Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/08/2022 às 21h04min - Atualizada em 17/08/2022 às 21h38min

Vamos aos fatos: o que aconteceu na UcconX?

A repercussão do evento na mídia e com os fãs

Gabriella Serrano; João Vitor; Livia Batista - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Divulgação/Reprodução: UcconX


A programação do evento movimentou a internet, afinal, a promessa era que vários influenciadores, gamers e artistas nacionais e internacionais estivessem presentes. No entanto, ao mesmo tempo em que a programação provocou euforia e alegria, algumas pessoas ficaram incomodadas porque as atrações foram reveladas poucos dias antes do início do evento.




O que realmente teve no evento 
A UcconX, que prometeu trazer várias lojas, food-trucks, jogos, artistas e stands com temáticas relacionadas à cultura pop, geek e gamer, deixou muito a desejar em alguns quesitos. No primeiro dia, imagens e vídeos do local vazio e com poucas atrações viralizaram no Twitter, revelando que um evento bem diferente do prometido. O stand Artists' Valley, que deveria reunir vários artistas, contou com menos de 10 atrações.



As pessoas que estiveram no evento também alertaram sobre a dificuldade para conseguir comer. Outro problema exposto estava relacionado ao stand da loja Piticas, já que os produtos foram apresentados de maneira diferente do que a marca costuma apresentar em feiras e eventos. Em resposta dada através de uma rede social, a Piticas afirmou que não havia sido informada sobre a presença da marca no evento.


No dia 28 de julho, aconteceu o segundo dia do evento. Nas primeiras horas, o espaço estava vazio e o Artists' Valley não contou com nenhuma atração. No entanto, com a presença do ator Ian Somerhalder, o eterno Damon Salvatore de The Vampire Diaries, o segundo dia conseguiu superar o dia de estreia. Porém, as reclamações do público quanto à falta de organização continuaram. Segundo Renata Nogueira, repórter do Splash UOL, o ator revelou durante o evento que, 20 horas antes, ele nem sabia se estaria mesmo no Brasil.
 


No entanto, apesar de todas as dificuldades e polêmicas que marcaram os primeiros dias, o evento seguiu com sua agenda. No dia 29, o ator de The Vampire Diaries marcou presença novamente e fez com que os fãs garantissem um lugar no evento. A cantora Any Gabrielly, representante do Brasil no grupo Now United, também foi uma das atrações. No penúltimo dia do festival, a UcconX trouxe o ator britânico Rupert Grint, o Ron Weasley da saga Harry Potter. Além dele, o ator Dacre Montgomery, o Billy de Stranger Things, e Any Gabrielly também participaram do evento e atraíram o público para o festival.



A presença de artistas internacionais no evento teve um resultado, de certa forma, positivo para a organização. A aparição de artistas internacionais  movimentou a UcconX e gerou momentos de emoção e alegria para aqueles que estavam presentes. De acordo com a organização, mais de 50 mil pessoas estiveram na primeira edição do festival.

A opinião de quem participou do evento 
A cosplayer Paloma*, de 30 anos, frequenta eventos deste tipo e relata que a experiência na UcconX não compensou o gasto. Segundo ela, os problemas começaram desde a chegada. Os portões foram abertos às 12h30min, sendo que a programação estava planejada para começar às 10h. Já dentro do evento, a mulher tomou um choque ao tocar numa superfície espelhada. Por não ter sido grave, ela escolheu não reclamar com os funcionários. 

Paloma também comentou que as pessoas que trabalharam no evento pareciam não ter sido bem orientadas. Em uma situação, a cosplayer foi olhar uma blusa que estava pendurada no ombro de um manequim num dos stands e foi repreendida por um segurança, situação contornada pela vendedora da loja.

A mulher também relatou que “teve banda subindo atrasada no palco porque o evento não liberava o pagamento. As funcionárias que carregavam as pulseiras de alimentação tinham que ficar longe das lojas de propósito porque a loja tinha que pagar extra para ter uma fixa.”

Além de Paloma, outros visitantes comentaram nas redes sociais que o evento estava muito vazio, o que rendeu memes e comentários. 


*Nome fictício.



REFERÊNCIAS:

 

LELLES, Ana Raquel. Desorganização e acusações de golpe: entenda as polêmicas do evento UcconX. Estado de Minas, 28 de julho de 2022. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2022/07/28/interna_cultura,1383001/desorganizacao-e-acusacoes-de-golpe-entenda-as-polemicas-do-evento-ucconx.shtml. Acesso em: 2 de agosto de 2022.


SOTO, Cesar. UcconX: Como dívidas, cancelamentos e desorganização impactaram o evento em SP. G1, 30 de julho de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/07/30/ucconx-como-dividas-cancelamentos-e-desorganizacao-impactaram-o-evento-em-sp.ghtml. Acesso em: 2 de agosto de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »