Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/08/2022 às 10h35min - Atualizada em 14/08/2022 às 00h50min

​A vida desafiadora do matemático John Forbes Nash

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
John Nash, pensativo em seu escritório em Fine Hall, Universidade de Princeton, 23 de fevereiro de 2001.(Foto: Arquivo Fundação Nobel)
O famoso e referenciado matemático John Forbes Nash Jr, que revolucionou a teoria de jogos e ganhou o Nobel da Economia, começou sua vida acadêmica cursando Engenharia Química, mas com grande aptidão com os números e sugestão de um professor, Nash mudou para o curso de Matemática.

Na infância John passava maior parte do tempo no quarto se dedicando a estudar, e socializava muito pouco com outras crianças. 

Para ele, brincar ou qualquer outra coisa que criança faz era uma forma de distração aos estudos, sua irmã bem que tentava socializá-lo, mas era em vão "Minha mãe insistia para eu fazer as coisas por ele, para eu incluí-lo nas minhas amizades" disse a irmã do matemático, Martha Nash.

Chegou na faculdade de com uma carta de indicação que dizia uma unica frase “Este homem é um gênio”. Três anos mais tarde, aos 21 anos sew tornou doutor em matemática. 


John F. Nash Jr. em sua graduação em Princeton em 1950, quando recebeu seu doutorado.

John F. Nash Jr. em sua graduação em Princeton em 1950, quando recebeu seu doutorado.



John Forbes Nash nasceu em 13 de junho de 1928 em Bluefield, no estado da Virginia, nos Estados Unidos. Filho do Engenheiro John Forbes Nash e da professora de idiomas Margaret Nash.

A mente brilhante de John ganhou um livro em 1998 (Uma Mente Brilhante), e em 2001 inspirado no livro estreou nos cinemas o filme homônimo, em que Russell Crowe interpreta o matemático e Jennifer Connelly, sua esposa Alicia Lopez-Harrison.

O livro biográfico não autorizado escrito pela jornalista Sylvia Nasar, entrou para o ranking de biografias mais vendias no New York Times, e ganhou o National Book Critics Circle Award ,sendo ainda indicado ao Pulitzer.

Já o filme foi indicado ao Oscar em oito categorias, e levou quatro estatuetas, no prêmio BAFTA teve cinco indicações e se consagrou em duas. O filme foi indicado e vencedor de diversas outras premiações de reconhecimento internacionais.

Alicia López-Lardé

Alicia e John se casaram em fevereiro de 1957 (Arquivo pessoal de Alicia)

A salvadorenha Alicia foi criada nos Estados Unidos e conheceu John Nash em uma aula de Engenharia no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em que ele era professor no ano de 1955.

Eles começaram a conversar na biblioteca do instituto, logo depois de dois anos de namoro veio o casamento em 1957, a separação veio anos depois em 1962.

John Forbes viu seus planos, casamento e estudos matemáticos sendo interrompidos quando apresentou seus primeiros sintomas de esquizofrenia, em 1959.

Nessa época Alicia já estava grávida. John abandonou o cargo de membro do corpo docente do MIT e foi internado no hospital MCLean, local em que ficou por 50 dias.

Quando saiu do hospital se mudou para Europa e tentou status de refugiado, foi neste período que Alicia decidiu de separar de John, mas continuou por perto. Depois passou mais oito meses em hospitais psiquiátricos de modo involuntário, sempre argumentando com os médicos para ser liberado.

Depois desses meses internado e tomando muitos remédios, passando por diversos tipos de tratamento Nash decidiu 'Forçar a racionalidade' e abandonou os tratamentos contra a doença.

Quando abandonou os tratamentos e remédios Nash Jr. voltou a pensar em si mesmo como um humano convencional e retomou à pesquisa matemática, evitava ao máximo ir a hospitais, mas sempre se consultava com um psiquiatra, tendo melhora gradativa significativa ao longo dos anos.


Então, gradualmente, comecei a rejeitar intelectualmente algumas das linhas de pensamento delirantemente influenciadas que eram características de minha orientação” disse em sua autobiografia para o Nobel da economia.



Com condições de saúde melhor Dr.Nash e Alicia voltaram a se casar no ano de 2001, daquele ano até o fim da vida dos dois em 2015, quando o taxi em que estavam se envolveu em um acidente, John Forbes Nash Jr aos 86 anos e Alicia Nash aos 82, morreram antes de chegarem ao hospital.

Leia Mais: 
Os avanços no tratamento de doenças mentais

Segundo a polícia eles foram arremessados para fora do carro, já o motorista e um passageiro de outro carro ficaram, feridos.
Toda dedicação de Nash é reconhecida mundialmente com suas teses defendidas e comprovadas, e Nash pode ver o reconhecimento do seu brilhante conhecimento pelos prêmios que recebeu.

O filnho do casal John Charles Martin Nash foi diagnosticado com a mesma doença do pai, quando no ensino médio começou a ouvir vozes e ver coisas, na época o jovem foi internado em um nos hospitais que o pai já havia sindo internado. 

Prêmios

Ganhou o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas (1994) por seus avanços na Teoria de Jogos e o ‘Equilíbrio Nash’ em que só é possível ganhar se todos os jogadores jogarem juntos. Prêmio Abel (2015), além de receber os prêmios Medalha de dupla hélice (2010), Prêmio de Teoria John von Neumann (1978). Dr. Nash é o único a ter ganhado O Nobel de economia e o Prêmio Abel, que é entregue pelo próprio rei da Noruega.

Curiosidade
  • John Nash tinha o hábito de ler a revista TIME, da Enciclopédia Compton e da Life
  • Trabalhou por um período no jornal da cidade Bluefield Daily Telegraph
  • Teve um filho com outra mulher antes de casar com Alicia, mas com este não teve muitos contato.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »