Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2022 às 22h43min - Atualizada em 06/08/2022 às 22h27min

Homem-Aranha | Personagem da Marvel completa 60 anos

Com um legado incontestável, o amigão da vizinhança é um dos heróis mais conhecidos ao redor do mundo

Pedro Henrique dos Santos - Editado por Ana Terra
(Reprodução: Marvel Studios)

Criado por Stan Lee, Steve Ditko e Jack Kirby, o alter-ego de Peter Parker, conhecido por “cabeça de teia”, “miranha”, “teioso” e “amigão da vizinhança”, o super-herói, Homem-Aranha está completando 60 anos de existência.
 
Sua primeira aparição ocorreu no dia 1º de agosto de 1962 na revista Amazing Fantasy #15. Foi a primeira vez que um herói adolescente protagonizou uma história em quadrinhos, gerando grande identificação entre o público.

Dificilmente alguém nunca ouviu falar da história do famoso “miranha”. Morador do Queens, em Nova Iorque, órfão de pai e mãe, Peter é um adolescente criado pelos seus tios Ben e May Parker, e viu sua vida mudar quando foi picado por uma aranha radioativa, em uma excursão de sua escola, dando-lhe habilidades de aracnídeo e poderes que ele usa para ajudar os outros e combater o crime, enquanto lida com sua vida pessoal.

É justamente essa história contada na primeira revista do Homem-Aranha (Amazing Fantasy #15), que inclusive as artes originais podem ser vistas na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, onde foi doada anonimamente. É possível visitar o espaço pessoalmente para ver os desenhos, e também é possível ser visto online, através do site da Biblioteca - https://www.loc.gov/item/2016687393/.
 
Fatos que tornam o Homem-Aranha um super-herói único
 
Poderes - Entre os poderes adquiridos por Peter, estão as habilidades de: escalar paredes; sentido aranha, que permite ao herói prever acontecimentos próximos com certa antecedência, como desviar de tiros; super força; resistência; velocidade e agilidade. 
 
Amores - Como qualquer outro adolescente, Parker tem seus problemas amorosos. Com o coração sempre dividido entre viver seus amores ou dedicar-se a proteção de Nova Iorque, o personagem vive seus dilemas com as também famosas, Mary Jane e Gwen Stacy
 
Família - Peter Parker foi criado pelos tios, sendo os únicos parentes do personagem que aparecem nos quadrinhos e filmes. Entretanto, a animação Homem Aranha no Aranhaverso (2018) destaca-se ao introduzir Miles Morales e sua família completa. Além disso, em uma rara aparição, os pais de Peter Parker aparecem como agentes do governo em uma HQ no final dos anos 1960. 
 
Vilões - De Duende Verde ao Dr. Octopus, Parker coleciona uma vasta lista de inimigos. Curiosamente, assim como o Homem-Aranha, vários de seus vilões também são inspirados em outros animais. Entre eles estão Rino, Dr. Octopus, Lagarto, Escorpião, Abutre, Gatuno, Gata Negra e Camaleão.  
 
Dupla personalidade - Através da identidade do Homem-Aranha, o tímido e desajeitado Peter Parker pode ser tudo o que não é: solto, engraçado e destemido.
 
Um cérebro único - Peter Parker é um gênio da ciência. Estudioso e inventor, ele se destacou no ensino médio e depois na faculdade por seu amplo conhecimento nas matérias escolares.
 
Frase clássica - O Homem-Aranha será eternamente lembrado por uma das frases mais famosas de todos os tempos: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" dita pelo seu tio.
 
Como comemorar os 60 anos do Homem-Aranha?

Nascido no mundo das HQ’s, atualmente o Homem-Aranha também estrela filmes e séries da Marvel Studios para todas as idades, confira abaixo alguns títulos protagonizados pelo “teios”.

Animações do Homem Aranha:

Homem-Aranha (1994 - 1997): Uma das mais clássicas, que fez parte da infância e adolescência de várias gerações. A série mostra várias aventuras do jovem Peter Parker se tornando um fotógrafo jornalístico e enfrentando, como Homem-Aranha, tradicionais inimigos como Mysterio e Doutor Octopus. (Disponível no Disney+)
 
Homem-Aranha: Ação Sem Limites (1999): Na série, Peter Parker aproveita que todos acham que ele morreu depois de um incêndio, para sair como Homem-Aranha na missão de resgate de John Jameson na Contra-Terra. (Disponível no Disney+)
 
O Espetacular Homem-Aranha (2008): Nessa animação, Peter Parker é um adolescente que tem que conciliar sua vida escolar com sua vida de herói. Manter sua identidade secreta pode ser tão difícil e importante quanto proteger os cidadãos dos vilões. (Disponível na Netflix)
 
Ultimate Spider-Man (2012 a 2016): Nas suas quatro temporadas, vemos um Peter Parker que já assumiu seu “poder aranha” sendo procurado por Nick Fury, da S.H.IE.L.D. Ele oferece a Parker a oportunidade de treinar para se tornar o “ultimate Homem-Aranha”. (Disponível no Disney+)
 
Spider-Man (2017 a 2020): A recente série mostra a luta que Peter Parker enfrenta com a dualidade de levar sua vida na escola e, em simultâneo, esconder de todos que é o Homem-Aranha. (Disponível no Disney+)
 
Spider-Man Curtas (2017): São seis curtas de animação do super-herói que apresentam o momento logo após Peter Parker ser picado pela aranha radioativa. (Disponível no Disney+)
 
Spidey e seus Amigos Espetaculares (2021): A série de animação infantil traz o Homem-Aranha em versão “Spidey” com seus amigos Aranha-Fantasma e Miles Morales, em aventuras bem divertidas para a criançada. (Disponível no Disney+)
 
Spidey e seus Amigos Espetaculares - Curtas (2021): Nestes curtas de animação infantis, Spidey se junta novamente aos seus amigos para lutar contra vilões e resgatar pessoas em perigo em histórias cheias de ação. (Disponível no Disney+)
 
Filmes do Homem-Aranha:

Homem-Aranha (2002): Após ser picado por uma aranha geneticamente alterada, o jovem Peter Parker (Tobey Maguire) ganha incríveis poderes de aracnídeo. Em pouco tempo ele entende que sua missão será lutar contra o mal e defender seus entes queridos. (Disponível em: Disney+, HBO Max e Netflix)
 
Homem-Aranha 2 (2004): Peter Parker era só mais um adolescente. Mas agora, ele também é um super-herói, e deve enfrentar o grande desafio de salvar a cidade de um terrível vilão: o Doutor Octopus. (Disponível em: Disney+, HBO Max e Netflix)
 
Homem-Aranha 3 (2007): O relacionamento entre Peter Parker e Mary Jane parece estar dando certo, mas outros problemas começam a surgir. A roupa de Homem-Aranha torna-se preta e acaba controlando Peter - apesar de aumentar seus poderes, ela revela e amplia o lado obscuro de sua personalidade. Com isso, os vilões Venom e Homem-Areia tentam destruir o herói. (Disponível na Netflix)
 
O Espetacular Homem-Aranha (2012): Assim como a maioria dos jovens de sua idade, Peter (Andrew Garfield) está no processo de descobrir quem ele é e de onde veio. Em sua jornada para entender o passado, ele descobre um segredo de família que revelará seu destino como Homem-Aranha. (Disponível em: Disney+, HBO Max e Netflix)

O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014): Peter Parker tenta organizar a vida entre os desafios como Homem-Aranha e os estudos. No entanto, tudo muda quando um novo vilão e um velho amigo chegam. (Disponível em: Disney+ e Netflix)
 
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017): Peter Parker (Tom Holland) lida com sua nova identidade como Homem-Aranha e volta a morar com sua tia. Sob a supervisão de Tony Stark/Homem de Ferro, ele descobre que tem um inimigo, e que ele planeja destruir tudo o que o jovem ama em sua cidade. (Disponível em: Disney+ e Netflix)
 
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018): Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha. (Disponível na Netflix)
 
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019): Peter Parker está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury. Convocado para mais uma missão heroica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades-símbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio. (Disponível na Netflix)
 
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021): O Homem-Aranha precisa lidar com as consequências da sua verdadeira identidade ter sido descoberta. (Disponível na HBO Max)
 
Vale destacar que o personagem ainda faz participações especiais em outros filmes da Marvel, são eles: Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).
 
Referências:
Disney+ | Homem-Aranha 60 anos do personagem. Via Agência BC Biz. (Nota de imprensa).28 de outubro de 2021. Consultado em 01 de agosto de 2022 às 16h49.
 
Disney+. Celebre os 60 anos do Homem-Aranha!. 2022. Disponível em: <https://disney.com.br/novidades/celebre-os-60-anos-do-homem-aranha>. Acesso em: 02 de agosto de 2022 às 09h15.
 
ROSSI. Giulia K. 60 Anos do Homem Aranha: Confira curiosidades sobre o personagem. 2022. Disponível em: <https://www.fendageek.com/post/60-anos-do-homem-aranha-confira-curiosidades-sobre-o-personagem>. Acesso em: 02 de agosto de 2022 às 09h48.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »