo e ultrapassar as barreiras impostas por ele, entrando sem permissões e mudando sua vida. Eda desperta um Serkan há anos adormecido por seus traumas, que agora é invadido por um torpor de sentimentos. A florista e o arquiteto, de mundos tão diferentes, se apaixonam, mas obstáculos estão sempre no caminho de sua felicidade. 

 

Destaque dos personagens secundários

 

Apesar da novela focar no romance entre os protagonistas, um dos fatores que compõem seu sucesso, é a comédia. Enquanto Eda e Serkan estão envolvidos em seus dramas e conflitos, os personagens secundários são responsáveis por aliviar a tensão e eles cumprem com maestria o seu papel. O destaque vai para Aydan Bolat (Neslihan Yeldan), mãe de Serkan, que no início da trama se mostrou como uma antagonista de Eda, mas logo, conquistou o público com suas ações impulsivas e situações embaraçosas ao lado do mordomo, Seyfi (Alican Aytekin). Até o final da segunda temporada, a matriarca é responsável por comandar com sucesso a parte cômica da novela. 

 

Além de Aydan, há outros personagens secundários que estão inseridos nos núcleos dos protagonistas e também são peças fundamentais para o andamento da história, como Melo (Elçin Afacan) e Engin (Anil Ilter)



 

A amizade entre ela e Melo tornou-se a mais importante da história. Amigas desde a infância, se consideram família e como irmãs de coração. Melo acredita no amor e na positividade que há nas pessoas, sempre acreditou que o destino uniria Eda e Serkan mesmo nos momentos ruins, encorajando Eda a seguir seu coração, a apoiando em qualquer decisão. Até o final da série, Melo é a única amiga que permaneceu durante toda a história ao lado de Eda. 
 

Engin e Serkan se conheceram ainda jovens, ambos formados em arquitetura, decidiram criar uma empresa e com Piril, tornaram-se sócios. Engin é descontraído, emotivo, determinado em seu trabalho, mas vive a vida sem pensar no amanhã, ao contrário de Serkan que vive para o trabalho. Engin é o amigo que está sempre ao lado de Serkan para ajudá-lo com suas ideias, é um bom ouvinte e dá seus conselhos com sinceridade, sem medo de dizer o que o amigo necessita ouvir, abrindo os seus olhos para os motivos por trás de suas ações. 

 

Romance fora das telas

 

Hande Erçel e Kerem Bursin já estavam inseridos no mundo das novelas turcas há algum tempo, porém, nunca haviam se conhecido até o surgimento de Sen Çal Kapimi. Com a proximidade de seus personagens, os atores iniciaram uma amizade, postando stories juntos durante as gravações, comentando nas fotos um do outro e realizando lives durante a pausa nas cenas. Durante uma live no Instagram, ambos contaram que antes de aceitar definitivamente o papel de Eda, Hande estava prestes a aceitar um papel em outra produção, no entanto, Kerem foi o responsável por convencê-la a permanecer com a personagem. 

 

A química entre os atores era inquestionável, seja durante as cenas como Eda e Serkan ou nas lives que realizavam juntos, fazendo com que o público e a imprensa os questionasse frequentemente sobre um suposto romance, mas Kerem e Hande sempre negaram, declarando serem apenas bons amigos. Mesmo com as declarações contrárias, os pensamentos de fãs e admiradores não mudaram, eles torciam intensamente para que a química que viam nos olhos e nos gestos de ambos, escapasse às telas e se tornasse real. O desejo que o casal se tornasse realidade e o carisma entre os atores também foram alguns dos fatores que conquistaram o público.

 

Em abril de 2021, após quase um ano de especulação, Kerem e Hande assumiram indiretamente o namoro ao postarem fotos juntos durante viagem para as Maldivas. 

 

Em fevereiro deste ano, surgiram rumores de um suposto rompimento entre o casal, que logo foram confirmados pelos atores, no entanto, mesmo após o término, Hande e Kerem sempre mantiveram o respeito e carregam consigo a responsabilidade em protagonizar uma história de grande sucesso, tornando-se o papel mais importante de suas vidas até o momento.

 

Diferenças culturais 

 

As novelas turcas e latinas têm em comum o drama, a comédia e as barreiras para que o casal principal termine junto, mas há diferenças importantes entre as produções, principalmente cultural e na condução das cenas. Enquanto as produções latinas têm capítulos exibidos diariamente, as novelas turcas são exibidas uma vez por semana e dificilmente se estendem por muitos capítulos, contando uma história mais breve.



 

Diferentemente das novelas brasileiras e mexicanas, Sen Çal Kapimi não exibe cenas explícitas entre os personagens, ou seja, dificilmente há um contato físico mais íntimo entre os casais, estas cenas ficam sempre subentendidas no consciente de quem a está assistindo, seja o casal se beijando atrás de uma cortina ou acordando juntos na cama no dia seguinte, portanto, apesar da novela ser mais aberta em alguns aspectos, com mais beijos e algumas cenas mais detalhadas, o telespectador não deve esperar cenas explícitas como as produzidas por grandes empresas de streaming de entretenimento. 

Leia mais em: Produções turcas ganham o mundo mas sofrem censura no próprio país

 

Eda e Serkan têm diálogos intensos e reais, basta um olhar ou um toque para que o telespectador não desgrude os olhos da televisão, pois há um encanto em todas as cenas, seja de amor ou desilusão, pois é impossível não notar a intensidade e a química entre os atores, portanto, apesar de algumas limitações, a história não necessita destes fatores para conquistar e encantar o público.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »