Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2022 às 11h16min - Atualizada em 21/07/2022 às 13h04min

Porto Ferreira: A terra da cerâmica artística

Thainara Macedo - Editado por Amanda Martins
Dona Edivânia
Dona Edivânia

Você sabia que Porto Ferreira é conhecido como a terra da cerâmica artística, que pertence ao estado de São Paulo, atualmente possui 56.504 habitantes.

É conhecida á décadas como a Capital da Cerâmica Artística, um título que foi passado por gerações e gerações assim colocando Porto Ferreira em um patamar de cidade turística e de negócios, acredito que todos já ouviram falar dessa cidade.





Fui conhecer um pouco mais da cidade, em Porto Ferreira tem diversas casinhas e lojas de decorações.

Em visita a uma loja entrevistei a Dona Edivânia, funcionária pública aposentada, e artesã. Moradora de Porto Ferreira há 54 anos, ela trabalha em uma loja de decorações que faz parte da Associação dos artesãos de Porto Ferreira (AFART), que existe desde novembro de 2017.

“A cerâmica em Porto Ferreira já existe a mais de 60 anos, o nosso porte era cerâmica artística, agora de 15 anos para cá, começou a surgir o artesanato. As decorações antigamente eram feitas nas louças brancas”, comenta Edivânia.

Quando entramos nas lojas, podemos reparar o quão colorido é, diversas mandalas de todas as formas e jeitos.

Hoje, Porto Ferreira recebe mais de 60.000 visitantes por mês, tem em média de 230 lojas e 70 indústrias tem um shopping a céu aberto, e a localização privilegiada paralela a Rodovia Anhanguera, entre as cidades de Ribeirão Preto e Campinas.

Eu recomendo muito , quem está reformando a casa e pensa em decorar ,a  dica é dar uma passadinha em Porto Ferreira.


Referências: 
Porto Ferreira SP, ganha título de capital nacional da cerâmica artística e decoração
Disponível em: <Porto Ferreira, SP, ganha título de capital nacional da cerâmica artística e decoração | São Carlos e Araraquara | G1 (globo.com)>. Acesso em: 24 de jun. 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »