11/08/2022 às 08h59min - Atualizada em 10/08/2022 às 22h59min

Crepúsculo vespertino, entardecer ou apenas Pôr do sol

Lugares incríveis para contemplar o pôr do sol no Brasil

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Foto: Arquivo Pessoal

Tenho certeza que já ouviu uma música, leu o trecho de um livro ou um poema que fale do pôr do sol, isso porque esse evento natural, que tem tudo para ser apenas comum, é majestoso. A magia que tem o sol se pondo e cruzando o horizonte é inexplicável, transforma aqueles minutos do entardecer em momentos inesquecíveis. 

As cores do crepúsculo vespertino são fascinantes, e é difícil encontrar alguém que nunca tenha se emocionado ao admirar um belo pôr do sol. No Brasil, o que não faltam são lugares para apreciar estes momentos espetaculares, e tem até lugar onde a prática de admirar o pôr do sol se tornou um ritual e até mesmo uma atração turística. Confira agora a lista com alguns desses lugares.

Pedra do Arpoador – Rio de Janeiro 

O Rio de Janeiro parece ter sido criado especialmente para presenciar o encanto que é um pôr do sol. Suas construções urbanas se unem em harmonia perfeita aos seus cenários naturais, nos quatro cantos da Cidade Maravilhosa é possível encontrar um lugarzinho para admirar as cores do entardecer. 

A Pedra do Arpoador é um destes locais bem famosos, localizada na praia do Arpoador no bairro de Ipanema na zona sul da cidade. É tradição entre locais e turistas a prática de aplaudir o pôr do sol nesse local, que é uma das mais bonitas e icônicas paisagens da cidade.



São Tomé de Paripe/ Morro do Pai Inácio – Bahia 

No estado da Bahia, são tantos lugares incríveis para contemplar o pôr do sol que facilmente poderia escrever um artigo só de lugares no Estado, a própria capital Salvador, tem inúmeros lugares onde o pôr do sol é uma atração turística à parte, fugindo um pouquinho do que seria óbvio, que são os belos entardeceres do Farol da Barra e do alto do Elevador Lacerda, Meu pôr do sol preferido na capital baiana fica no subúrbio ferroviário, mas precisamente na praia de São Tomé de Paripe, a praia de águas calmas e mornas é um cenário cinematográfico e vale muito conhecer, em sua visita a Salvador. 



Foi difícil escolher apenas um lugar no estado da Bahia, por isso ai vai mais um. O Morro do Pai Inácio fica na Chapada Diamantina, e é com certeza uma das principais atrações locais, o termo contemplar é bem apropriado já que é de lá, que os visitantes podem admirar o mais bonito e famoso pôr do sol da área. 

A trilha exigir um pouco de fôlego, porém não é difícil. Aproximadamente 300 metros de trilha, partes com degraus. Mas todo esforço será recompensado ao chegar no topo e se deparar com um vasto e imponente cenário.
 


Praia do Jacaré – Paraíba

O Pôr do Sol da Praia do Jacaré é um dos principais pontos turísticos do Estado da Paraíba, e está localizado às margens do rio Paraíba, na cidade portuária de Cabedelo. O belíssimo evento natural do pôr do sol, onde a bela iluminação do sol refletida nas águas, junto com denso verde do manguezal nas margens do rio Paraíba, já seria suficiente para esse lindo lugar compor nossa lista, mas a Paraíba nos presenteia com a emocionante apresentação do ‘Bolero de Ravel’, executado desde 1980 pelo saxofonista Jurandy do Sax, a bordo de uma embarcação que flutua nas águas enquanto a luz do sol esmaece no horizonte.

Para ter um gostinho desse belíssimo espetáculo acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=n37X7hBbfMo&t=33s



Corumbá – Mato Grosso do Sul 

Muito do turismo de Corumbá é voltado para biodiversidade, mas nem só de boi marruás, sucuris e Jumas se compõe o Pantanal sul-mato-grossense, a Cidade Branca, ostenta um deslumbrante pôr do sol, especialmente se você estiver à beira do Rio Paraguai. 

O calçadão do Porto Geral, um dos pontos turísticos de Corumbá é o local escolhido para essa compor nossa lista. De lá vista do céu avermelhado pela iluminação do sol indo embora e dando lugar à noite é espetacular. A Ponte da Sanesul, companhia de saneamento local, ajuda compor fascinante cenário.



Ponte Hercílio Luz – Santa Catarina 

A Ponte Hercílio Luz é um dos pontos mais lindos de Florianópolis, a arquitetura em aço se mistura ao céu e brilho do sol, facilmente transforma a imagem em um cartão-postal.

Considerada uma das maiores pontes pênseis do mundo, foi primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. Sua construção firmou definitivamente Florianópolis como a capital do Estado de Santa Catarina.

Assistir o pôr do sol é encantador, ver as águas do mar ficando douradas com o reflexo do astro-rei é com certeza uma experiência que você precisa viver. 



Mirante Mão de Deus – Roraima 

O Mirante Mão de Deus na Serra do Tepequém, é o destino escolhido da região norte do país, esse cenário de tirar o fôlego pertence ao estado de Roraima, de lá o visitante pode ver um belo pôr do sol e a grandiosidade da flora local, uma paisagem que só Tepequém pode apresentar.

Pode ser considerado de difícil acesso no inverno, já no verão é mais fácil, mas precisa de um condutor local especializado da região. A visita vale muito a pena e é parada obrigatória para os mais aventureiros e amantes de pores do sol. 



Importante saber que o horário exato do pôr do sol varia de acordo com a localização, recomendo que consulte o serviço e meteorologia do local desejado, prepare sua câmera ou apenas contemple o momento. 

Citando Tiny Toon encerro por aqui “Por hoje é só pessoal” (Ohhh tirei essa do túnel do tempo, especialmente para geração da década de 80 e 90). 

Até o próximo destino!!!

Referências:

Pôr do sol do jacaré, espetáculo sem igual. Destino Paraíba. 2019. Disponível em: Pôr do Sol do Jacaré, espetáculo sem igual – Destino Paraíba. Muito Mais que Sol e Mar (destinoparaiba.pb.gov.br). Acesso 10/08/2022
 
Presidente Epitácio vence batalha do pôr do sol mais bonito do Brasil. Fantástico. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/02/presidente-epitacio-vence-batalha-do-por-do-sol-mais-bonito-do-brasil.html. Acesso 05/08/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »