Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2022 às 18h12min - Atualizada em 20/08/2022 às 18h12min

5 grandes obras de Neil Gaiman que foram adaptadas para a TV

Além de Sandman, o autor também fez grandes histórias famosas da atualidade

Milena Souza - Editado por Marcela Câmara
Neil Gaiman nasceu em 10 de novembro de 1960, na cidade de Portchester, Hempshire, na Inglaterra. Nos anos 1980, seguiu a carreira de jornalista, cobrindo entrevistas e fazendo resenhas de livros. O primeiro trabalho de Gaiman na indústria dos quadrinhos foi escrevendo histórias para o personagem Miracleman. Após esse trabalho, passou a escrever para a série Future Shocks da revista de quadrinhos britânica 2000AD. Continuou no ramo até que seus trabalhos chamaram a atenção da DC Comics, que contratou seus serviços.

Agora, com a recente chegada de ‘Sandman’ ao catálogo da Netflix, chegou a hora de relembrar a incrível carreira de Gaiman e as adaptações feitas de seus projetos para o cinema e a televisão. 

Belas Maldições

Livro que Neil Gaiman escreveu em colaboração com o escritor Terry Pratchett. A história é uma comédia sobre as tentativas de um anjo e um demônio de atrasar o Apocalipse. Os dois se acostumaram com os confortos da vida na Terra e a última coisa que querem é acabar com toda essa regalia. Uma adaptação de seis episódios de Good Omens (Belas Maldições), produzida pela BBC, contou com Neil Gaiman como Showrunner e roteirista, e foi um grande sucesso de audiência e de crítica. David Tennant e Michael Sheen deram vida aos personagens principais. A série pode ser vista na Amazon Prime.
 
Deuses Americanos

O livro conta a história de Shadow, um presidiário que é libertado um dia antes de cumprir sua pena, pois sua esposa morreu em um acidente de carro. Sem rumo, é contratado por um homem misterioso que atende pelo nome de Mr. Wednesday. Dessa forma, se vê envolvido no meio do conflito que desafia as suas crenças: Uma guerra entre os deuses antigos das mais diversas mitologias e os deuses novos. A obra foi adaptada para série em 2017 sob o nome ‘American Gods’ e teve um começo bastante forte, mas decaiu consideravelmente com a saída de diversos membros do elenco e escândalos.
 
Coraline

Um livro infantojuvenil de fantasia sombria que conta a história de uma garota, chamada Coraline. Ao se mudar para uma nova casa com seus pais, encontra uma misteriosa portinha que parece levar a lugar nenhum. Ao abri-la, descobre que ela leva a um mundo bem parecido com o dela. Lá encontra sua "outra mãe" e seu "outro pai", iguais aos seus pais de verdade, mas com botões pretos no lugar dos olhos. A história chegou aos cinemas em 2009 e permanece como a melhor adaptação dos escritos de Gaiman. Aqui, a genialidade criativa do autor se atrela à incrível condução cinematográfica de Henry Selick, diretor que já havia emprestado suas habilidades com a animação stop-motion de ‘O Estranho Mundo de Jack’.
 
Como Falar com Garotas em Festas

O filme de 2017 é baseado em um conto de Nel com o mesmo nome. A trama acompanha três amigos que dedicam sua vida ao punk, seja incorporando os ideais do movimento ou simplesmente indo em shows de bandas iniciantes. É ao sair de uma destas apresentações que Enn (Alex Sharp), Jonesy (Eddie-Joe Robinson) e John (Ethan Lawrence) encontram uma estranha mansão, de luzes coloridas iluminando as janelas.
 
Lúcifer

A produção da série é baseada nos personagens criados por Gaiman, Sam Kieth e Mike Dringenberg, retirado dos quadrinhos ‘The Sandman’ e levado ao selo Vertigo, da DC Comics. A adaptação, estrelada por Tom Ellis, gira em torno de Lucifer Morningstar, que abandona o Inferno e se muda para Los Angeles, onde toma conta de uma balada noturna chamada Lux e se torna consultor para o Departamento de Polícia local.
 
Neil Gaiman também possui experiência na indústria cinematográfica. Seu primeiro trabalho nessa área foi localizar para a cultura inglesa o roteiro traduzido de Princesa Mononoke, animação do Estúdio Ghibli. Trabalhou também como roteiristas nas séries 10 Minutes Tales, Babylon 5 e Doctor Who.
 

Referências
BARBOSA, Matheus. Conheça as obras de Neil Gaiman, um dos maiores autores da atualidade. Aficionados, 15 de ago. de 2022. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. de 2022.
 
NOLLA, Thiago. Ranqueamos todas as adaptações das obras de Neil Gaiman para o cinema e a televisão. Cinepop, 11 de ago. de 2022. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »