Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2022 às 22h38min - Atualizada em 11/07/2022 às 18h49min

Afroturismo: o que é e como essa nova tendência do turismo tem contribuído para o fortalecimento da cultura negra local

Conheça o turismo que mirou em um novo segmento de clientes e acertou no resgate da cultura afro brasileira

Elaine Brito - editado por Larissa Nunes
O afroturismo une lazer e conhecimento histórico, exaltando o protagonismo da cultura negra. (Foto: Heitor Salatiel - Reprodução / Guia Negro)

Com o objetivo de promover a cultura negra local e gerar renda para essa população através da sua história, religião, gastronomia e outras experiências como a visita a quilombos e comunidades, o afroturismo tem ganhando cada vez mais espaço não apenas no Brasil, mas em várias partes do mundo. 

 

O turismo étnico ou afroturismo é uma vertente do turismo cultural e valoriza o patrimônio material e imaterial de um grupo étnico, nesse caso, a história negra. Mas se engana quem pensa que essa prática se destina apenas às pessoas pretas, pois qualquer indivíduo que quiser conhecer um pouco mais sobre a sua origem, visto que grande parte dos brasileiros possuem ascendência africana, é bem vindo.

 

Depois da África, o Brasil é o segundo país do mundo com a maior população negra, ficando atrás apenas da Nigéria e essa coletividade não se sentia representada, culturalmente falando. Com a chegada do afroturismo tal realidade vem mudando, a partir do momento em que parte da sociedade preta (artesãos, produtores culturais, agentes de viagens, guias de turismo e comerciantes), conseguem fortalecer a sua identidade cultural, através do trabalho.

 

De acordo com o artigo publicado em novembro de 2021 por Solange Barbosa, Especialista em Afroturismo, Historiadora, CEO da Rota da Liberdade – Programa Cultural e Turístico de Mapeamento da Diáspora Africana na RM Vale do Paraíba – SP, e publicado na Plataforma WTM Global Hub, o ano de 2018 foi marcado como o ano da emergência do Afroturismo. Porém, esta vertente turística não nasceu neste período, e sim em  2006, quando foi lançado na cidade de Sorocaba o Programa Cultural e Turístico Rota da Liberdade, que consiste em 8 roteiros em 18 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.


Daí em diante, outras iniciativas foram surgindo em várias cidades brasileiras e já no ano de 2019, a prefeitura de Salvador lançou através da Secretaria de Cultura e Turismo, O Plano de Ação do Turismo Étnico-Afro, que consiste em  em desenvolver iniciativas no âmbito das artes, culinária e turismo, mas agora com aqueles que trabalham com produtos e equipamentos que reafirmam a negritude de Salvador e contribuem para promover a cultura afro-brasileira pelos quatro cantos da cidade.
 

Partindo desse princípio de valorização da identidade preta, ampliar 

os espaços afroturísticos, é combater o racismo e promover a inclusão. A partir do momento em que temos um guia de turismo preto, nos contando a história de uma pessoa preta por trás da construção de algum  monumento, esses relatos  são um resgate histórico e que dificilmente seriam tratados com tanta relevância, se fossem descritos sob uma ótica de branquitude

 

Os locais que reproduzem a história negra, não estão apenas nos monumentos oficiais, mas na realidade, se encontram espalhados por nossas cidades e daí a importância de dar o devido protagonismo a essa negritude. É preciso entender que o  afroturismo é  muito mais que uma linha do turismo cultural, pois representa  um espaço de luta contra o apagamento histórico sofrido pela população negra, que sempre teve a sua memória reproduzida pelo ponto de vista europeu.

Vídeo abordando a importância do Afroturismo. (Reprodução: Canal Preto - You Tube)


Conheça alguns dos destinos espalhados pelo Brasil para a prática do Afroturismo:

O Museu Cafuá das Mercês, ou Museu Negro, está localizado em São Luís, no Maranhão.

(Foto: Reprodução / Google)
 

 

Memorial Parque Quilombo dos Palmares, em Alagoas. (Foto: Reprodução / Uol UNIVERSA)



 
10 Melhores hotéis perto de Pelourinho, Salvador no Tripadvisor

10 Melhores hotéis perto de Pelourinho, Salvador no Tripadvisor

Pelourinho, bairro localizado no Centro Histórico de Salvador. (Foto: Reprodução / TripAdvisor)




 

Cais do Valongo, patrimônio histórico tombado pela UNESCO, no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução / Diário do Porto)
 
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no Largo do Paissandu, em São Paulo. (Foto: Reprodução / Flickr)
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »