Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2022 às 13h55min - Atualizada em 30/07/2022 às 13h55min

Quem é Blade: O caçador de vampiros que vai virar filme da Marvel

Com poderes sobrenaturais, o anti-herói já derrotou até Drácula

Milena Souza - Editado por Marcela Câmara
Blade (Eric Brooks), o Caçador de Vampiros, é um anti-herói das histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Eric é um meio-humano, meio-vampiro que se aproveita de suas habilidades para caçar e matar as criaturas por vingança. Criado pelo roteirista Marv Wolfman e desenhado pelo Gene Colan, o personagem apareceu pela primeira vez no quadrinho A Tumba do Drácula #10, de 1973. Desde então ele vem conquistando fãs por suas histórias macabras e seu estilo. Negro, do centro de Londres e com um orgulhoso black power, Blade foi um marco no quesito de representatividade nas HQs.

ORIGEM
Eric Brooks enfrentou dificuldades desde que nasceu. Seu pai era Lucas Cross, membro de uma antiga sociedade secreta. Lucas foi preso na Latvéria quando sua esposa Tara estava grávida. Ela fugiu para a Inglaterra, adotou o sobrenome Brooks para recomeçar a vida, e lá conseguiu refúgio em um bordel da Madame Vanity. Tara tem complicações durante a gravidez, é obrigada a procurar um médico e fica sobre os cuidados de Dyacóno Frost, que na verdade era um vampiro que aproveitou para se alimentar do seu sangue durante o parto, e, por conta disso, os genes de Frost circularam para o DNA de Eric. Ela acaba morrendo depois de dar à luz, deixando a criança sob os cuidados da Madame Vanity. A criança nasceu com alguns dos dons vampíricos, como força e agilidade extraordinárias.

Aos nove anos, Eric salvou Jamal Afari de um ataque de três vampiros. O homem, que já havia atuado como caçador dessas criaturas no passado, descobriu a história do jovem e decidiu treiná-lo, se tornando até mesmo uma figura paterna para ele. Eric também se tornou um caçador de vampiros, adotou o nome de Blade e passou a perseguir e executar vampiros para vingar a morte de sua mãe.

PODERES
O fato de possuir os poderes, mas não todas as fraquezas dos vampiros, caracteriza Blade como um Daywalker (andarilho do dia), nome que os vampiros costumam usar para descrevê-lo. Blade é um dampiro, um meio vampiro e meio humano. Isso lhe confere habilidades vampíricas como regeneração espontânea, força, reflexos, velocidade, fôlego e agilidade sobre-humanas, além de não envelhecer. Blade também não tem nenhuma fraqueza dos vampiros: pode andar de dia e pode fazer tudo que um vampiro não pode, exceto que às vezes sente necessidade de beber sangue. No entanto, ele opta por usar um soro especial que mantém seu sustento. Blade também é um mestre em artes marciais e em disfarces, além de um ótimo espadachim, e com suas habilidades vampíricas pode sentir a presença de criaturas sobrenaturais.

Blade ainda conta com um arsenal de armas e equipamentos para sua guerra contra os vampiros, como: Punhais de madeira em forma de cruz para empalar os inimigos; Estacas de mogno; Facas para combates corpo-a-corpo; Katanas em titânio gravadas com ácido e banhadas a prata; Armas de fogo com balas em prata e cheias de alho liquefeito; Granadas “flashbang” que liberam uma explosão de luz ultravioleta ao mesmo tempo que vaporizam minúsculos fragmentos de prata; Bumerangue de lâminas cortantes em prata que carrega no seu cinto e que servem muitas vezes para matar com um lance vários vampiros.


QUADRINHOS
No início de sua vida como caçador de vampiros, Blade fez parte de alguns grupos, com destaque para os Bloodshadows. Blade logo entrou em atrito com o vampiro mais famoso de todos: o Conde Drácula. Ele quis se vingar após ter transformado Jamal em um vampiro e o herói teve de matar seu mentor por misericórdia. Foi em um de suas lutas contra Drácula que Blade descobriu seu principal trunfo: ele recebeu uma mordida do vampiro, mas descobriu que não poderia se transformar por completo por ser imune, já que tinha uma fisiologia diferente. Blade conseguiu derrotar Drácula, mas o vilão foi ressuscitado.

Blade também foi atrás de Deacon Frost para vingar a morte de sua mãe e conseguiu matá-lo com a ajuda de Hannibal King, um detetive que se tornou vampiro por conta do vilão. Blade também tem uma relação complicada com Morbius, famoso oponente do Homem-Aranha. Os dois já foram tanto aliados quanto inimigos.

APARIÇÕES
Blade fez aparições em várias revistas, como a do Homem-Aranha, The Tomb of Dracula e Blade - V3. Também foi um dos protagonistas da HQ NightStalkers, em que atuou ao lado de Hannibal King e do também caçador Frank Drake, grupo sendo formado pelo Doutor Estranho. O caçador de vampiros também participou de outras histórias da Marvel, por exemplo, durante a famosa Guerra Civil, ele assinou o Ato de Registro de Super-humanos e passou a ajudar a S.H.I.E.L.D. Além disso, na HQ Curse of the Mutants, Blade foi até São Francisco para ajudar os X-Men a capturar um vampiro. Já em Império Secreto, ele ficou preso em Manhattan, mas se aproveitou disso para matar mais vampiros. Na Guerra dos Reinos, Blade se juntou aos Vingadores e outros heróis para enfrentar as forças do vilão Malekith.

Blade ganhou um filme em 1998 pelas mãos de Stephen Norrington, com Wesley Snipes no papel principal. Snipes voltou para duas continuações, Blade 2 (2003) e Blade Trinity (2004). Também ganhou uma curta série televisiva, Blade: The Series (2006), interpretado pelo rapper Sticky Fingaz.

Em breve, Blade também se tornará parte do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), onde será interpretado pelo ator Mahershala Ali. A Marvel Studios divulgou a data de estreia na San Diego Comic Con 2022 neste sábado (23). O filme chega aos cinemas no dia 3 de novembro de 2023. O filme será dirigido por Bassam Tariq ("Fantasmas de Sugar Land") a partir de um roteiro escrito por Stacy Osei-Kuffour. Em fevereiro, foi revelado que o ator Aaron Pierre também integrará o elenco em um papel ainda não revelado.


Referências
CARDOSO, Carlos. Quem é Blade, o caçador de vampiros da Marvel. Tecnoblog, 28 de Jul. de 2019. Disponível em:
. Acesso em: 26 de Jul. de 2022. 
 
COLETTI, Caio. Blade ganha data de estreia na San Diego Comic-Com 2022. Omelete, 23 de Jul de 2022. Disponível em:
. Acesso em: 26 de Jul. de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »