Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/08/2022 às 16h12min - Atualizada em 24/08/2022 às 16h00min

A incrível travessia Paris-Londres pelo Eurotúnel

Yolanda Plutarco Machado - Editado por Amanda Martins


Quem nunca sonhou com uma viagem pela Europa? Bom demais não é mesmo? E se for a bordo de um trem no percurso europeu mais famoso então, é ainda melhor.

A viagem de trem de Paris a Londres é uma das mais procuradas entre os turistas que estão visitando a Europa por ser rápida e confortável. Ela também é um atrativo por ser interessante, devido ao túnel submarino que permite a passagem do trem por debaixo d’água! Londres e Paris são duas das principais cidades turísticas do mundo, são repletas de história, arte e cultura. Não podem ficar fora de seu roteiro de viagem.


A viagem entre França e Inglaterra pode se tornar muito mais rápida se você for dentro do trem Eurostar (trem de passageiros do Eurotúnel), pois, o trem pode atingir uma velocidade de até 160km/h (100 milhas por hora).

O Eurotúnel foi inaugurado em 6 de maio de 1994, mas começou a ser construído oito anos antes, em 1988. Ele tem uma extensão de 50km submerso sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover. No seu ponto mais baixo, pode chegar a atingir até 75 metros de profundidade abaixo do nível o mar.


O principal impacto do túnel foi a drástica redução no tempo de viagem no trecho. Antes de sua construção, para ir de Londres a Paris era preciso percorrer um trajeto de cerca de seis ou sete horas, por meio de trem e de balsa. Com o Eurotúnel, é possível fazer a mesma viagem em duas horas e meia – de trem.


Curiosidades sobre o Eurotúnel
  • Com trens preparados para transportar passageiros e veículos, ele sai de Folkestone, em Kent, e termina em Calais, no Norte da França.

  • Sua inauguração foi feita pela rainha Elizabeth II e pelo presidente francês da época, François Mitterrand, 35 minutos é o tempo que se leva para atravessar todo o Eurotúnel.

  • Em média, 60 mil passageiros passam pelo túnel diariamente e mais de 2 milhões de cachorros e gatos já viajaram por ele desde que as viagens para animais foram permitidas, em 2000. 

  • Foi eleito uma das 7 Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno pela American Society of Civil Engineers. 

  • Ele é constituído por dois túneis, mais um terceiro menor para emergências.

  • O cruzamento do Reino Unido (entre os dois túneis ferroviários) é uma caverna alta o suficiente para suportar três ônibus de dois andares (daqueles tradicionais de Londres) um em cima do outro.

  • O Eurostar, trem de passageiros do Eurotúnel, viaja através do túnel a uma velocidade de 100 milhas por hora (160 km/h). Quando está fora o túnel, a velocidade chega a 186 milhas por hora (300 km/h).
 
Referências:
Grandes obras. 23 de setembro de 2021. Eurotúnel: um dos grandes marcos da engenharia moderna. Disponível em: https://celere-ce.com.br/grandes-obras/grandes-obras-da-engenharia-eurotunel/ Acesso em: 24 de agosto de 2022.
 
Blog Dicas de Paris. 2022. Viagem de trem de Paris a Londres. Disponível em: https://dicasparis.com.br/paris/viagem-de-trem-de-paris-londres/ Acesso em: 24 de agosto de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »