Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/08/2022 às 17h01min - Atualizada em 03/08/2022 às 15h56min

Protagonistas femininas que fazem história no mundo dos games

Depois de muitos anos de representatividade feminina em jogos de videogame, GTA também terá uma protagonista mulher

Milena Souza - Editado por Marcela Câmara
Os fãs da franquia Grand Theft Auto esperam por muito tempo pelo lançamento de GTA VI e agora receberam uma novidade: o jogo terá uma protagonista feminina. A informação foi divulgada por Jason Schreier, da Bloomberg. O jornalista conversou com um funcionário da Rockstar Games e segundo ele, o jogo está em estágio lento de desenvolvimento devido às mudanças que ocorreram na produtora. Durante os últimos anos, a Rockstar esteve relacionada com polêmicas, envolvendo reclamações de funcionários da empresa e a produção de jogos com teor misógino. Ainda de acordo com Schreier, GTA VI terá dois protagonistas.

A personagem principal feminina será uma mulher latina e será uma das personagens jogáveis da trama, e junto também terá um protagonista masculino. Ambos receberam a influência dos criminosos Bonnie e Clyde, casal de criminosos dos anos 1930. A ambientação será uma cidade fictícia inspirada em Miami e o mapa terá mais locais internos para explorar em relação a outros títulos de GTA.
 
Enquanto o GTA 6 não tem previsão de lançamento, vamos relembrar as protagonistas femininas que fizeram história nos jogos?
 
Você sabia que a primeira personagem feminina dos games surgiu em 1982? Era a Ms. Pac Man, uma versão do Pacman com batom e lacinho vermelho. Ao longo do tempo, o número de mulheres dentro dos jogos foi aumentando e hoje, temos inúmeras personagens femininas inesquecíveis.
 
Samus Aran

Samus Aran com certeza foi um dos maiores marcos da história dos games. A personagem de Metroid surgiu em 1986, uma época em que mulheres como protagonistas nos games era algo quase impossível de se ver. Quando o jogo lançou foi uma surpresa para todos que o personagem principal da saga era uma mulher. A Nintendo fez isso como uma das surpresas do game, já que os jogadores só descobriam como era a face da caçadora de recompensas se melhorassem seu desempenho.
 
Lara Croft

Uma das maiores aventureiras do mundo dos jogos, Lara Croft não é importante só pelos seus games serem incríveis, mas também por seu pioneirismo no estilo de game. O primeiro Tomb Raider foi lançado em 1996 para PS1 e marcou uma geração. Além dos primeiros jogos da franquia, quando Lara tinha seu visual clássico e inspirou diversos outros games, novas continuações e versões da saga foram lançados com o tempo.
 
Terra Branford

Inúmeras personagens femininas passaram pela franquia de Final Fantasy desde o lançamento do primeiro título, em 1987. Apesar de Yuna, Serah e Lightning serem personagens femininas interessantes, a história mais marcante é de Terra Branford, a figura de maior destaque do título. As ocasiões antecedentes moldam as ações da heroína e exibem uma trajetória cativante e envolvente.
 
Jill Valentine

Jill Valentine foi uma das primeiras protagonistas da saga Resident Evil, com a opção dos jogadores de escolher entre ela e Chris Redfield no primeiro game da franquia. A protagonista tem uma trama própria quando é escolhida. Cheia de carisma, Jill mostra para o público porquê se tornaria uma das principais personagens na luta contra a Umbrella. O último jogo em que vimos Jill Valentine em ação foi no remake de Resident Evil 3: Nemesis. A personagem também teve um papel muito importante em Resident Evil 5 e alguns outros spin offs da saga.
 
Claire Redfield

Também em Resident Evil, temos a personagem Claire Redfield. A motoqueira com sua clássica jaqueta vermelha deu as caras pela primeira vez no segundo jogo, onde procurava seu irmão, Chris. Assim como no primeiro título, aqui o jogador também poderia escolher qual seria seu protagonista, ela ou Leon Kennedy. Claire não parou em Resident Evil 2 e se tornou uma personagem ativa na franquia. Code: Veronica continuou a história dela na busca por Chris depois dos eventos do segundo game e fez os jogadores se apegarem ainda mais a personagem. Além disso, ela voltou a aparecer no remake de Resident Evil 2.
 
Clementine

The Walking Dead: The Game foi lançado em 2012 e desenvolvido pela Telltale Games. A história é centrada em Lee Everett, mas também traz a pequena Clementine. Com isso, o enredo ganha força na união entre os dois personagens em meio ao caos que ocorre naquele mundo. Conhecida como Clem, a garota aprendeu a conviver em um mundo apocalíptico e vai se tornando cada vez mais forte, habilidosa e madura nas passagens de tempo entre os jogos. Além de ser uma personagem feminina simbólica, Clementine também se destaca por ser uma figura marcante da representatividade negra no mundo gamer.
 
Max Caulfield


Em um jogo mais focado na tomada de decisões, Life is Strange também marcou uma geração. Nele, Max é uma estudante de fotografia em um colégio, e inesperadamente descobre que tem o poder de voltar no tempo. A história de Max se torna interessante não só por acompanhar seus relacionamentos, como o com sua melhor amiga, Chloe, mas também por explorar as consequências de suas decisões e como elas irão afetar a personagem.
 
Ellie

A personagem, ainda que não seja de fato a protagonista do primeiro game, é uma das mais importantes. Na história de The Last of Us, Ellie vive em um mundo que foi dominado por um fungo mortal que transforma seus hospedeiros. No entanto, ela é a última esperança da humanidade, já que é a única pessoa imune (até onde se sabe). No segundo game da franquia, lançado em 2020, Ellie se tornou o grande foco no lugar de Joel. O desenvolvimento da personagem e o carisma que conquistou a maior parte dos fãs foi levado para continuação, onde os jogadores se conectam em uma jornada emocional com ela e sua jornada por vingança.
 
Alloy

Alloy voltou ao mundo dos games com o lançamento de Horizon: Forbidden West, que continua a contar as histórias do mundo apresentado em Zero Dawn, em que o mundo acabou e máquinas em formato de animais dominaram o restante do planeta. Alloy é uma personagem forte e determinada que procura conhecer melhor suas origens no mundo em que cresceu. Durante sua jornada descobrimos que ela é muito mais importante do que esperava.

 
Referências
CARVALHO, Luann. GTA 6 terá a primeira protagonista feminina da franquia. Olhar digital, 27 de jul. de 2022. Disponível em:< https://olhardigital.com.br/2022/07/27/games-e-consoles/gta-6-tera-a-primeira-protagonista-feminina-da-franquia/>. Acesso em: 02 de ago. de 2022.
 
PARENTE, Matheus. As protagonistas femininas que marcaram o mundo dos games. Adnews, 09 de mar. de 2022. Disponível em:< https://adnews.com.br/as-protagonistas-femininas-que-marcaram-o-mundo-dos-games/>. Acesso em: 02 de ago. de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »