Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/08/2022 às 18h08min - Atualizada em 10/08/2022 às 20h16min

“Ceará três vezes mais forte": o slogan das candidaturas petistas para os cargos políticos em disputa

Após o fim da aliança PT-PDT no Ceará, o Partido dos Trabalhadores encabeça uma candidatura própria com o deputado estadual Elmano de Freitas

Heron Enzo
Crédito: Reprodução\Jornal O Povo
A convenção do PT Ceará homologou no último mês a candidatura do deputado estadual Elmano de Freitas para disputa do Governo do Estado e a candidatura de Camilo Santana ao Senado. O evento foi marcado pela presença de autoridades do diretório do PT como, o ex-Presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente nacional do PT Gleisi Hoffman, deputados federais, estaduais e apoiadores do partido dos trabalhadores.

O evento petista começou com Gleisi elogiando o governo de Camilo Santana, desejando sucesso à candidatura de Elmano focando na continuação do projeto iniciado por Camilo e Izolda, Gleisi também falou sobre a disputa ao Planalto e diz que Lula e Alckmin vão trazer o Brasil de volta aos eixos, juntamente com suas experiências políticas. A presidente do PT enfatizou ainda, que Lula é o único político que conhece o Brasil.

Camilo Santana, o maior político cearense
Camilo Santana começa o discurso agradecendo os prefeitos do Estado do Ceará, aliados e principalmente a população cearense. Camilo recorda que o Estado passou por uma crise econômica, seca, pandemia e dificuldades na educação, Camilo encerra o discurso saudando o Elmano de Freitas.

Segundo o cientista político Rodolfo Marques, “em nível estadual, o ex-governador, hoje candidato ao Senado, Camilo Santana, ele desponta como a principal liderança política. Está virtualmente eleito para o Senado. 
Rodolfo também fala sobre as possíveis transferências de votos entre Camilo e Elmano.

“A popularidade de Camilo Santana pode ser útil, pode ser decisiva para a campanha de Elmano para o executivo Estadual, é óbvio que pode haver essa transferência. Pode haver essa escolha coletiva por parte dos eleitores. Camilo para o Senado, Elmano para o governo Estadual, não é um processo automático, mas essa correlação pode existir da mesma maneira.”


Presença de Lula
A presença de Lula é uma das maiores forças da convenção petista, sua comparência no Centro de Eventos de Fortaleza levou milhares de apoiadores ao evento. Lula expõe seus objetivos na infraestrutura, na educação, no social e promete trabalhar em conjunto com os outros parlamentares na busca da reconstrução do país.

Para Rodolfo Marques "a presença do ex-presidente Lula no Ceará impulsiona as candidaturas locais. O Ceará é o terceiro maior eleitorado da região nordeste, um dos maiores do Brasil. O ex-presidente Lula deve ter vantagem, assim como nos outros oito estados da região Nordestina. É Claro que isso também se observa na questão eleitoral, mas a presença de Lula no palanque, apoiando aí a candidatura encabeçada aí pelo PT de fato pode enfraquecer os adversários da eleição 2022.”

O possível triunfo petista
Após toda a convenção do partido dos trabalhadores e o slogan “Ceará três vezes mais forte” sendo Elmano para governador, Camilo para senador e Lula para presidente a consolidação dessa parceria ocasiona um possível triunfo para os três candidatos, Lula lidera nas últimas pesquisas feita pelo Datafolha, Camilo lidera a corrida pela disputa da vaga do Senado com 68% pontos percentuais pela pesquisa do Ipespe, Elmano está em segundo lugar na disputa pelo governo do Estado e perde para o Capitão Wagner, atualmente o líder das pesquisas.

Em análise, o cientista Político diz: “Ao colocar aí o “Ceará 3 vezes mais forte” também reforçando a ideia de que você tem 3 candidaturas ou 3 perspectivas político-eleitorais juntas em um mesmo palanque, você tenta mostrar para o público, para o eleitor, para o cidadão que existe um movimento maior por defesa de causas do que necessariamente pessoas, e isso é bem interessante no sentido em que tenta conectar esse eleitor.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »