Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2022 às 00h02min - Atualizada em 13/08/2022 às 23h35min

O papel da comunidade em manter um jogo vivo e querido por uma década

Lançado há mais de dez anos, Skyrim é um dos principais jogos de RPG já lançados, ganhador de diversos prêmios e que reúne uma comunidade ativa de gamers até os dias atuais, mas como?

Felipe Grande - Editado por Ivan Fercós
The Elder Scrolls V: Skyrim completa onze anos no dia 11 de novembro de 2022. O jogo que foi um fenômeno mundial quando lançado, ganhador do prêmio de Jogo do Ano no Video Game Awards, que era a principal premiação de games antes mesmo do The Game Awards, e que até hoje tem jogadores ativos em todo o globo, com uma comunidade gigantesca e apaixonada pelo game.

São quase onze anos, e Skyrim ainda tem uma comunidade ativa, criadores de conteúdo focados no game, e o mais importante: mods. Os mods são modificações feitas pela comunidade para o game original, trazendo uma experiência renovada para novos playtroughs ou só sendo motivo de diversão mesmo. Skyrim continua sendo esse fenômeno pela força da comunidade em manter o jogo vivo.


Skyrim Together Reborn, lançado no dia 8 de julho, é o exemplo mais recente da força dos criadores de mods dentro da comunidade. Ele é uma modificação que atualiza o Skyrim Together original, polindo e trazendo mais novidades para a função principal: multiplayer em Skyrim. Por anos esse mod foi só um sonho distante dos fãs, e agora que está em sua forma final, já foi baixado mais de 90 mil vezes até o dia 11 de julho, de acordo com o repórter Matheus Oliveira, do The Enemy.

90 mil downloads para uma modificação de um jogo lançado em 2011, em 2022. Isso é impressionante, a força que a comunidade de Skyrim possui até hoje mostra o amor que muitos cultivaram por anos, muitos jogam o game desde o seu lançamento, e até hoje passam horas na frente do computador, ou da TV, criando mais e mais personagens e histórias diferentes com cada um deles.


 
A grandeza do jogo original

É claro que o título original, livre de modificações, já é imenso, lotado de quests e sidequests para fazer, desde entrar em uma guilda de guerreiros até embarcar em uma bebedeira com um Daedra, entidade poderosa do universo de The Elder Scrolls. Tudo isso chamou a atenção de milhões de pessoas que já jogaram Skyrim.

Em uma matéria recente produzida pelo Gamespot, alguns criadores de conteúdos e jornalistas foram convidados para relatar seus depoimentos com o game. Dentre eles, está Shirley Curry, conhecida aqui no Brasil como Vovó do Skyrim, ou Vovó Gamer, de 85 anos, que ficou muito famosa por seus vídeos do game e pelas histórias que ela conta com eles.

Curry viu em Skyrim uma outra forma de contar suas histórias, já que ela é também uma escritora, e de mostrar elas para o mundo. Ela cativou a comunidade de Skyrim, em geral, por sua idade e pelo seu amor pelo game, tanto que ganhará uma NPC em The Elder Scrolls VI com base na Vovó. É isso o que acontece quando a produtora de um jogo reconhece e valoriza a sua comunidade, dando ainda mais vida para aquele título.


Além de Shirley, Danny foi outro criador de conteúdo entrevistado. Seu canal no YouTube, ESO, começou com o lançamento do jogo, já conta com mais de 2 milhões de inscritos e os vídeos são majoritariamente de Skyrim até hoje. Levando em conta, que seu último upload foi no dia 7 de agosto e possui 50 mil visualizações até o momento de redação da matéria, ele continua engajando até hoje com o game.

Enquanto vários jogos são lançados, ganham um hype astronômico e alguns meses depois já caem no esquecimento, como Anthem, por exemplo, título da EA de 2019 que foi um fracasso com a crítica e com os jogadores, Skyrim ainda respira em 2022, quase onze anos depois, e isso se deve muito mais pela comunidade apaixonada, do que pelos diversos relançamentos feitos pela Bethesda.

The Elder Scrolls V: Skyrim está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Playstation 3, Xbox One, Xbox Series X|S, Xbox 360, Nintendo Switch e PC.


REFERÊNCIAS:
GAMESPOT. “I Heart Skyrim (ft. ESO, FudgeMuppet, and More!)”. Gamespot. 2022. Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=gMx_ps3CgPI>. Acesso em: 7 de agosto de 2022.

OLIVEIRA, Matheus. “Skyrim: Mod multiplayer já foi baixado mais de 90 mil vezes”. The Enemy. 2022. Disponível em:
. Acesso em: 7 de agosto de 2022.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »