Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/08/2022 às 23h16min - Atualizada em 05/08/2022 às 18h40min

Arsenal vence Crystal Palace em abertura da Premier League

Partida contou com gol de Gabriel Martinelli, um gol contra e protestos contra Thomas Partey, acusado de abuso sexual

Tiago Silva - Editado por: Alan Martins
Gabriel Martinelli comemora o primeiro gol do Arsenal na Premier League desta temporada. Foto reprodução: Getty Images/Goal.com
O Arsenal venceu a equipe do Crystal Palace fora de casa por 2 a 0, em partida que abriu a primeira rodada da Premier League na temporada 2022/23, no Selhurst Park, em Londres. Os gols foram de Gabriel Martinelli e Marc Guéhi (contra)O jogo contou com a estreia de Gabriel Jesus em partidas oficiais pelos GunnersA vitória deu um bom início à equipe comandada por Miguel Arteta, que veio de uma pré-temporada com 100% de aproveitamento e com vitórias significativas contra equipes como Nüremberg, Chelsea e Sevilla.

A partida também ficou marcada por protestos contra o jogador do Arsenal, Thomas Partey, acusado de abusar sexualmente de uma mulher enquanto estava de férias em Ibiza, na Espanha. Um avião sobrevoou o estádio com uma faixa que dizia "kick rapists off the pitch" - "expulse os estupradores do campo" em português -, e os torcedores dos Eagles vaiaram o volante cada vez que ele tocou na bola.

Em campo, os Gunners foram com tudo no início da partida, dominaram a primeira etapa com cinco finalizações, mas sofreram com a pressão do Palace no decorrer da partida. Graças às defesas do goleiro Ramsdale, o jogo não teve outro rumo e a vitória foi garantida. 

1º TEMPO

O início do jogo mostrava um Arsenal impositivo, que não hesitava em partir para o ataque e buscar boas jogadas com seu poderio ofensivo. A primeira amostra disso aconteceu aos três minutos, com a jogada individual de Gabriel Jesus: o brasileiro roubou a bola na intermediária, deu uma caneta em Doucouré, passou por outro marcador e errou a finalização. Na sobra, Martinelli arriscou o chute cruzado, e a bola foi para fora.

O primeiro gol dos Gunners saiu aos 19 minutos: Saka cobrou o escanteio pela esqueda, Zinchenko cabeceou para a pequena área e Gabriel Martinelli, também de cabeça, empurrou para o gol, sem chances para o goleiro Guaita.

Após o gol, o ritmo de jogo do Arsenal decaiu, e foi a vez do Crystal Palace levar perigo à defesa com a pressão de jogo. Porém, a chance mais clara para os Eagles na primeira etapa aconteceu aos 41 minutos, quando Eberechi Eze cruzou a bola em uma falta do meio de campo, Andersen escorou de cabeça para a pequena área e Édouard cabeceou para a meta. Ramsdale espalmou e agarrou a bola na sequência.

Nos acréscimos, Édouard teve uma nova chance após receber a bola de Jordan Ayew pela direita. No primeiro chute, a bola bateu na marcação, e na sobra o camisa 22 tentou encobrir o goleiro do Arsenal, mas a bola foi muito alta e para fora.

2º TEMPO

O Crystal Palace manteve a pressão e o domínio de posse que construiu no final da primeira etapa, criando sete chances de gol, apesar de não conseguir acertar a meta em todas elas. Já o Arsenal segurou como pôde os avanços dos Eagles, contou com as defesas de Ramsdale e com a marcação defensiva e, quando chegou ao ataque, enfrentou forte marcação do Palace, assim não acertavam os chutes ao gol. Apesar disso, a "ajudinha" de um dos defensores da equipe mandante foi essencial para o gol da vitória

Logo aos seis minutos, Zaha deu um passe para Eze que quebrou a marcação do Arsenal, porém o camisa 10 do Crystal Palace parou em Ramsdale no 1vs1. Quatro minutos depois, Ødegaard cobrou falta pela direita, próximo à grande área, e a bola passou perto do gol de Guaita.

Os Gunners sacramentaram a vitória aos 40 minutos, quando Bukayo Saka recebeu a bola pela direita, arrancou até a linha de fundo e arriscou o cruzamento. No trajeto, a bola desviou na cabeça do zagueiro do Crystal Palace, Marc Guéhi, que tentava afastar, mas a bola foi para o gol sem chances de Guaita agir.

Perto do final da partida, os torcedores do Arsenal exaltaram o técnico do Crystal Palace, Patrick Vieira com cânticos em seu nome. O senegalês naturalizado francês é considerado um ídolo do clube por conta de sua passagem pelo clube enquanto jogador, entre 1996 e 2005, aonde se tornou capitão e conquistou dez títulos, sendo três deles de Premier League.

PRÓXIMOS JOGOS

O Arsenal enfrentará o Leicester City pela segunda rodada da Premier League. A partida será no dia 13/08, às 11h (horário de Brasília), no Emirates Stadium, sendo a primeira partida oficial como mandante na temporada. Já Crystal Palace enfrentará o Liverpool no dia 15/08, às 16h (horário de Brasília), pela mesma competição e rodada, mas como visitante, no estádio Anfield.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »